Pular para o conteúdo principal

FFXIII - Capítulo 11 - Liberdade ainda que tardia !!!

Calm Lands, de Final Fantasy X


Introdução
(trazida do final do Capítulo 10):

Aqui vou para o Capítulo 11, absolutamente encantada com o cenário de Gran Pulse.

Até onde pude entender é como a Terra há milhares de anos, na pré-história, embora com várias ruínas de uma civilização anterior. Resquícios das cidades onde vivia a população que hoje está em Cocoon?

Adorei a vegetação exuberante, estar ao ar livre, ver a linha do horizonte e acho que será um capítulo gostoso, ainda mais pela presença de chocobos e uma quest, ou seja, exploração de mapa.


Primeira parte: Basecamp

É uma fase pequena em que basta seguir o caminho entre dois paredões rochosos para dar início às cut-scenes.

Alguns poucos tesouros e inimigos como pudins e plantas, mais fortes do que os das fases anteriores.

Alexander - O summon de Hope

Mais um summom muito fácil de ser capturado. Como o Bahamut, não é necessário atacar, basta defender, curar e quando a barra dele encher, apertar o quadrado.


Segunda parte: Archylte Steppe

Quando vi a planice imensa, verde e repleta de inimigos até respirei devagar. Quem não se lembra de Calm Lands de Final Fantasy X? Aliás, em todos os FF tem uma área desta.

O mapa parece imenso, com áreas ainda a serem abertas e posso ir para onde quiser.

Logo na frente dos personagens, uma pedra l'Cie, dando início às quests neste jogo. As pedras são l'Cies que morreram sem completar sua missão, pelo que entendi. Os jogadores tem a oportunidade de ajudar, concluindo a tarefa em aberto, que é a caça de um inimigo dentro do mapa. Ao concluir uma missão, o l'Cie desperta e agradecido presenteia a equipe com um presente. :DDDD

Existem pedras de 3 cores:

As pedras AZUIS enviam para uma missão apenas, PRATAS enviam para uma missão e tornam-se Teleportes após, e, VERMELHAS enviam para uma missão e abrem caminho para novas áreas.

Ainda não sei quantas missões são no total, mas no Split existe menção a uma de número 46. Uau!!!

Então, vamos recapitular:

a) Montagem da equipe livre, até mesmo para o líder.
b) Todos podem aprender todas as habilidades.
c) Armas e acessórios podem evoluir
d) Quests para serem cumpridas
e) Mapa livre para exploração
f) Novas áreas a serem abertas e descobertas e
g) Teleporter!!!

Agora sim, estamos em Final Fantasy mesmo !!!

Yuhuuuuuuuu !!!!!!!!!

Os inimigos são muito fortes e na luta que tentei ontem morri foi feio. Então, acho que ficarei por estas bandas fazendo missão e upando por um tempo razoável. Só saio daqui quando estiver ganhando 5 estrelas em todas as lutas. hehehe

Ah, quero matar as saudades de FF! rsrs

Vou contando para vocês sobre as missões, conforme for realizando.

Comentários

Fabricio disse…
Fala neiva! cheguei no Grand Pulse! Ja cheguei brigando com Behemut king huahuahuahu que surra linda! Depois de 3 retry desci deixar para la! Agora to levelando nos pinguas! Ta muitooo facil de matar os lobos 4-5 e os piguas 5-7! Eu to usando Ligh de com, Sazh e Vanille de rav! Com a ligh so ruinega e os ravs mandam thundara ou fira... 3-6 segundos depois eu ganho de 1700-3400CPs! Ta facil de farmar nos pinguas devido aos easy prevents! Mas, com a exc da denneb tenho todas as outras armar no lv15-19! Meu drama agora é upar as tiers das armas! Ja tenho grana, so nao sei oq upar!
aitinerante disse…
Hahaha
Também levei uma bela surra deles. E a pisada do Adamantoise então? Uma só e é KO para todo mundo. Lol
Se você puder agüentar mais um pouquinho com estas armas que está agora, sugiro fazer as missões 1 a 8 (veja meu post das missões para saber onde são) e depois ir para o início de Mah’Habara. Lá abrem novos itens no shop, inclusive armas melhores no Plautus e você terá mais e melhores opções.
Também aguarde meu post com dicas de itens raros que vão te fazer ganhar um bom dinheiro.
Eu só defini a arma da Lightning por enquanto e estou com a Peacemaker no level 24. Ainda preciso decidir sobre os outros e estou pensando em fazer uma análise mais profunda hoje ou amanhã. 
Esta fase é gostosa no início. Depois fica meio cansativa.
Bom jogo!
Fabricio disse…
Oi! Ta um saco de achar as marks! So achei as 2 primeiras ainda -.-"
Vc tem um mapa de onde eu posso encontrar todas as marks e stones?
(sorry se deu double post)
aitinerante disse…
Pois é, Fabricio. Levei um tempão andando de lado para outro também. Perdi-me várias vezes. lol Só é bom para upar mesmo.

Veja aqui os mapas: http://aitinerante.blogspot.com/2010/03/ffxiii-capitulo-11-lcie-stones-14.html

Tá bem explicadinho, acho, mas qualquer dúvida, grita! kk

Olha, acabei de publicar a dica de dinheiro do monstro 7, mas vale a pensa fazer a 8 antes de seguir a dica porque ela dá um item que aumenta o rate de conseguir itens após a luta: o Collector Catalog.

Boa sorte.
aitinerante disse…
Outra coisa, Fabricio. Quando termina uma missão, a nova stone fica pulsando no mapa (1 bolinha branca) e quando você abre uma missão, o monstro é uma bolinha vermelha pequena no mapa.
André disse…
Parabens moça, achei lindo te blog... Até pq uma menina que jogue Final Fantasy e entenda, hummm é coisa mto rara de se ver ehauehaeuahe
Brincadeira, tô zerando o game ainda, acabei de chegar no capitulo 11 e nossa acho que tô me sentindo igual a vc ao ver aquele mapa todo aberto e com side quests a serem feitas *-*
Tô doido pra chegar em casa logo pra voltar a jogar hihi
Abração e parabens novamente
aitinerante disse…
Oi André,

Que bom que gostou e te deixou ainda com mais vontade de jogar! :DD
Anonymous disse…
Estava lendo (denovo) sobre o up das armas... ainda nao estou upando exatamente por essa insegurança de gastar gil upando uma agora e mais pra frente vir uma que valhe mais a pena >.<
Fiz algumas daquelas missoes das L'cie Stones e fiquei com uma duvida:
Elas precisam ser feitas em algum tipo de ordem? tô em uma que ja andei tanto pra chegar que to pensando em desistir ehauehauehaeheau
pensei: pela demora quando chegar la vai ser ultra-mega-hard rs e como havia visto uma outra pedra pelo caminho pensei que talvez elas estejam em uma ordem aleatoria e eu possa sair escolhendo por aí :>
E voltando em relação as armas, quais vcs tem usado?
André disse…
Sorry pelo double post ... esqueci de me identificar ali em baixo u.u
aitinerante disse…
Oi.

As missões são mesmo chatinhas por conta deste vai e volta daqui prá ali. Chega em uma hora em que dá nos nervos. O ideal é fazer as primeiras 17 em Pulse e depois seguir em frente, até porque as próximas estão fora de Pulse e só voltam a ser em Pulse, da 35 (se não me engano) em diante.

As primeiras 14 são necessárias para liberar o chocobo e as 17 para liberar os teleporters que serão importantes no futuro.

Então, faz isto se der.

Sobre as armas, leia este post e os comentários que foram feitos nele. Armas são sempre discutíveis. Não existe um consenso. Meio que de gosto, acho.

Boa sorte.
aitinerante disse…
E eu esqueci o link do post. lol

http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-mais-sobre-armas-e-equipe.html
André disse…
hahah ah sim vlw
dei uma upada na da light e na da fang, mais nossa.... como isso gasta ein!!
tô tentando completar todas as roles e vou começar a matar os Adamantortoises
ah, outras duas duvidas:
Onde vc gostava de farmar CP? Estou farmando naquele Behemoth e aquele "lobão" la que ficam lutando perto do teleport de uma missão que esqueci o numero :> vc deve saber de onde falo. Mas ai pensei ontem anoite que talvez exista um lugar melhor pra fazer isso ^^
e a outra duvida é que quero saber se é possível "acumular os itens que aumentam a sorte", por assim dizer.... Por exemplo usar dois Collector Catalog e um Connoisseur Catalog, e eles precisam estar equipados no lider ou posso deixar espalhados na party atual?
Abração e ate+
André disse…
Outra coisa, li em varios lugares sobre um item/arma/acessório (nao sei ao certo) que desabilita o limite de 5 dígitos dos danos, que seria inclusive necessário pra conseguir um trófeu.... Vc sabe qual item é e como consigo?
aitinerante disse…
André, o que é legal de se pegar: Growth Egg da missão 55 que dá exp. (cp) x 2 e as Gengi Gloves das missões 51, 61 e 62 que tiram o limite de damage (o que você disse).

Quanto aos Catalogs, sinceramente não sei. Alguns acham que dá para usar dois em um mesmo personagem, outros acham que entram em conflito e um anula o outro. De qualquer forma, não vi diferença alguma entre lutar com e sem. Vai da sua sorte mesmo.

Para farmar, o melhor é a Titan Trial (missões 35 a 51). Antes de concluir a missão 51 farme o que puder do Adamantortoise (a tartaruga gigante sem chifres), porque depois desta missão, eles somem. Os Adamantortoises são as tartarugas mais fáceis e fracas e dão trapezohedron.

Depois pode farmar trapezohedron com os Adamantoises.

Boa sorte.
André disse…
hum, entendi
Na verdade ainda nao estou nem farmando nas tortoise naum pq meus charesinhos estao taaao nabs >.< só consigo matar chamando Hecatoncheir pra derrubar e ajuelhando e pedindo a deus pro Death funcionar rs
Vou indo fazer a Titan Trial entao e antes de concluir a 51 volto nas tortoise pra farmar
Mto obrigado pelas dicas e.... nao sei se ja disse mais amooo teu blog
o/
André disse…
Adorei essa Titan Trial, achei realmente bem empolgante ^^
Mais agora lendo sobre as estrategias que vc postou sobre alguns monstros tive uma duvida:
como adiquiro a sexta barra de ATB?
parece que tem algo a ver com armas em t3 mas nao entendi se é só ter uma e todos ganharão a barra ou cada se personagem precisa estar usando uma pra conseguir a barra :S
André disse…
Já aprendi, e na prática =)
Era óbvio até, que lerdo eu ¬¬
Yesil disse…
Parabéns pelo blog... maravilhoso !!! Informa, sugere ...parabéns mesmoooo !!!
Acho que agora vai o capitulo 11 srsr.

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) TÁ TUDO AQUI! (detonados, história, summons, mapas, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

           Responsável: Neiva  - Posts:  Neiva , André  - Colaboração:  Emanuel Traduções: Bruno , Jackson ,  Mário , Thiago , Bruno B. LEIA ISTO PRIMEIRO  SOBRE FFXII Itens perdíveis e dungeons não retornáveis História completa em português   O filme completo em inglês TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS BR O mundo de Ivalice Raças MONTANDO A EQUIPE Personagens Como combinar classes Simulador de combos de classes SISTEMA DE COMBATE Equipe Killer Neiva   Sobre o sistema de combate e Gambits Equipe Killer André Todos os Gambits Todas as magias e técnicas MEU JOGO (NEIVA) Buffs e Debuffs Primeiras impressões Atributos Introdução Zodiac System e seu sistema de classes A Cidade Real de Rabanastre Drops raros com chains e monographs O Portão Leste Downtown EQUIPÁVEIS O Palácio R

(FF XII) Hunts (caçadas)

Por André Anastácio  A sidequest mais conhecida de Final fantasy XII com certeza é a caça aos 45 marks do jogo. Marks são monstros poderosos, que precisam ser eliminados para, de alguma forma, alguma pessoa ser beneficiada com isso.  Agora é hora demostrar como detonar essas missões paralelas. Verificando o quadro que fica nos bares das cidades (Rabanastre, Bhujerba, Baifonheim), você pode aceitar pedidos para caçar Marks. Eles vão aparecendo conforme seu Rank de caçador subir, e ele sobe conforme você mata mais Marks e inimigos. Aceitando um pedido, você deve ir falar com o cliente antes de sair para matar o monstro. Quando falar com a pessoa em questão, a mensagem "The Hunt Begins" aparece na tela, e aí é só ir caçar o bicho. E lembre-se de retornar ao cliente quando acabar a missão para pegar sua recompensa. P.S.: É altamente recomendável sempre dar steal (para roubar itens) nos monstros de caçadas pois alguns deles oferecem itens EXCELENTES e que você p

(FF XII) Todos os 80 Rares Monters, com localização, condição para aparecer e mapas

Lista compilada por   Sephirosuy Tradução de Thiago Felix Rare Monster Nº 01/80 Nome: Aspidochelon (293) HP: 63540 EXP: 1846 LP: 11 Fraqueza : Wind Dropa: Engage Solid/Adamantine Trophy Steal: Scarletite Original: Adamantitan Rare Rank: ***** Localização: Cerobi Steppe/ Feddik River Aparecimento: Na área que se divide em três. Há 40% de chance de substituir um dos Adamantitan. Rare Monster Nº 02/80 Nome: Thalassinon (295) HP: 60100 EX: 1775 LP: 10 Fraqueza: Wind Dropa: Engage Shell/Shelled Trophy Steal: Adamantite Original: Emeralditan Rare Rank: **** Localização: Phon Coast/ The Vaddu Strand Aparecimento: Está mais a sudoeste, espere um pouco na colina, ele aparecerá no fundo. Rare Monster Nº 03/80 Nome: Greeden (297) HP: 7281 EXP: 410 LP: 3 Fraqueza: Earth Dropa: Braid Wool, Blood Wool Steal: Wind Magicite, Wind Crystal Poach: Blood Wool Original: Wooly Gator Rare Rank: *** Localização: Dalmasca Estersand/ Bank of the Nebra Aparecimen

(FF XII) Lista de todas as armas, status e localização

Por André Anastácio Lista completa das armas com seus status e localização Charge Time se refere a velocidade da arma. Armas que são obtidas através do Bazaar estão apenas com o nome com que elas aparecerão lá. Um guia detalhando os passos para montá-las será feito em breve. Obs 1 - Dados tirados da Wikia do jogo, alguns estão sujeitos a alteração pois podem não estar corretos. Obs 2 - A maior parte das armas que estão em baús não possuem 100% de chance de aparecer. One-Handed Swords Oferecem um bom balanço entre velocidade, consistência e poder. Assim como todas as armas de uma mão (One-Handed), permitem o uso de escudo. Dano é calculado baseado na Strength (força) do personagem, ataque da arma e defesa do alvo. Todas elas, exceto a Stoneblade, adicionam +5 de evasão. Jobs que podem utilizá-las - Knights (todas elas), Time Battlemage (apenas algumas, precisa de Esper) e Bushi (apenas a Bloodsword, precisa de Esper). Fórmula de dano Mithril Sword Attack - 14

(FF XII) Espers (summons) e suas localizações

Por André Anastácio É importante lembrar como funcionam os Espers de Final Fantasy XII. Para obter um Esper, primeiro é preciso vencê-lo em combate (alguns serão encontrados ao longo da história e outros são opcionais) e após isso, associá-lo a algum personagem através do quadro de licenças. Quando for derrotado, o Esper irá aparecer disponível no quadro de licença de todos os personagens, mas apenas um poderá tê-lo. Sendo assim, é importante decidir qual Esper irá para cada personagem especialmente pelo motivo de os Espers poderem estar bloqueando espaços específicos do quadro de licença em alguns Jobs. Diferentemente da versão original, na Zodiac System os Espers utilizam a barra de Quickening (que ficam abaixo no nome dos personagens) ao invés de MP para serem invocados. Outra adição é o fato deles poderem ser diretamente controlados. Por poderem ser controlados, é possível utilizar seus ataques especiais sem precisar cumprir as (complexas) condições necessárias anteriormente.