Não me conformo de ter perdido a luta daquela forma humilhante para o Tonberry, ainda mais depois que um amigo disse que passou por eles.

Só pode ser erro de estratégia, envolvendo equipe e paradigmas.

Faz tempo que estou querendo estudar mais a fundo os paradigmas, mas é sempre tanta coisa que vai ficando, ficando. Há mais de uma semana estive discutindo sobre eles com o Mateus.

Eu, que sou mais agressiva nas lutas, que gosto de atacar e matar rápido, por exemplo, usava 6 paradigmas normalmente: 2 primeiros mais ofensivos (rav/rav/rav e rav/rav/com ou rav/com/rav), 2 do meio (que são os mais difíceis de acessar na hora da pressa) de cura hard ou de alteração de status (p.e. med/rav/med e med/syn/com) e os dois últimos moderados (2 ataques e 1 med).

Programava para começar com um dos dois primeiros, principalmente o que tivesse mais RAV que elevam mais rápido a barra de stagger e ficava alternando entre estes dois até precisar de MED. Quando isto acontecia, desço para os dois últimos e ficava lá. Se melhorasse, subia. Se piorasse ia para o meio.

Ele usava:

1 – Ravager, Ravager e Commando – Dano maximizado e rapido acumulo de stagger
2 – Commando, Ravager e Sentinel – Centralizar os ataques inimigos no sentinel, mas sem deixar de atacar, mudando para o paradigma 3 quando necessário curar
3 – Commando, Medic e Sentinel – Curar o sentieal mas sem deixar que a barra de stagg resete
4 – Commando, Synergist e Sabouter – Buffs e debuffs sem deixar que o stagg resete, geralmente uso junto com o numero 5
5 – Medic, Synergist e Sentinel – Focar em buffs e não deixar o sentinel morrer contra monstros bem mais fortes.
6 – Medic, Synergist e Sabouter- Focar em buffs e debuffs e manter o grupo vivo

Na época, eu acreditava que a montagem dos paradigmas era uma questão de estilo. Que o meu era mais agressivo e o dele mais prevenido. Eu corria mais risco de morrer, em compensação, matava mais rápido. Ele dificilmente morreria, mas demoraria mais para matar.

Também escolhi minha equipe com este pensamento de ser rápida e mortal. rsrs

Agora, penso que não é nada disto.

Penso que deveria montar equipe e paradigmas de acordo com o(s) inimigo(s) a serem enfrentado(s), principalmente no caso de bosses muito fortes.

Talvez ter 2 cenários de jogo: um com monstros normais a médios de áreas que estou percorrendo ou de bosses não muito difíceis, p.e., e outro para os bosses realmente difíceis.

Para cada um, equipe e paradigmas próprios.

Para monstros muito fortes e difíceis, estou vendo que é besteira querer ficar só com a Killer, que estou desperdiçando o potencial de HP e Strength dos outros personagens. E todo mundo sabe a diferença que 1.000 de HP pode fazer em uma luta difícil.

O Snow é o que tem mais HP (o meu está com +ou- 15.000) e é o melhor SEN de todos, além de ser um dos melhores COM. Ele atenuaria mais os danos na equipe do que a Fang que uso como SEN ou a Light que uso quando a Fang está ocupada como SAB.

Adoro a Lightning, mas não sei porque é tão fraquinha.Ainda não chegou nos 10.000 de HP e 1.700 de strength. 🙁  A Fang é bem mais forte: 12.500 de HP e mais de 2.000 de strength.

E entre a Vanille e o Hope como médicos, teria que ficar com a Vanille por conta da diferença de HP e strengh. O Hope, tadinho, não tem nem 9.000 de HP e isto com 2 acessórios de acréscimo de HP! A Vanille tem mais de ambos, sem contar que é melhor SAB que a Fang (ainda não desenvolvi o SAB do Hope que é melhor do que o da Fang).

(É o que dá usar pontos para desenvolver habilidades secundárias. Não sou tão forte quanto seria se tivesse utilizado todos os pontos para preencher antes as crystarium das habilidades primárias, que dão mais HP, mais tudo. Bem feito para mim!)

Resumindo:

Para luta “encrenca brava”, tenho que mudar a equipe. E como estou fazendo a Titan’s Trial que só tem este tipo de luta, vou fazer um teste com eles.

Além disto, tenho que rever meus conceitos em termos de paradigmas.

Vou estudar o material que tenho sobre o assunto, fazer alguns testes e volto, se possível ainda hoje, com um post sobre o tema.

Quero matar o boss da 51 e vai ser este findi!!!

0 comment

Hugo 10/04/2012 - 18:12

Guilherme Rocha: vc deve estar utilizando por exemplo COM/COM/COM ou COM/COM/RAV… quando vc tem dois ou mais personagens utilizando COM, eles atacam inimigos diferentes msm… em caso de mais de um inimigo, foque em matar um por um… por isso aconselho-te utilizar RAV/COM/RAV… os dois modos citados por mim no inicio servem para batalhas com um unico inmigo… blz???

Reply

Deixe um comentário