WhatsApp

 Grupo da Itinerante no WhatsApp

Amigos, este blog está em pausa, se momentânea ou eternamente não sei ainda. Vai depender de aparecer um game que me instigue a fazer novas postagens.

Mas eu e meus amigos continuamos na ativa, conversando muito sobre games e nerdices em nosso grupo no WhatsApp.

Este post é só para convidá-los a se juntar a nós. Para falar dos Finais Fantasys, Zelda, Pokemon, Dragon Quest, Persona ou de qualquer outro game ou tema que queira. Sempre tem alguém que joga, já jogou ou quer jogar. rs

Agora que praticamente todos já terminaram o Final Fantasy XV nós estamos comentando livremente a história, mas se alguém que ainda não finalizou entrar é só pedir que interrompemos os spoilers.

Então, caso queira se juntar a nós, basta clicar na imagem.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

FFXIII - Mais sobre armas e equipe

No início e decorrer do jogo fui escrevendo aqui, conforme ia jogando e aprendendo as coisas. Naturalmente as primeiras impressões e idéias do que era o melhor caminho em equipe, armas, habilidades, upgrades, etc, foram sendo ajustados conforme fui entendendo melhor o jogo. Agora, quando leio alguns posts percebo pontos em que faria diferente se começasse a jogar hoje e gostaria de esclarecer estes pontos.


EQUIPE:

Defini uma equipe principal, a Killer (Lightning/Fang/Hope) tendo por critério reunir os melhores especialistas de todas as habilidades. Com estes 3 eu tinha os melhores COMANDER (Fang), RAVAGER (Lightning), SYNERGISTA (Hope) e MEDIC (Hope). O melhor SENTINEL é o Snow e o melhor SABOTADOR é o Sahz, mas como não dava para ter todos os melhores em um único grupo, fiquei com os segundos melhores, que são SENTINEL (Fang) e SABOTADOR (Hope).
 
Além disto, minha equipe também continha os segundos melhores em COMANDER (Lightning), RAVAGER (Fang) e SYNERGIST (Hope). 

Ocorre que este critério de definição, pela especialidade, em muitas lutas não era a melhor coisa, porque estes 3 não são os mais fortes de todos. Hope e Lightning são os de mais baixo HP. A diferença entre Snow e Fang, por exemplo, é brutal. E não preciso dizer o quanto o HP é importante em uma luta mais dura, principalmente se a habilidade utilizada for o SENTINEL, que trabalha basicamente com força bruta.

Hoje entendo que em Final Fantasy XIII praticamente todos os personagens são principais. Para algumas lutas, a Vanille com seu poderoso Death, é imprescindível, para outras, o Sahz e em muitas o poder e o HP de Snow podem fazer a diferença entre sucesso e derrota.

Ter uma equipe principal serve em campo, em lutinhas, mas quando a coisa é enfrentar um inimigo forte, a equipe deve ser definida de acordo com o boss, com as habilidades mais importantes para derrotá-lo. Se a luta requer um SENTINEL na maior parte do tempo, é besteira não usar o Snow, por exemplo.

Infelizmente não é sempre possível, mas o ideal seria ter todos upados e com suas armas elevadas igualmente.


ARMAS:

Grosso modo e sem muita enrolação, observei um certo consenso entre jogadores experientes por determinadas armas:

Lightning: Lionheart (stagger rápido)
Vanille: Belladonna Spear (aumenta a taxa de chance de sucesso como SAB em 20% a 40% e prolonga a duração dos buff como SYN)
Fang: Pandoran Spear (aumenta a taxa de chance de sucesso como SAB em 20% a 40%)
Hope: Otshirvani (+ rápida)

Para os demais o que não chega a ser um consenso, mas parece-me mais usual:

Sahz: Spica Defenders (aumenta a duração dos buffers do SYN em até 80%)
Snow: Umbra (aumenta a proteção para toda a equipe) ou Paladian (aumenta a guarda).

...


Volto ainda hoje com mais algumas informações sobre Paradigmas e Habilidades, que tenho percebido serem assuntos ainda não muito bem compreendidos.

3 comentários:

Thania disse...

Neiva, acho que esse  jogo é itinerante, não acaba nunca ...rsrs .
Passando  para te  desejar uma boa noite e boa diversão no FF :) ...

bjs

aitinerante disse...

Pois é, Thania. Está difícil parar e talvez não acabe mesmo nunca. Gostei de blogar sobre games e talvez continue. :D Boa noite e obrigada. :D

Pr. Rudson disse...

Realmente para a pessoa não entender os paradigmas só se estiver jogando o jogo em JAPONÊS, é simples, muito SIMPLES. Com CP,adiquiro a habilidade que se torna usavel nas batalhas, hahah... quer mais exemplo que isso ?! Vlw !

Posts relacionados: