FFXIII é um jogo extremamente requintado e sutil. Matar trocentos bichos e ficar com o máximo de HP não garante nada a ninguém. XIII é uma engrenagem de pequenas peças que devem ser unidas e ajustadas à perfeição para tirar seu melhor:

– Os personagens, cada um com características próprias e diferenciadas.
– A equipe, consequência direta das diferenças entre cada personagem
– As armas e acessórios escolhidos e,
– Os paradigmas que exploram as habilidades de cada personagem.

Pelos emails e comentários que tenho recebido, percebo que as habilidades e os paradigmas não foram totalmente compreendidos por muitos jogadores, o que não é nenhum absurdo porque eu que já tenho o troféu Master’s Seal, de completo desenvolvimento de todos os personagens, descobri algumas coisas apenas recentemente e por isto decidi postar os pontos básicos sobre cada habilidade. Mesmo que algumas coisas sejam óbvias, tenho certeza de que descobrirão algo que ainda não sabiam.

RAVAGER – Uso de magia.  Carrega rapidamente a barra de stagger, mas provoca menos dano e o stagger produzido com magias dura menos tempo.

COMMANDER – Uso de ataques físicos. Provoca mais dano. Praticamente não carrega a barra de stagger, exceto quando se usa alguns golpes mágicos existentes na habilidade (Ruin ou o Blitz). Em compensação, o uso do COM quando se enche a barra de chain, faz com que o Stagger dure mais tempo.

É por isto que o uso do COM aliado com os ataques de Ruin e Blitz são tão bons! Porque tem-se ao mesmo tempo um rápido recarregamento da barra de chain para atingir o stagger e este stagger também durará mais tempo do que o provocado apenas com RAVs.

E é também por isto que o paradigma Relentless Assault (RAV/RAV/COM) é melhor do que o Tri-Disaster (RAV/RAV/RAV): ambos chegam rapidamente ao stagger, mas o causado pelo Relentless durará mais tempo.

SENTINEL – Eles funcionam como barreiras de proteção para a equipe por atrairem para si a atenção do inimigo. Além disto, os SEN diminuem os danos recebidos em si e na equipe. O ataque que um SEN recebe causa nele de 35% a 50% menos dano do que causaria se estivesse em outras habilidades e o mesmo ataque em uma equipe protegida por um SEN é diminuido entre 8% a 14%, mas como ele chama os ataques para si, a proteção resulta ser muito maior. O fato dos outros membros da equipe serem menos atingidos por ataques permite-lhes desempenhar suas tarefas com tranquilidade, seja atacando, curando ou buffando.

Se ele tem HP alto usará habilidades de defesa e contra-ataque como Vendetta ou Entrench e se está com HP baixo usará  habilidades que aumentam ainda mais sua defesa como Steelguard ou que recuperam lentamente sua vida como Mediguard.

SABOTEUR: Sua tarefa é enfraquecer o inimigo com doenças e status negativos e ainda remover os status positivos deles, como torná-los lentos com Slow, desprotegidos com Deprotect, etc… Quanto mais avançado na Crystarum, maior será sua taxa de sucesso e são muito utilizados ao início de batalhas difíceis. Embora cause danos, eles são baixos e depois de buffar o inimigo com doenças e retirar dele todos seus status positivos, é recomendado trocar para outra habilidade que cause mais danos, como o COM ou o RAV. Veja lista completa de comandos aqui: Conhecendo o Sabotador.

O Sabotador explora as vulnerabilidades para eliminar vantagens de cada inimigo. Se ele tem uma alta defesa, p.e., o Sabotador usará tentará preliminarmente usar Deshell e Deprotect para baixar a defesa. Se ele é vulnerável a algum status, como Curse ou Slow é o que usará primeiro.

Como regra geral, se existem poucos inimigos na luta, o SAB usará habilidades de enfraquecimento e se existem muitos inimigos, usará Fog (desabilita mágica e causa dano) ou Pain (imobiliza fisicamente e causa dano).

SYNERGIST: funciona ao contrário do Sabotador. Sua tarefa é fortalecer a equipe acrescentando status positivos como Haste (+ rapidez), Bravery (+ força), etc… Muito eficaz usado ao início de batalhas difíceis, eventualmente ao mesmo tempo em que o Sabotador debuffa o inimigo. Veja lista completa aqui: Conhecendo o Sinergista.

Quando o Sinergista está aumentando status, suas prioridades de atendimento na equipe são: COM, RAV, SAB, SEN, SYN e MED.

Quando ele está usando habilidades defensivas na equipe, suas prioridades são: SEN, COM, RAV, MED, SYN e SAB.

MEDIC: o médico tem a incubência de zelar pela saúde da equipe, restaurando HP, removendo doenças e revivendo mortos. Por não atacar, esta habilidade só deve ser utilizada quando necessária.

O médico age nesta ordem:

– Cura personagens com hp em vermelho (1º) ou amarelo (2º), com prioridade para o lider e o sentinel.
– Revive personagens mortos
– Cura status negativos com Esuna
– Cura personagens com hp incompleto.

LIBRA  – Quando se usa a técnica Libra para “ver” um inimigo, a inteligência artificial por trás dos ataques automáticos dos personagens será totalmente ajustada para aquele inimigo, deixando os ataques genéricos e passando a um modo específico que visa atingir suas vulnerabilidades ou proteger a equipe de seus ataques.

Quer rever a lista das melhores combinações existentes? Aqui: Paradigmas Notáveis.

Jogando e aprendendo. :DDD

Deixe um comentário