WhatsApp

 Grupo da Itinerante no WhatsApp

Amigos, este blog está em pausa, se momentânea ou eternamente não sei ainda. Vai depender de aparecer um game que me instigue a fazer novas postagens.

Mas eu e meus amigos continuamos na ativa, conversando muito sobre games e nerdices em nosso grupo no WhatsApp.

Este post é só para convidá-los a se juntar a nós. Para falar dos Finais Fantasys, Zelda, Pokemon, Dragon Quest, Persona ou de qualquer outro game ou tema que queira. Sempre tem alguém que joga, já jogou ou quer jogar. rs

Agora que praticamente todos já terminaram o Final Fantasy XV nós estamos comentando livremente a história, mas se alguém que ainda não finalizou entrar é só pedir que interrompemos os spoilers.

Então, caso queira se juntar a nós, basta clicar na imagem.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

(Versus) Minhas teorias sobre o enredo do próximo Final Fantasy da Square-Enix


Se achegue, puxe uma cadeira, tome um cafezinho por conta da casa e vamos prosear sem pressa, porque hoje o assunto é longo.

Estive revendo os trailers de Versus, de FFXIII, FFXII e FFX, tentando entender o espírito da Square. Também revi os logos dos jogos anteriores. Tudo isto para tentar aproximar-me algo mais do que será Versus.

Primeiramente os logos:

FFX é um jogo centrado em dois personagens: Yuna e Sin e o desenho mostra justamente o confronto final entre eles, expressando inclusive a dança ritualistísca da summoner.


FFX-2 tem foco nas três personagens femininas: Yuna, Paine e Rikku que aparecem retratadas nesta coreografia de luta ou dança, a maior característica das jovens.

Em FFXII a guerra predomina e um dos 5 juízes que são enfrentados no jogo, Gabrant, é que me parece ser o retratado aqui em pose arrogante e dominadora. (Corrigido por alerta do Bruninho).


Em FFXIII o centro de todas as atenção é Coocon e o receio por sua destruição através de Ragnarok e o desenho está Coocon com a coluna de sustentação, Ragnarok, Vanille e Fang. Não vou alongar-me mais para não revelar spoilers a quem ainda está jogando, mas quem já concluiu a estória sabe a que faço referência.

De forma geral o desenho dos logos parecem conter a essência, o espírito, a idéia central do jogo, quando não o resume completamente. Então, vejamos o logo de Versus:

Uma mulher adormecida (Somnus?) à frente de uma circunferência que remete à um planeta, metade em trevas e metade em luz, acompanhada por um dragão. As luzes e as trevas também aparecem cobrindo em degradê o vestido da imagem.

A luz e as trevas, a noite e o dia, a estrela e a noite, são oposições claramente mostradas durante o trailer. Os principais personagens do jogo trazem este antagonismo em seus nomes: Noctis (noite/trevas/escuro) e Stella (estrela/luz/claro), nos cabelos (escuros nele, loiros nela), na postura (soturna dele, transparente dela), nas roupas (novamente escuras nele e quase sempre claras nela) e na temática da conversa.

E o dragão? Sua simbologia está associada ao mal e ao terror, mas ao mesmo tempo simboliza a proteção dos tesouros. Lutar e vencer o dragão traduz a iniciação e a evolução através da provação. Este animal mitológico é ainda símbolo da imortalidade, da união dos contrários e do poder divino. Antigamente o dragão também era utilizado pelos imperadores da china como símbolo de seu poder terrestre.

Então, temos no logotipo de FF Versus o jogo de oposições entre contrários (claro e escuro), o(a) deus(a) do sono (Somnus) e um dragão que ao mesmo tempo é símbolo do mal, do poder, da espiritualidade, imortalidade e divindidade. Novamente contrários e oposições.

Chegamos ao trailer de Versus e o que encontramos?

Primeiramente a música, Somnus, que é o nome do deus do sono, falando que todos estão adormecidos no reino e que destroem-se infinitamente sem despertar jamais.

O carro segue o caminho para um lugar cujo nome nas placas é Nihilsomno, "desperto" ou "acordado".

Um pouco depois surgem os personagens admirando um retrato de Etros, o deus da morte, ao fundo sonoro da música de Somnus, o deus do sono, lembrando que estes deuses são irmãos gêmeos na mitologia.

Stella fala da luz e ambos olham para cima, como se ali estivesse. Ela recorda a lenda de Etros, que comandaria uma porta nos céus para receber os espíritos dos mortos. Stella diz que quando a porta se abre para receber um novo espírito, uma luz sai por ela e que aqueles que vêem esta luz estão mortos ou quase mortos.

Os personagens falam em experiências de quase-morte que tiveram em suas infâncias.

Ela é franca e aberta sobre a luz. Ele quer evitar o assunto e acha que ela não deve falar sobre isto. Ela fala sobre poderes que teriam sido recebidos, ele disfarça e encerra o assunto, dizendo que não precisa disto, desdenhando, como se já os tivesse naturalmente.

Quando ela vai embora, uma voz fala com ele que não parece nem surpreso e nem assustado e, ao contrário, responde à indagação da voz com outra pergunta, como se fosse seu superior.

Agora, vamos às frases escritas ao longo do trailer. São quatro, todas em Italiano:

il cammino per i cieli (o caminho para o céu)
la morte e la dea (a morte e a deusa)
a stella incontrata di notte (a estrela encontrada de noite/encontra-se com a noite?)
le memorie di morte (a memória da morte)

Quatro únicas frases durante o trailer de apresentação de jogo. Duas falam em morte e a primeira frase é sobre o caminho para o céu. Quem vai para o céu são os mortos!

Presume-se que o trailer de apresentação sirva justamente para dar as primeiras idéias do que é, do que fala o enredo, do que se trata o jogo. Por que a Square Enix lançaria estas quatro frases (e não outras), por que falaria em lembrança da morte e caminho para o céu (e não de cristais, por exemplo) no trailer do novo título de uma franquia que vende milhões se a morte não fosse o tema principal do jogo?

Existe uma teoria relativamente aceita de que os espíritos dos mortos possam passar por um período de confusão assemelhado ao sono antes de entenderem que estão mortos, quando estão como que adormecidos, sonhando que estão vivos, vivendo como se ainda fossem vivos.

Esta teoria foi vista em vários filmes e mais recentemente em Lost. Em Matrix ocorre algo semelhante, com o diferencial de que as pessoas não estão mortas, apenas adormecidas, inconscientes, vivendo através de seus sonhos.

A atmosfera de Matrix e de Versus são muito semelhantes, inclusive nas roupas dos personagens principais, Noctis e Neo.

O conjunto das informações transmitidas através de todas estas simbologias remete francamente a algo similar ou parecido com Matrix.

Minha teoria é a de que Versus transcorre em um mundo irreal, sonhado. Não sei se estão mortos, mas creio que estão dormindo.


Tive a impressão de que Stella representa a luz que os acordará e que antagonizará com Noctis no sentido de que ele não deseja este despertar.

Talvez Noctis seja o deus do sono.

Vocês conhecem o trabalho de Neil Gaiman, um dos maiores quadrinistas da atualidade? Eis seu Sandman, o deus do sono:


Vejam a descrição do personagem na wikipedia:

Sandman (que também é conhecido como Morpheus, Sonho, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador, entre outros nomes) é o governante do Sonhar. Ele é um Pérpetuo - os Perpétuos (the Endless) são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, mas sim entidades além, responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.

Sandman é um herói nobre, trágico, no estilo tradicional dos heróis da tragédia grega. Às vezes parece insensível, outras meditativo ou irado, mas invariavelmente melancólico. Já seu lado mais racional está sempre ciente de suas responsabilidades, tanto para com as pessoas comuns, quanto para aqueles de suas terras. Compartilha de uma ligação recíproca de dependência e de confiança com sua irmã mais velha, a Morte. Apesar de obscuro, talvez por ter de conviver com a imaginação e os desejos reprimidos de todos os seres vivos que libertam suas mentes em seu reino, ele se esforça vigorosamente em compreender sua própria natureza e a dos outros perpétuos.

Encaixa-se à perfeição em Noctis (a noite, reino do sonhar), não acham?

Já Stella, sendo a força contrária, a oposição, é a luz e o despertar.  E deusa? Talvez.

É possível que apenas Noctis e Stella e um ou outro personagem estejam acordados e saibam da verdade. Talvez apenas Stella. Não sei ao certo, mas creio que Versus será um jogo diferente de todos que já vimos, baseado no contraste ou embate da luz e das sombras em um mundo adormecido que deve despertar e que este será o objetivo de nossa jornada.

Penso que Versus também é uma crítica à política, ao poder. É o que transparece no enredo descrito no primeiro trailer, da luta das nações pelo cristal. Se estiver correta em associar aquele prédio que aparece no trailer ao prédio do governo de Tokyo (veja aqui), a crítica será ainda mais contundente.

"Esta é uma fantasia, baseada na realidade": primeira frase do trailer.

Posso estar errada em alguns detalhes, a participação de Versus é enigmática, mas creio que o sentido geral  revelado pelos trailers e logotipo é este ou muito próximo deste.

...

A vantagem de ter um blog pessoal é esta: posso dizer o que penso, livremente e este é grande parte do sentido de sua existência. A outra parte é justamente a troca. Eu digo o que penso e você concordam (ou discordam), igualmente livres.

:DDD

19 comentários:

André disse...

*_*
Caramba adorei sua forma interpretção. Eu sinceramente não me dou muito bem com deduções mas vc as fez de maneira fantástica. Já li e reli duas vezes esse post e nao me cansei de ver a maneira com que vc interpretou os fatos. Não duvido nada que vc seja uma das únicas pessoas a conseguir enxergar tais "entrelinhas" das imagens do trailer e das pouquissimas falas. Putz sou teu fãzaço Neiva!

Paulo N. disse...

Oi Neiva
gostei muito da sua teoria, se a história remeter em algo q lembre sandman já gostei, ñ li a série toda, mas gostei muito do que li.
Legal ter diversas CGs, mas acho q já é hora de soltar imagens de um gameplay.
bjo
Paulo N.

aitinerante disse...

Ufa! Que bom, estava meio preocupada, me achando meio doida, mas se você achou que tem lógica já fico mais tranquila.

Ainda não encontrei nada parecido na net, mas gostaria de encontrar, porque reforçaria minhas impressões.

Se ler em algum canto não se esqueça de me avisar, ok?

aitinerante disse...

Ô Paulo, eu estou é doidinha também para ver um gameplay. Acho que logo logo teremos. :D

Soraa disse...

Nem eu tinha pensado nisso O_O
Eu concordo com você, acho que será isso que irá acontecer.
Adorei a tua interpretação neste post ^^

aitinerante disse...

Bom, tomara, ou vou passar uma senhora vergonha. lol

Tudo indica que Versus será um dos melhores jogos, um divisor de águas. É bom, para recuperar o nome da franquia depois deste XIII assim assim...

Só o charme de Noctis já valerá a pena. Hum... Tão lindo!

André disse...

Sim, claro. Aviso sim.
PS: Sorry por ter matado o Sr.Portugues ali no começo >.<

Bruninho disse...

Como sempre, muito boa interpretação!!!
Pena q só poderei jogar esse jogo se a Square trazer ele para o Xbox360, hehe! Mas o raciocínio faz muito sentido, só acho que o logo do XII não traz o Vaine e sim representa so cinco juízes que vc enfrenta ao longo da história, mais especificamente o último que é irmão gêmeo do Basch, se não me engano o nome é Gabrant!!!! O que tbm traz um dos enredos principais desse jogo se vc analisar bem...

Mas q esse versus vai revolucionar, isso vai!!!!

Bjos

aitinerante disse...

Bruninho acha que é o Gabrant no logo de FF XII. O que acham? Não lembro direito dos bosses.

André disse...

Huummm
Realmente da uma olhada:
http://s.bebo.com/app-image/7925498898/5411656627/PROFILE/i.quizzaz.com/img/q/u/08/03/31/Judge_Gabrath.jpg

:>

aitinerante disse...

Para falar a verdade, não lembro direito de FFXII. Não marcou tanto quanto o X e o X-2 (para mim, logico).

Tenho notícias sobre ajuda para jogarmos o Versus em japonês. Um amigo leu aqui e enviou-me alguns sites que jogam a versão japonesa e traduzem quase que instantâneamente para o inglês. Já é um avanço, porque do inglês para o português é um palitinho. rsrs

Abraços

André disse...

Nossa isso é mais que um grande passo!!
Eu conversei com o garoto da minha sala e ele disse que apesar de não ter certeza que é capaz de ir traduzindo algo diretamente assim, vai tentar nos ajudar no que puder ^^

aitinerante disse...

Será bom para algum extras que necessitemos. Para o básico creio que só teremos que fazer a tradução do inglês mesmo. E isto nosso amigo google dá uma força. lol

André disse...

Sim, é verdade.
Parece então que com esse site + o garotinho da minha sala + google temos tudo que precisamos já pra jogar *-*
Conversei com ele agora pouco e ele me explicou melhor sua dificuldade:
Disse que são tres tipos de caracteres (não me lembro bem da pronuncia quem dirá quanto a escrita lol)e disse que domina completamente dois desses mais há um que é tbm o mais extenso que ele disse saber pouco sobre =/ mas disse que só vendo msmo pra saber se consegue ou não.
Não há duvidas de que seria tudo mais claro se fosse em inglês e com certeza vamos boiar em um detalhe ou outro da história, mais vai falar isso pra esse nosso subconsciente fanático XD

aitinerante disse...

Hum... Podia levar um destes vídeos do youtube de FF XIII em japonês e ver se ele entende o que está sendo dito. Assim já sabemos logo se podemos ou não contar com ele. Que tal?

André disse...

Posso sim
Segunda Feira faço isso sem falta

André disse...

O Baka não foi a aula Y.Y
Amanhã provavelmente veremos isso

André disse...

Aeee! Levei um vídeo do FF XIII pra ele hoje. Ele viu e disse que pode sim nos ajudar na tradução ^^
Enviei o vídeo pra ele analisar melhor e amanhã ele vai me passar os resultados de forma mais certa o/

aitinerante disse...

Oi André. Que boa notícia. Aguardemos então.

Olha, por engano, liberei você para comentar livremente sem moderação. Isto é ruim porque quando o comentário tem que ser moderado não tem como eu não ver, mas com você às vezes não vejo na hora e nem no dia. Se puder comentar sempre no post mais recente ajudará a ver mais rápido, ok?

Beijos

Posts relacionados: