Yoichi Wada, Ceo (presidente) da Square-Enix deu uma longa e esclarecedora entrevista para o site Gamasutra esta semana e entre outros assuntos explica por que o jogo Dragon Quest saiu do Playstation indo para a Nintendo.

Pelo que entendi as vendas do DQVIII no PS2, no ocidente, não foram tudo quanto esperavam que fosse e na hora de lançar o DQIX, com ainda menos consoles do PS3 do que existiam na época do PS2, é lógico que preferiram uma plataforma com mais aparelhos. Como o Xbox360 não é assim tão popular no japão, a opção óbvia foi o DS, com sua enorme superioridade numerica.

Ele diz que a expectativa deles é a que Nintendo seja capaz de fazer por eles, o que eles próprios não conseguiram e tornar o DQIX tão vendável no ocidente quanto é no oriente.

É pena para nós que temos que jogar na telinha este grande jogo. Torcendo para PS3 desatar a vender e reverter esta ida dos rpgs para a telinha da Nintendo.

O Sr. Yoichi comenta também sobre FF. Diz que estão felizes com as vendagens, mas que com relação à qualidade do jogo, alguns gostaram e outros não e que é muito difícil decidir o caminho a seguir para a franquia. FF deveria tornar-se outro tipo de jogo ou continuar o mesmo? É a questão que lança.

Parece bastante sincero ao analisar a perda de espaço dos jogos japoneses contra os ocidentais. Ele cogita a hipótese de que os desenvolvedores japoneses deveriam, talvez, passar a desenvolver jogos mais ocidentais e diz que existe esta tendência, mas que equipe criativa e equipe de vendas ainda não chegaram a um consenso sobre isto.

Se por um lado, o mercado japonês de jogos perdeu espaço na última década, a Square-Enix cresceu muito. Primeiro houve a fusão da Square com a Enix, depois compraram a Taito e finalmente a Eidos e então, naturalmente hoje a Square é muito maior do que antes.

Ele comenta sobre o processo de integração da Eidos, parecendo bastante satisfeito. Disse que preocupam-se em respeitar a cultura das empresas adquiridas e que hoje são uma grande família, trabalhando com os mesmos interesses.

Diz ainda que as fusões tornaram-se uma tendência no mercado e que não descartam novas aquisições. Citou como exemplo a necessidade da empresa em serviços do tipo rede social e deixa claro que é um tipo de serviço ou habilidade que eles tentarão adquirir.

Também comenta que estão tentando introduzir títulos mais ocidentais no oriente e que falta aos japoneses abranger mais tipos de jogos. Que talvez estejam perdendo mercado por estarem focados em apenas alguns tipos de jogos. (foi o que entendi)

Finalmente responde ao comentário do entrevistador sobre o fato de que Nier tornou-se um jogo cult nos Estados Unidos.

Sim, eu pensei que seria um sucesso cult, mas estou dizendo isso como um jogador – não como o presidente da empresa. Como CEO atuei  para torná-lo um grande sucesso. Mas esta equipe Nier, eles apenas fazem sucessos cult. (Risos) – Yoichi Wada.

A entrevista no original em inglês, está aqui: Entrevista em Inglês

A versão em linguagem vagamente similar ao português, está aqui: Entrevista traduzida

Simpatíssimo, achei.

Muito interessante a humildade em reconhecer erros, perda de mercado, indagações, etc… Fosse o presidente de uma empresa americana e teria negado tudo e só reafirmado os sucessos e as certezas. Aí está uma grande coisa a se aprender com os orientais. Transparência é muito.

Desperta atenção também a menção às redes sociais. Fiquei pensando nos jogos online de plantações, principalmente, além de outros no Orkut e Facebook que estão estourando de tantos usuários. Será nisto que a Square está de olho?

A gigante japonesa tem jogos para todos os consoles,  plataformas e aparelhos, incluindo os celulares e ipods. Online ou offline. O que falta? Só mesmo isto.

Agradeço mais uma vez ao bom amigo que enviou-me o link para esta notícia.

Deixe um comentário