O Final Fantasy XIII Fabula Nova Crystallis é o título sob o qual agruparão-se vários jogos da Square-Enix que têm em comum apenas o tema “cristais” e o mesmo universo, embora em mundos diferenciados.

Teriam também em comum a deusa da Morte, Etro, presente em XIII liderando a porta que os fal’Cies desejavam explodir com o excesso de luzes das mortes simultâneas dos cidadões de Coocon e presente também em Versus, desde o primeiro trailler?

Apenas relembrando, esta é a Deusa Etro que aparece no trailler de Versus. Veja e compare com a imagem acima do logo de Fabula Nova Crystallis:

A exemplo da compilação para o Final Fantasy VII além dos títulos já anunciados, outros podem surgir sob a mesma “aba”, dependendo do menor ou maior sucesso da série.

Até o momento fazem parte de Fabula Nova Crystallis:

Final Fantasy XIII – já lançado – PS3 e Xbox360
Final Fantasy Versus XIII – Próximo título a ser anunciado, até o momento exclusivo para PS3
Final Fantasy Agito XIII – Título seguinte à Versus, para PSP

A Square-Enix licenciou o nome Final Fantasy Haeresis XIII , mas não há nenhuma informação sobre este.

Rumores indicam também a possibilidade de um FF XIII-2, até porque alguns assuntos do XIII ficaram inconcluidos ou, sua conclusão deixou a desejar. Não seria legal ter uma continuação da estória da Vanille e Fang? E quem não gostaria de enfrentar o Titan de Pulse? Eu quero!!! rsrs

Os diretores da Square-Enix desejam recriar o sucesso da compilação FFVII com o Fabula Nova Crystallis, com a expectativa de duração de 10 anos de novos lançamentos. Tudo depende da vendagem e torço para que acertem a mão em FF Versus.

Se há algo que a Square não teme é o novo. Sua franquia permanece na liderança porque em todos os títulos ela, se não consegue, ao menos tenta, uma renovação.

As informações já reveladas de Agito são sobre um jogo superior em enredo, qualidade gráfica, design e sistema de batalha. Um jogo que veio para inovar no PSP.

FFXIII bem ou mal foi uma inovação em diversos aspectos, assim como imaginos que será Versus, com seus cenários baseados em locações reais, roupas e objetos comuns e modernos, como carros, armas, postos de gasolina e prédios.

Poderemos abastecer nosso carro nestes postos de gasolina que funcionariam como save-points?

O cuidado que a Square está dando ao tempo, com cálculos físicos da movimentação das nuvens sugere, se não uma interferência do fator “tempo” na jogabilidade, ao menos um acabamento gráfico impecável.

O preciosismo deles com Versus parece ser quase obsessivo. As roupas dos personagens foram desenvolvidas por uma grife japonesa real, a Roen. Roupas reais foram elaboradas com base nos desenhos. Veja:

(Acabei de ir no site da Roen. Olha só o nome da coleção deles para a primavera/verão 2010: Death! hahaha De onde será que veio a inspiração? lol)

Já foi dito pelo Nomura que será espaço aberto a ser explorado, com monstros visíveis e invisíveis, diferentemente de XIII em sua maior parte, mas também foi dito que seguirá algo da linearidade deste e isto no sentido de que haverá uma estória a ser seguida e não no sentido de “engessamento” do jogo.

Cogitei em post anterior minhas teorias sobre o enredo de Versus. Acredito que a estória será diferente e pouco usual, com os deuses do sono e da morte tendo papéis decisivos. Alguém está dormindo ou morto no game, se não todos. Empolgante só de pensar, imaginem na hora de jogar!

A música de Yoko Shimomura, responsável pela trilha de Kingdom Hearts e Parasite Eve (entre outros) também será uma renovação para a série.

Sobre o sistema de batalhas, este é o maior mistério de Versus até o momento, muito já se disse, mas de fatos mesmo temos apenas a informação de que será semelhante à Kingdom Hearts, com um elemento de um FF não identificado.

Algumas pessoas cogitam que este jogo possa ser o FFVII – Dirge of Cerberus e outras apostam em Parasite Eve, mas são apenas teorias.

Seja como for, olhando para o passado da equipe que atualmente desenvolve Versus e que já trabalhou com Kingdom Hearts, Adventure Children e Dirge, podemos esperar batalhas cinematográficas, longas, sem transição entre cenários (e isto já foi confirmado por Nomura) em um estilo praticamente similar aos jogos de ação ou aventura, mas sem perder a praticidade tradicional de todos os Final Fantasys anteriores.

Em FFXIII algumas lutas são empolgantes e cheias de adrenalina. Quem não saiu com o coração disparado após matar o primeiro Adamantoise que conteste. : D

Acho que podemos esperar por um Versus com batalhas ainda mais dinâmicas em um jogo longo e explorável, com uma estória bem construída e personagens cativantes. A fila de fãs de Noctis já é longa agora, imagino depois! Vou ter trabalho para assegurar a exclusividade (vai sonhando, Neiva). lol

Por tudo que já vi e analisei, estou otimista com relação não apenas à Versus, mas à toda a compilação Fabula Nova Crystallis.

Creio que respiraremos totalmente aliviados logo após o lançamento do próximo título, com um grande sucesso assegurando a continuidade da série por muito tempo.

Contei com a ajuda de um amigo que não deseja ser identificado para a coleta e análise de todas estas informações e sou muito grata a ele.

😀

Deixe um comentário