Inicialmente planejado para celulares, Final Fantasy Agito XIII é um dos três projetos anunciados pertencentes a Fabula Nova Crystallis.

Durante o desenvolvimento o jogo sofreu muitas mudanças daquilo previsto inicialmente. Com a encorpada do projeto e vendo a possibilidade de criar um jogo realmente incrível, a Square-Enix transferiu o desenvolvimento do jogo para o PSP, tendo como meta produzir o melhor JRPG dessa geração de portáteis, esperando que esse dite o estilo do gênero para esse mercado no futuro.

Poucas informações foram reveladas sobre o jogo até então:

Nossos personagens serão estudantes de magia da escola Akademia onde se formaram Agitos.

O sistema de batalha apresentado nos trailers até então já foram totalmente revisados e alterados, porém a Square ainda não revelou como ficou o resultado após essas mudanças.

Outra expectativa sobre o jogo está em sua estrutura. O jogo contará com um mundo open world onde nossos personagens poderão viajar de airship e chocobos.

Para a estória os produtores pensam em um tom um pouco mais pesado do que a série costuma ter, em que será possível ver cenas mais fortes como pessoas sendo queimadas durante conflitos.

Outro aspecto curioso sobre o projeto é que ele terá suporte on-line que provavelmente permitirá que jogadores participem de sidequest juntos. Entretanto nenhuma informação concreta foi revelada pela Square.

Trabalham no jogo o mesmo time que trabalhou no Final Fantasy Crisis Core e Parasite Eve 3th com Yoshinori Kitase como produtor e Hajime Tabata como diretor.

Para o jogo também foram escalados diversos roteiristas e caracters designers devido ao fato dele ter uma estória extremamente longa e quantidade muito grande de personagens.

Sendo o principal fator de Agito XIII ter sido planejado para ser o último dos três jogos anúnciados da Fabula a chegar o mercado, devido a quantidade elevada de personagens e de duração da sua estória, a empresa pensa que será mais fácil para os jogadores digerirem as informações contidas no jogo depois de terem vivido as experiências de FFXIII e FF Versus XIII.

O vídeo mais recente e oficial do game é este:

Mas quem se interessar, veja este daqui também (2o vídeo). É mais antigo, mas com uma qualidade que cair o queixo. Confira!

Texto de Daniel, que sabe tudo sobre a série Final Fantasy e é quem fará a Retrospectiva FF que começará a ser postada daqui há poucos dias.

Ps.: Por motivos profissionais estarei off-line à partir de hoje, 10/08, daqui, do email e do msn. Se tudo correr, retorno ainda esta semana. Abraços a todos.

Deixe um comentário