WhatsApp

 Grupo da Itinerante no WhatsApp

Amigos, este blog está em pausa, se momentânea ou eternamente não sei ainda. Vai depender de aparecer um game que me instigue a fazer novas postagens.

Mas eu e meus amigos continuamos na ativa, conversando muito sobre games e nerdices em nosso grupo no WhatsApp.

Este post é só para convidá-los a se juntar a nós. Para falar dos Finais Fantasys, Zelda, Pokemon, Dragon Quest, Persona ou de qualquer outro game ou tema que queira. Sempre tem alguém que joga, já jogou ou quer jogar. rs

Agora que praticamente todos já terminaram o Final Fantasy XV nós estamos comentando livremente a história, mas se alguém que ainda não finalizou entrar é só pedir que interrompemos os spoilers.

Então, caso queira se juntar a nós, basta clicar na imagem.

sábado, 25 de setembro de 2010

(FFXIV) Sistema de fadiga: censura chinesa em games ocidentais???


Não sei se vocês lembram, mas postei aqui durante a TGS a notícia de que a Square-Enix havia associado-se à uma empresa chinesa para distribuição do FFXIV por aquelas bandas. Uma tal de Shanda Games que havia comprado 8 dias antes uma empresa produtora de MMORPG's. Nada contra, apenas achei uma grande coincidência dois negócios ocorrendo praticamente juntos e isto às vezes é sinal de "operações casadas", de coisas que parecem não estar ligadas, mas na realidade são uma só coisa. Enfim...

Agora estava lendo no site Rock Paper Shotgun sobre um rumor esquisito que está correndo o mercado relativo à FFXIV.

Aparentemente a versão japonesa contém palavras em chinês, algo como a versão americana conter palavras em francês, como se houvesse tivesse sido desenvolvido originalmente em chinês e traduzido - com falhas - para japonês.

Isto está levando algumas pessoas a acharem que FFXIV foi, na realidade, totalmente desenvolvido na China e não no Japão.

O que reforça a teoria é um tal de sistema de fadiga presente em todas as versões de FFXIV. Funciona assim, pelo que entendi: se jogar com um mesmo personagem durante mais de 8 horas NA SEMANA, aquele personagem parará de ganhar experiência. Algo como um bloqueio de tempo no jogo, de acordo portanto com a legislação chinesa, que limita o tempo que os jogadores podem ficar online.

Para quem não sabe, a China não é uma democracia como o Brasil e os EUA e sim um país comunista, cujos habitantes vivem sob leis ditatoriais, autoritárias e inflexíveis. A imagem deste post é bastante conhecida e trouxe para relembrar o país do qual estou falando.

Segundo o post da RPS mencionada acima, um porta-voz da Square-Enix falou à Famitsu, explicando assim:

"Queríamos introduzir um sistema para premiar os jogadores que não têm muito tempo para jogar. Talvez pareça que estamos colocando usuários jogando em longos períodos em desvantagem, mas a idéia é realmente deixar o jogo por curtos períodos ser viável.

Pergunta: Isso não vai causar alguma preocupação entre os jogadores que jogam por mais tempo?

Nós queremos que esses jogadores experimentem classes diferentes. Se você mudar de classe a fadiga não afeta você, então você poderia tentar classes não-combatentes também. Você realmente tem mais opções de jogar agora como você pode fazer mais personagens."


Uma pérola, não é mesmo?

Não li isto quando foi publicado na Famitsu, não vi ainda nada sobre este sistema de fadiga e estou escrevendo todo este post com base no que foi publicado por este site, Rock Paper & Shotgun, que leio já há algum tempinho, mas que não conheço profundamente. Espero, do fundo de meu coração, que tudo seja fake!

...


Bem... Caso seja verdade...

Estou pouco me importando o local onde foi desenvolvido e se a Square-Enix quer entrar naquele mercado (que é gigantesco em MMOs!) eu acho até legal. Os chineses merecem toda a alegria que puderem adquirir.

Agora...

Nós, ocidentais, sermos vítimas da censura da China, condicionados a só poder jogar FFXIV durante 8 horas NA SEMANA, já é outra coisa, beeeeeemmmmmmmmmmmm diferente!!!

Tava bom demais para ser verdade!!!

Ps.: Googei agora "fatigue system FFXIV" e é verdade. Muitas páginas falando sobre o assunto. :(((((( 

...

ATUALIZAÇÃO 1:

Leiam aqui uma reportagem da BBC sobre a restrição de tempo para games online na China.





ATUALIZAÇÃO 2:

Após consultas a vários jogadores de MMOs, percebi que a maior parte não se incomoda com esta limitação, algo que não entendo direito, mas... já que é assim...

0 comentários:

Posts relacionados: