Pular para o conteúdo principal

(FFXIV) Sistema de fadiga: censura chinesa em games ocidentais???


Não sei se vocês lembram, mas postei aqui durante a TGS a notícia de que a Square-Enix havia associado-se à uma empresa chinesa para distribuição do FFXIV por aquelas bandas. Uma tal de Shanda Games que havia comprado 8 dias antes uma empresa produtora de MMORPG's. Nada contra, apenas achei uma grande coincidência dois negócios ocorrendo praticamente juntos e isto às vezes é sinal de "operações casadas", de coisas que parecem não estar ligadas, mas na realidade são uma só coisa. Enfim...

Agora estava lendo no site Rock Paper Shotgun sobre um rumor esquisito que está correndo o mercado relativo à FFXIV.

Aparentemente a versão japonesa contém palavras em chinês, algo como a versão americana conter palavras em francês, como se houvesse tivesse sido desenvolvido originalmente em chinês e traduzido - com falhas - para japonês.

Isto está levando algumas pessoas a acharem que FFXIV foi, na realidade, totalmente desenvolvido na China e não no Japão.

O que reforça a teoria é um tal de sistema de fadiga presente em todas as versões de FFXIV. Funciona assim, pelo que entendi: se jogar com um mesmo personagem durante mais de 8 horas NA SEMANA, aquele personagem parará de ganhar experiência. Algo como um bloqueio de tempo no jogo, de acordo portanto com a legislação chinesa, que limita o tempo que os jogadores podem ficar online.

Para quem não sabe, a China não é uma democracia como o Brasil e os EUA e sim um país comunista, cujos habitantes vivem sob leis ditatoriais, autoritárias e inflexíveis. A imagem deste post é bastante conhecida e trouxe para relembrar o país do qual estou falando.

Segundo o post da RPS mencionada acima, um porta-voz da Square-Enix falou à Famitsu, explicando assim:

"Queríamos introduzir um sistema para premiar os jogadores que não têm muito tempo para jogar. Talvez pareça que estamos colocando usuários jogando em longos períodos em desvantagem, mas a idéia é realmente deixar o jogo por curtos períodos ser viável.

Pergunta: Isso não vai causar alguma preocupação entre os jogadores que jogam por mais tempo?

Nós queremos que esses jogadores experimentem classes diferentes. Se você mudar de classe a fadiga não afeta você, então você poderia tentar classes não-combatentes também. Você realmente tem mais opções de jogar agora como você pode fazer mais personagens."


Uma pérola, não é mesmo?

Não li isto quando foi publicado na Famitsu, não vi ainda nada sobre este sistema de fadiga e estou escrevendo todo este post com base no que foi publicado por este site, Rock Paper & Shotgun, que leio já há algum tempinho, mas que não conheço profundamente. Espero, do fundo de meu coração, que tudo seja fake!

...


Bem... Caso seja verdade...

Estou pouco me importando o local onde foi desenvolvido e se a Square-Enix quer entrar naquele mercado (que é gigantesco em MMOs!) eu acho até legal. Os chineses merecem toda a alegria que puderem adquirir.

Agora...

Nós, ocidentais, sermos vítimas da censura da China, condicionados a só poder jogar FFXIV durante 8 horas NA SEMANA, já é outra coisa, beeeeeemmmmmmmmmmmm diferente!!!

Tava bom demais para ser verdade!!!

Ps.: Googei agora "fatigue system FFXIV" e é verdade. Muitas páginas falando sobre o assunto. :(((((( 

...

ATUALIZAÇÃO 1:

Leiam aqui uma reportagem da BBC sobre a restrição de tempo para games online na China.





ATUALIZAÇÃO 2:

Após consultas a vários jogadores de MMOs, percebi que a maior parte não se incomoda com esta limitação, algo que não entendo direito, mas... já que é assim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) TÁ TUDO AQUI! (detonados, história, summons, mapas, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

           Responsável: Neiva  - Posts:  Neiva , André  - Colaboração:  Emanuel Traduções: Bruno , Jackson ,  Mário , Thiago , Bruno B. LEIA ISTO PRIMEIRO  SOBRE FFXII Itens perdíveis e dungeons não retornáveis História completa em português   O filme completo em inglês TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS BR O mundo de Ivalice Raças MONTANDO A EQUIPE Personagens Como combinar classes Simulador de combos de classes SISTEMA DE COMBATE Equipe Killer Neiva   Sobre o sistema de combate e Gambits Equipe Killer André Todos os Gambits Todas as magias e técnicas MEU JOGO (NEIVA) Buffs e Debuffs Primeiras impressões Atributos Introdução Zodiac System e seu sistema de classes A Cidade Real de Rabanastre Drops raros com chains e monographs O Portão Leste Downtown EQUIPÁVEIS O Palácio R

(FF XII) Hunts (caçadas)

Por André Anastácio  A sidequest mais conhecida de Final fantasy XII com certeza é a caça aos 45 marks do jogo. Marks são monstros poderosos, que precisam ser eliminados para, de alguma forma, alguma pessoa ser beneficiada com isso.  Agora é hora demostrar como detonar essas missões paralelas. Verificando o quadro que fica nos bares das cidades (Rabanastre, Bhujerba, Baifonheim), você pode aceitar pedidos para caçar Marks. Eles vão aparecendo conforme seu Rank de caçador subir, e ele sobe conforme você mata mais Marks e inimigos. Aceitando um pedido, você deve ir falar com o cliente antes de sair para matar o monstro. Quando falar com a pessoa em questão, a mensagem "The Hunt Begins" aparece na tela, e aí é só ir caçar o bicho. E lembre-se de retornar ao cliente quando acabar a missão para pegar sua recompensa. P.S.: É altamente recomendável sempre dar steal (para roubar itens) nos monstros de caçadas pois alguns deles oferecem itens EXCELENTES e que você p

(FF XII) Espers (summons) e suas localizações

Por André Anastácio É importante lembrar como funcionam os Espers de Final Fantasy XII. Para obter um Esper, primeiro é preciso vencê-lo em combate (alguns serão encontrados ao longo da história e outros são opcionais) e após isso, associá-lo a algum personagem através do quadro de licenças. Quando for derrotado, o Esper irá aparecer disponível no quadro de licença de todos os personagens, mas apenas um poderá tê-lo. Sendo assim, é importante decidir qual Esper irá para cada personagem especialmente pelo motivo de os Espers poderem estar bloqueando espaços específicos do quadro de licença em alguns Jobs. Diferentemente da versão original, na Zodiac System os Espers utilizam a barra de Quickening (que ficam abaixo no nome dos personagens) ao invés de MP para serem invocados. Outra adição é o fato deles poderem ser diretamente controlados. Por poderem ser controlados, é possível utilizar seus ataques especiais sem precisar cumprir as (complexas) condições necessárias anteriormente.

(FF XII) Lista de todas as armas, status e localização

Por André Anastácio Lista completa das armas com seus status e localização Charge Time se refere a velocidade da arma. Armas que são obtidas através do Bazaar estão apenas com o nome com que elas aparecerão lá. Um guia detalhando os passos para montá-las será feito em breve. Obs 1 - Dados tirados da Wikia do jogo, alguns estão sujeitos a alteração pois podem não estar corretos. Obs 2 - A maior parte das armas que estão em baús não possuem 100% de chance de aparecer. One-Handed Swords Oferecem um bom balanço entre velocidade, consistência e poder. Assim como todas as armas de uma mão (One-Handed), permitem o uso de escudo. Dano é calculado baseado na Strength (força) do personagem, ataque da arma e defesa do alvo. Todas elas, exceto a Stoneblade, adicionam +5 de evasão. Jobs que podem utilizá-las - Knights (todas elas), Time Battlemage (apenas algumas, precisa de Esper) e Bushi (apenas a Bloodsword, precisa de Esper). Fórmula de dano Mithril Sword Attack - 14

Genshin Impact Patch 3.1 - Data de Lançamento e Novo Trailer

O novo Patch de Genshin Impact recebeu um novo trailer que confirma parte dos novos personagens jogáveis e dá importantes detalhes sobre a progressão da história da nova região: Sumeru. A programação de Banners será a seguinte: Cyno e Venti serão os dois personagens 5 ★ presentes na primeira onda de Banners. A nova personagem 4 ★, Candace, também estará presente em ambos os Banners. A segunda onda de Banners contará com Nilou e o retorno de Albedo. Informações sobre os personagens 4 ★ ainda não foram reveladas. Além disso o novo Patch contará também com novas quests da história principal, novos eventos, a presença do temido Scaramouche e mais informações sobre a Archon Dendro: Nahida. O novo Patch está previsto para o dia 28 de Setembro e o game está atualmente disponível para iOS, Android, PC, Playstation 4 e 5. Uma versão para Nintendo Switch foi anunciada mas ainda não possui data definida.