Conforme prometido, volto (mais cedo do que imaginava) com uma notícia relevante que é o lançamento de um autêntico JRPG para consoles atuais – no caso, o PS3. Até onde sei este é o primeiro JRPG a ser lançado desde Resonance of Fate, em 26/03/10.

Estava tão concentrada na Square e em Versus, que este jogo passou despercebido na E3 2010. Obrigada ao Jeff por indicar-me dentro dos comentários. 😀

Atelier Rorona é o quarto da série Atelier. Os anteriores foram Atelier Iris 1, 2 e 3, todos para Playstation 2, com releases em 2005, 2006 e 2007.

Eu joguei dois destes Ateliers Iris. Não teria jogado o segundo se não tivesse achado o primeiro ao menos satisfatório. De fato, embora tenha suas limitações e não tenha considerado o máximo em RPG, são jogos com um encanto suave e nostálgico e para quem gosta, como eu, de “cooking” é, com perdão pelo trocadilho, “um prato cheio”. rs

Gamespot deu nota 6 ao jogo, com vários elogios à parte gráfica e ao sistema de “cooking”, mas com restrições aos prazos limitantes para tarefas. Os usuários foram mais generosos, com nota 8,6. Segue tradução de sua review:

“Gamespot Review de Atelier Rorona: O Alquimista de Arland

Atender a prazos e exploração superficial prejudicam a diversão deste jogo role-playing focado em crafting.

O Bom

* Sólido sistema de crafting
* Personalização de artes
* Encanto visual
* Boa música.

O Ruim

* Sistema de Restrição de prazos
* Raso, exploração ofuscada
* Combate fraco.

Atelier Rorona: O Alquimista de Arland é um role-playing game que coloca um sistema de crafting viciante na sua frente, permitindo que você crie vários itens e equipamentos customizáveis. a primeira incursão da série em 3D convida-o a explorar, com personagens em cel-shaded e ambientes incríveis que atraí-lo com uma estética pintada. Infelizmente, um limite de tempo estraga a aventura autoritária, mantendo-o tão focada em prazos que você se esforça para jogar como puder.

O simples sistema de crafting permite que você faça uma variedade de itens.

Você está escalado como Rorona, uma jovem aprendiz de alquimia que trabalha no pequeno reino de Arland. Por causa da extrema impopularidade do seu senhor, o rei decidiu fechar sua oficina a menos que você possa melhorar a sua reputação por crafting para o reino. Você faz amizade com vários personagens excêntricos para a aventura incluindo um bardo que tenta seduzi-la e uma cozinheira que luta com uma panela gigante de fritura. A história é bastante previsível e, por vezes estranho, com vários personagens fazendo piadas pervertidas, a expensas do Rorona. No entanto, também é ótimo em alguns pontos, abrangendo amizades de longa data e brotação romances em histórias paralelas personagem.

Um sistema de elaboração de satisfação está no cerne da jogabilidade. O jogo é dividido em 12 tarefas, com cada uma medindo 90 dias. Embora a maioria das atribuições de lhe pedir para fazer itens básicos, mantêm-se difícil porque os envios são graduais, que o incentiva a criar produtos melhores. O sistema de crafting é fácil de usar, incorporando um sistema de ranking para ingredientes que determina a qualidade de um item. Quanto maior a qualidade de um item, mais provável que você possa desbloquear o seu efeito, o que você aciona usando o item. Há muitos efeitos, incluindo habilidades especiais e boosters stat. Por exemplo, você pode aumentar significativamente a capacidade de uma pomada de cicatrização de recuperação ou o poder destrutivo de uma bomba. Cada ingrediente também carrega uma característica, que é um rótulo como “fedorento” ou “aromático”. traços opostos se anulam mutuamente, mas os itens de fusão com a mesma característica reforça o efeito do produto final. É preciso muita habilidade para criar itens poderosos traços de gestão, e o processo se torna viciante empurrando você para produzir bens de qualidade superior.

O jogo inclui uma grande variedade de itens para fazer, incluindo alimentos, ferramentas e bombas. livros de alquimia desbloquear as receitas adicionais e é divertido para pesquisar textos raros. Apesar do grande volume de itens, você geralmente está preso elaborando os mesmos objetos para passar a sua atribuição. Isto é devido ao prazo estrito, que é severamente limitada. O prazo final se aproximando, muitas vezes o impede de explorar, porque tudo – de sintetizar uma torta para andar entre os mapas – dias custos. Você pode facilmente perder o prazo, se você explorar com muita freqüência, mas se aventurar muito pouco pode deixar você fraco para a próxima área, o que é frustrante. Esse fator tempo tem um impacto sobre side quests, também, porque reduz o número de empregos que você pode fazer enquanto ainda deixando tempo suficiente para artesanato para a sua atribuição ou explorar.

Exploração é mundano, mas pelo menos você fica fora da oficina, para que possa recolher os ingredientes. O jogo inclui nove regiões, cada um dividido em uma série de mapas. Cada mapa apresenta os itens que ela contém e as marcas de todos os pontos de encontro, por isso é fácil de conseguir o que você está procurando. Infelizmente, você não vai encontrar muita interatividade e desafio na exploração, puzzles envolvem pouco mais do que usar bombas para limpar o caminho. Alguns dos mapas implementam diversos caminhos, mas que rapidamente levam a becos sem saída, a exploração ainda é muito linear. O aspecto mais irritante é a incapacidade de sintetizar em campo, o que obriga você a retornar para a oficina quando você ficar sem espaço para itens. Você também pode encontrar alguns bugs, como uma corrida de repolho realizado em uma tela preta que não vai deixá-lo passar.

Um sistema de personalização de base permite que você faça artes distintas. Seu objetivo é sintetizar os itens de qualidade dos equipamentos, que pode levar a um ferreiro para forjar para você. Por exemplo, você pode criar uma única peça de armadura em pano com boas características, tais como “demônio repelir” ou “infligir veneno”, que passam para a armadura resultante através de forjamento. Usando itens com características raras também destrava habilidades escondidas, tornando assim a sua arte personalizada ainda mais exclusiva. Apesar de ser divertido para projetar sua própria engrenagem, inimigos pushover torná-lo amplamente desnecessário.

O combate sem frescuras de Atelier Rorona baseado em turnos fica repetitivo rapidamente, em parte porque você repetidamente se enfrentam inimigos paleta trocado ataques que compartilham. Um punhado de aptidões e um indicador elementar fornecem uma quantidade mínima de profundidade. Usando uma habilidade básica elementar aumenta o calibre, permitindo-lhe acionar habilidades avançadas que correspondem ao elemento ativo. Essas habilidades avançadas são poderosos, mas discutível, porque a maioria dos inimigos morrem antes de levantar o indicador. O sistema de apoio é mais útil, permitindo-lhe provocar ataques de seus aliados extra após ter recebido danos, o que acelera o combate.

Um projeto bonito, personagem cel-shaded destaca estilo único do jogo. Modelos mover fluidamente e usam trajes adoráveis, e eles usam magias chamativo para enfeitar o combate. O desenho dos personagens e texturização ambientais parecem pintados, proporcionando um visual fantástico que é acompanhada por música celta peculiares. Solos de guitarra lentos e melodias batalha turbulenta adicionar à atmosfera alegre e fazem a perspectiva de exploração mais tentadora. A maioria voice-overs não são muito melodramático, mas você provavelmente vai querer desligá-los para evitar a choramingosa Rorona.

O argumento principal é de 15 horas de duração, o que é breve para o gênero. Personagem side quests e várias terminações encorajam a repetição, de passagem, mas finais são limitadas a um punhado de fotos arte, que é desanimador. Uma nova opção de jogo-plus mantém o seu dinheiro e enciclopédia item, mas complica a longevidade, removendo tudo o resto – incluindo as artes e as receitas. Você também perderá os seus níveis de aventura, que o obriga a marchar através dos monstros mesmo nos mesmos mapas básicos antes que você possa avançar para áreas avançadas.

A agradável música acentua sistema Atelier Rorona de alquimia viciante, mas a exploração e combate sentir negligenciado. A dureza do prazo ofusca tudo, impedindo-o de jogar como quiser, porque você está constantemente abafada pelo relógio. Embora Atelier Rorona: O Alquimista de Arland seja uma aventura encantadora, sua simplicidade austera e prazos são chatos e limitam o jogo.”

Bem. Pode não ser um FF da vida, mas é um JRPG e encantador. 😀

Vicente Law (obrigada!) mandou-me por email o link de um post do Destructoid que gostei muito, sobre a situação atual dos JRGPs. Vale a leitura:

Se você ama isto, mude isto: JPRGs

0 comment

Daniel Orochi 01/03/2012 - 16:28

Comprei o Atelier Totori Limited Edition continuação do Rorona, gostei bastantem, primeiro porque o jogo roda em 1080p os graficos ficam bem bonitos, e segundo pelo esquema de criação de itens, a proposta dele é esta criar itens ir atras de materias, voce pode focar em batalhas mais do que o outro, mas se quer manter a ideia de criar coisas da também como o anterior. Quando termina-lo vou jogar o Rorona como um Origins rs depois quando lançarem em ingles o 3 (Meruru) vou compra tb

Reply

Deixe um comentário