WhatsApp

 Grupo da Itinerante no WhatsApp

Amigos, este blog está em pausa, se momentânea ou eternamente não sei ainda. Vai depender de aparecer um game que me instigue a fazer novas postagens.

Mas eu e meus amigos continuamos na ativa, conversando muito sobre games e nerdices em nosso grupo no WhatsApp.

Este post é só para convidá-los a se juntar a nós. Para falar dos Finais Fantasys, Zelda, Pokemon, Dragon Quest, Persona ou de qualquer outro game ou tema que queira. Sempre tem alguém que joga, já jogou ou quer jogar. rs

Agora que praticamente todos já terminaram o Final Fantasy XV nós estamos comentando livremente a história, mas se alguém que ainda não finalizou entrar é só pedir que interrompemos os spoilers.

Então, caso queira se juntar a nós, basta clicar na imagem.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

(Fabula Nova Crystallis, FFXIII, Versus e Agito) Entendendo a mitologia - Parte 5 - Barthandelus = Lindzei?

"Coocon é uma fábrica, construida por fal'Cie.
Uma fábrica para produção em massa de escravos humanos"
Barthandelus em Palamecia.

Uma corrente de fãs defende a teoria de que Barthandelus seja Lindzei e ele próprio diz que Coocon foi criado por fal'Cies.

O criador de Coocon é importante porque altera toda a mitologia e estória de FFXIII.

No texto anterior achei que a teoria não era possível porque Lindzei atacou Pulse, matando milhares de pessoas, algo que é proibido aos fal'Cies, de forma que Lindzei não poderia ser o fal'Cie Barthandelus.

Hoje de manhã percebi que há uma falha naquele raciocínio. O texto "Tomorow" de Episode Zere, que narra o ataque, não diz que foi Lindzei e sim um monstro vindo de Coocon. De fato, acredito que se fosse Lindzei, teria sido dito. Não há mais qualquer referência a esta fera.

Não poderia ser um fal'Cie, pelo mesmo motivo, de não poderem matar seres humanos. Se o ataque não foi feito por Lindzei e sim por uma fera, que não era fal'Cie e nem um Deus (por não haver referências a outro Deus), só poderia ser ou um monstro genuíno (que não existe em Coocon, mas que poderia ter sido criado por Lindzei) ou humanos l'Cies transformados pelos fal'Cies.

Assim como criaram Ragnarok para derrubar Coocon, tendo como alvo principal a destruição de Orphan, os fal'Cies poderiam ter criado outra fera similar, tendo como alvo a destruição de Pulse.

Achei muito esquisito este ataque à Pulse, por ter decorrido antes da Guerra das Transgressões. Qual o sentido destas mortes? Não poderia ter sido a primeira tentativa de abertura da Porta das Almas?

Vejo os acontecimentos históricos de FFXIII em duas opções:

a) Se Coocon foi criado por Lindzei e em esta sendo uma deusa, nada impediria que criasse um monstro que fizesse este ataque e toda a teoria do texto anterior permanece. A criação de Coocon nada teria a ver com o desejo dos fal'Cies de reencontro com The Maker e a idéia de sua destruição surgiu depois.

b) Se Coocon foi criado por Barthandelus, o objetivo desta criação pode ter sido realmente o de preservar grande parte do povo de Pulse em um paraíso enquanto a outra parte seria sacrificada para "arrombar" a Porta das Almas. Este plano teria falhado, talvez por existirem poucas almas em Pulse e não terem sido suficientes para abrir a Porta das Almas. Somente então os planos teriam mudado e a destruição de Coocon idealizada.

Mas, Barthandelus poderia ter sido Lindzei?

Ele poderia ter assumido a forma de Lindzei. Perfeitamente possível. E criado Coocon. Depois transformado um ou mais humanos em uma fera como Ragnarok que atacou Pulse. Nada impede.

Lindzei então não teria provocado com suas próprias mãos qualquer destruição humana, portanto, não teria havido transgressão à regra de existência dos fal'Cies.

Os Analects são textos escritos pelos humanos de Pulse, de acordo com o que acreditavam ser a verdade. É o seu ponto de vista, como viram, como perceberam os acontecimentos e não necessariamente a verdade.

A restrição à esta teoria é a existência de fal'Cies de Coocon. As marcas dos l'Cies de Pulse e Coocon são diferenciadas, confirmando a existência de dois tipos deles:

Esta é a marca dos l'Cies criados por fal'Cies de Pulse. 
É a marca de todos da equipe, incluindo Vanille e Fang e também Serah.
Todos foram transformados em l'Cies pela fal'Cie Ânima, de Pulse.

(Ânima era a fal'Cie protetora de Oerba e transformou Vanille e Fang em l'Cie para que destruissem Orphan e assim derrubassem Coocon. Posteriormente transformou os demais com o foco da destruição de Coocon. )


Esta é a marca dos l'Cies transformados por fal'Cies de Coocon. É a marca que Cid Raines trazia na mão direita e depois, como Cie'th, no peito:



A marca muda de forma com o tempo e quando chega à última forma, se o foco não é cumprido, o humano transforma-se em Cie'th. Cid Raines apressou a transformação para escapar de seu destino.

Fal'Cies não tem poder para criar outros fal'Cies. Se os fal'Cies de Coocon existem, foram criados por um Deus. Não foi The Maker, pois já tinha partido quando Coocon foi criado. Portanto, só pode ter sido Lindzei.

A única opção de que Barthandelus fosse Lindzei é se ele não fosse um fal'Cie e sim um Deus, ou seja, se Lindzei fosse Barthandelus e não o inverso.

Isto não é possível. Se fosse um Deus, nada disto teria sido necessário. Ele não estaria atado à limitação dos fal'Cies de não matar humanos. E também, seria uma contradição, porque ele desejaria reencontrar seu criador se não tivesse sido criado por este?

O próprio Barthandelus diz na primeira luta, ao se apresentar, que é o chefe dos fal'Cies de Coocon.

Só se os fal'Cies de Coocon fossem  fal'Cies de Pulse "reconvertidos".


Coocon é onde moram os escravos de Lindzei.
É o inimigo de toda vida que promovida pela sagrada mão de Pulse.
Assim nossos fal'Cies determinaram a vontade de Pulse,
Escolheram l'Cies e deram-lhes um foco:
tornar-se Ragnarok e promover o fim de Coocon.
E assim o animal levantou-se, derrotando fal'cies da odiosa Lindzei
e preparada para rasgar Coocon.
Mas Sua Providência traiu nossas l'Cies
drenando a força de Ragnarok, seu foco apenas metade concluído,
 as l'cies foram levadas para o território inimigo
por Barthandelus, amaldiçoado seja o seu nome.
E a deusa disse:
"L'Cies que descansam em Coocon vão despertar,
 não importa quanto tempo vai demorar e Ragnarok vai subir novamente,
para rasgar a terra de seu assento no céu. "
Sua palavra ... é absoluta.


Qual versão você escolhe?

Tua cabeça já está esfumaçando? A minha está. rsrs

0 comentários:

Posts relacionados: