OnLive é uma espécie de console sem HD, com os jogos guardados em servidores “nas nuvens” e acessado online no instante em que se joga. Ele consiste apenas em um dispositivo pequeno que se encaixa na saída USB (uma espécie de modem, como os modens do 3G), um controle e cabos para ligar à TV, recarregar, etc.).

Serve para jogar todos os games PS3, Xbox360, Wii, etc… através de um aluguel (US$ 9,99 na maioria), prometendo ser um forte concorrente aos consoles tradicionais.

Empresas que já são fornecedoras do sistema:  Eletronic Arts, Take-Two, Ubisoft, Epic Games, Atari, Codemasters, THQ, Warner Bros, 2D Boy, Eidos Interactive e Sega. Square também. Veja aqui a lista de jogos disponíveis neste início: OnLive.

Por enquanto é só uma promessa. Como os jogos ficam armazenados em servidores, requer uma conexão forte para isentar de lags. Idealmente 4 mb, reais. Todos sabemos que uma coisa é o potencial da largura de banda e outra é o que conseguimos navegar.

Nos EUA, onde foi lançado, algumas localidades já tem uma boa velocidade, mas a maior parte ainda sofrerá um pouco se quiser usufruir desta tecnologia.

Dizem que a net 4G estará disponível em poucos anos lá e aqui em um pouco mais de tempo.

Este é um produto para a 4G. E quando existir…

Microsoft e Sony terão que se preocupar, muito seriamente.

Se bem que àquela época, certamente os jogos em disco serão lembrança do passado como os saudosos 5 1/4 são hoje.

Jogos “nas nuvens” serão a realidade. Jogos por download já são cada dia mais comum. Ah sim, por falar nisto, 3rd Birthday estará disponível para baixar via PSN. 😀

A nova geração com o Kinect, Move e 3DS ainda utilizam armazenagem local, mas talvez já a próxima geração não use mais DVDs e cartuchos, e com certeza na seguinte será realidade incontestável.

Comentário do Lucas:

É meio complicado. Pelo que eu li por ai esse sistema tem um monte de vantagens e desvantagens. Vamos lá:

Vantagens:
– Poder jogar em qualquer lugar. É só logar com sua conta e pronto, pode jogar em qq TV [com o aparelho] e PC [q tenha o programa do OnLive]
– Unificação dos consoles. Aquele sonho seu. 😀
– Várias possibilidades de compra [eu posso alugar o jogo por uns meses em vez de comprá-lo por exemplo]
– Pros fabricantes: ‘Fim” da pirataria [isso se um hacker não bloquear lá :p]

Desvantagens:
-Jogos mais caros: No comeco eles custam $50 [10 mais barato q no varejo] mas depois eles diminuem de preco mais devagar [enquanto nas lojas diminui mais rápido, ex: 2 anos depois nas lojas é 30, no OL 40], por causa da manutencão da rede
– Se der um problema lá nos servidores, ng joga. [é foda…]
– Precisa de uma boa net [oq já não é uma realidade no Brasil, muito menos em outros países, ex: África, alguns da Ásia…]. Talvez só acabe dando certo nos com boa net mesm enquanto o mercado de consoles vai sobreviver nos outros países.

É, tá complicado… Mas vamos esperar pra ver no q dá. 😀

Deixe um comentário