Square Enix é Call of Duty Edição Black Ops para o Japão: “Na semana passada soubemos que Call of Duty Black Ops estava enfrentando problemas de liberação na Alemanha . Hoje a Square Enix anunciou que a versão japonesa localizada terá alguns elementos removidos. Especificamente, todas as suásticas no modo zumbi serão substituídas pela Cruz de Ferro no Windows e na chamada home versões do console do jogo. Somente nas edições para o console título o símbolo nazista permanece intacto.

Este anúncio segue a notícia de algumas semanas antes, quando a Square Enix revelou que, de forma a cumprir com as proibições estabelecidas pelo conselho de classificação CERO, todas as cenas de desmembramento e “expressões de brutalidade” em uma cena de interrogatório especial seria retirado. Estes cortes se aplicam a todas as versões japonesas do jogo.”

Post do 1UP

ATUALIZAÇÃO 1:

(Os comentários que haviam aqui foram retirados até que eu entenda corretamente os motivos destes cortes.)

ATUALIZAÇÃO 2:

Resultado da pesquisa até o momento:

A EuroGamer informou que os cortes foram feitos para atender ao CERO organização japonesa que classifica os jogos por idades.

Mesmo com os cortes e substituição da suástica, CoD BOps recebeu classificação Z, dos jogos proibidos para menores de idade.

Ainda pelo que entendi estas modificações foram feitas, mesmo com a classificação Z já concedida, porque são proibidos no Japão os jogos que contenham desmembramentos de corpos e também, mas não apenas, de elementos de discriminação, sejam raciais, religiosas, etc., o que explica a retirada da suástica. Não entendi se os jogos apenas conteriam a expressão PROIBIDO ou se a venda seria proibida. (verificando)

A tradução é péssima, mas dá para ter uma noção do significado e para quem se interessar, aqui estão as regras, ou o código de Ética do CERO e aqui o sistema de classificação que utilizam.

Como a Square-Enix não é a desenvolvedora e apenas a produtora para o Japão, não lhe cabe a crítica que fiz dizendo que deveria ter pensado nisto antes de fazer o jogo e que era falta de planejamento, etc. etc. etc. 
Minha birra com ela e pressa dão nisto. sorry. 🙁

Deixe um comentário