sábado, 15 de janeiro de 2011

Final Fantasy Agito XIII: O que sabemos sobre ele?


Encontrei as informações que posto abaixo já há algum tempo, no wiki de Final Fantasy. Como eles não postam a fonte, não sei até que ponto estão corretas. Por outro lado, nunca encontrei nada muito errado lá. Acredito que seja tradução do que é dito em japonês em um dos trailers e decidi postar agora. Depois confirmamos ou não.

Tradução do conteúdo de Final Fantasy Agito XIII no Final Fantasy Wikia:

Final Fantasy Agito XIII é um jogo para PlayStation Portable, que ao lado de Final Fantasy XIII e Final Fantasy Versus XIII, faz a compilação Fabula Nova Crystallis. Revelado na E3 2006, o jogo oferece aos jogadores acesso ao universo Final Fantasy XIII". O jogo foi inicialmente anunciado para telefones móveis, mas foi re-anunciado para a PSP na DKS3713 2008.


Jogabilidade


O sistema de batalha no jogo é uma nova evolução do "Kai ATB", sistema que foi criado por Takatsugu Nakazawa de Final Fantasy X-2, e depois refinado em Crisis Core Final Fantasy VII . Ao contrário de Crisis Core, Agito é parte baseado em combates. Em vez de navegar através dos menus, as ações são mapeadas diretamente para as teclas de face para acesso rápido. Nakazawa diz que quer que seja a versão mais rápida da ATB já criado. Ele também suporta multiplayer ad-hoc e tem infra-estrutura para até três jogadores.

Assim como Final Fantasy XII, o personagem tem a opção de escolher o líder do seu partido, mas de forma diferente, permitindo-lhes alterar os membros do partido durante o jogo real.
Os personagens que conduzem a festa e que são jogáveis aparecerão acima do texto com a sua imagem e nome. Invocações também aparecem no jogo e desempenham um papel no crescimento dos caracteres e podem ser controlados como os Aeons de Final Fantasy X.

A estrutura do jogo é baseado em missões. Há também sub-objectivos de lutas na batalha. É mostrado no trailer da TGS 2010 que o jogo terá um mapa do mundo e o jogador pode montar um chocobo ou voar uma aeronave, não haverá encontros aleatórios e os monstros vagueiam em torno do mapa do mundo. Este novo trailer também mostrou também uma outra mudança da interface durante o jogo. O trailer também mostra que sai sangue de um inimigo sempre que ele é atacado.

Tabata diz que Agito é similar a 3rd Birthday dizendo que, enquanto eles são dois jogos diferentes em termos de conteúdo, a essência do que a equipe pode fazer na PSP em termos de jogabilidade é semelhante entre os dois jogos.


Ambiente


O mundo de Final Fantasy Agito XIII é chamado de Oriens e é composto de quatro regiões, cada um alimentado por um cristal. Os nomes das quatro regiões são Suzaku, Byakko, Genbu e Seiryu. Cada um dos cristais está em uma escola de magia chamada Peristylium, onde os alunos são treinados para se tornarem poderosos soldados e mágicos. O jogo se concentra em Peristylium Suzaku, localizado em uma ilha isolada do resto do continente.

Um tratado de paz chamado de "Pax Codex" foi assinado entre as nações em que estes cristais residem. Sob o comando do alto comandante Cid, Byakko quebra o tratado e começa a invadir as outras nações com o seu dirigível armado e l'Cies protegidos por armaduras mágicas. Ele consegue conquistar todas as nações, exceto Suzaku, onde se reune forte resistência devido à sua grande capacidade defensiva. Eles conseguem desativar o poder do cristal, no entanto, o que torna a maioria da nação impotente, exceto para doze alunos que continuam a ter o poder de seu pacto de cristal. Neste ponto, Cid tenta convencer o presidente da Rubrum para assinar um novo tratado para que deponham as armas, mas os alunos estão ocupados formando um plano chamado "Operação Apóstolo", que visa derrubar as forças Milites.

Tabata descreveu Agito como "um grande título que é formado a partir de uma variedade de conceitos" Estes incluem "Colisão de quatro fantasias (a visão do mundo)", "Killing correspondência entre magia e armas (de batalha)", "O ordinário e o fora do comum (os dois lados da realidade)."


Personagens


Doze personagens foram mostrados nesta arte de Nomura e o menino com as cartas de tarô supostamente vai ser um personagem muito importante (apelidado de cartão-kun). Embora muitos fãs especularam que o moogle que pode ser visto foi parte de XIII, a Square Enix negou esta afirmação e agora parece ser uma arma, semelhante às bonecas de Lulu em Final Fantasy X. Especula-se que o moogle é controlado por a menina com a flauta, que controla as coisas possivelmente através da música. Odin também foi revelado em imagens oficiais, eventualmente convocado pelo menino com as cartas de tarô.

Quando aparecem pela primeira vez no conceito de arte, os personagens pareciam ser chamados pelo nome das armas que usavam, e incluem um baralho de cartas de tarô, uma espada longa, uma katana, revólveres, uma espingarda, uma maça, um arco e flecha, uma lança, uma foice, uma extensão do flail, punhos nus e uma flauta. No entanto, o Agito XIII trailer do TGS 2010 revela os nomes dos personagens. Visto no trailer são oito: Ace, Trey, Sete, Cinque, Golem, Jack e Ifrit. Hajime Tabata, diretor do jogo, esclareceu que Ifrit e Golem são summons e podem ser convocados pelos jogadores. Não se sabe se esses nomes são os finais ou apenas nomes dados para fins de demonstração, com o jogador realmente dando nomes para os personagens.


Desenvolvimento

A imagem da bandeira possivelmente seja da summon Phoenix

O jogo foi inicialmente anunciado para telefones móveis, mas foi re-anunciado para a PSP na DKS3713 2008. Desenvolvedores declararam o motivo da mudança foi que eles não querem esperar para telefones celulares a ser avançado o suficiente para segurar o jogo. Segundo os desenvolvedores, a versão PSP do jogo estava planejado desde o início e foi concebido para ser revelado algum tempo depois dos progressos realizados na versão móvel.

Parece estar chamando mais atenção agora que foi anunciado para o PSP, desde jogos de celular não costumam chegar à América do Norte. A versão para celulares foi descontinuado. Junto com Versus, Nomura afirma que está passando Agito está em processo de dublagem no Japão.

Tabata disse em uma entrevista Famitsu que "está se tornando uma experiência intensa, poder disparar armas de fogo." Sobre o tema do multiplayer, ele acrescentou: "Agito XIII não vai ter o estilo padrão multiplayer de todos reunindo para jogar. Será um sistema multiplayer exclusivo para este jogo."

Equipe:

Diretor e roteirista: Hajime Tabata
Co-Diretor e Plano de Batalha: Nakazawa Takutsugu
Diretor de Arte: Naora Yusuke
Character Designer: Tetsuya Nomura
Compositor: Ishimoto Takeharu
Produtor: Yoshinori Kitase
Filme Diretor: Kazuyuki Ikumori


Etimologia
A palavra "agito" pode ser traduzido do latim para "Colocar em ação / movimento" ou "Eu proponho / faço" possivelmente referenciando que a jogabilidade do Agito será orientada para a ação ou talvez referindo-se à natureza móvel do jogo PSP.

...

Preparação para Conferência Square-Enix a todo vapor. :DD

1 comentários:

Isabel disse...

Ei Neiva o_o,vi uma imagem interessante sobre o Agito (Que agora é chamado de Type-O) é parecida com aquela imagem da lightning o_o http://m.mygames.pt/MediaCenter/media/images/ezine/final-fantasy-type-0-details-mg-n.jpg

Posts relacionados: