(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

by A Itinerante - Neiva
Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte

Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto?

Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360.

Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII.

A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar um final feliz às protagonistas Lightning, Vanille e Fang.

A expectativa era muito positiva. Eles falaram que seria um jogo desenvolvido para nós, seus fãs. Que corrigiria todos os erros e falhas do anterior: liberdade, mapas livres, volta das cidades, npc’s para conversarmos e pegarmos quests, etc, etc, etc.

Então recebemos um jogo ainda mais confuso do que o anterior, mapas corredores ou puzzles, excesso de escolhas com infinitos live triggers, cidades fachadas em que não existem casas para entrar, npc’s que só falam sobre a estória ou quests do enredo, uma party que não tem nada a ver com a party original, participação pequena dos personagens de XIII (apenas em CGs e muito rápidas), não solução dos problemas deixados abertos anteriormente e, pior de tudo, um final até o momento, não apenas extremamente infeliz, mas principalmente sem nexo, sem lógica, sem sentido. E que conclui com uma mensagem de “Continua”.

Continua onde? Em DLCs futuras? Em um XIII-3? No próprio jogo? Todos procuram o final feliz, inconformados. Não pode ser! Tem que estar ali em algum lugar. Estará em uma segunda finalização? Não. Nos 8 paradox endings? Não. Quando coletar todos os 160 fragmentos? Não. Quando refazer o jogo pela terceira vez, em velocidade alterada? Talvez.

Que confuso!!! Square-Enix calada e quando se pronuncia, diz:

“No final de Final Fantasy XIII o mundo foi quase completamente destruído. Em Final Fantasy XIII-2 queríamos oferecer ao jogador uma experiência de seguir a forma como o mundo é reconstruído ao longo de um longo período de tempo. É por isso que decidimos usar “Desejo de Rebirth” como tema para o Final Fantasy XIII-2 história. O tema tem dois significados: um é o renascimento do mundo devastado e os outros é o reencontro com Lightning, que desapareceu.

O ano passado viu muitos desastres – não só no Japão mas também em todo o mundo. Esperamos sinceramente que a história de Final Fantasy XIII-2 vai trazer esperança e coragem aos corações de muitas pessoas.” Fonte

Como assim ??? Como vai nos trazer esperança e coragem se tudo termina mal ??? Incompreensível.

Final Fantasy XIII-2 vendeu pouco mais de 500 mil unidades na primeira semana. O pior resultado de todos os tempos. Um fracasso estrondoso. Não é possível pensar em um XIII-3 com estas vendas. Fonte

DLC? Fãs contra. Seria suicídio da Square-Enix. Mais um, aliás. Só se for free e ainda assim…

Talvez tenhamos que lidar com este final. Não apenas de XIII-2, mas de Final Fantasy.

Um pouco antes do lançamento de XIII-2, algumas declarações de que os próximos RPGs poderão conter mais ação. Licenciamento de uso para motor utilizado em jogos de ação. Anúncio de game de ação em desenvolvimento.

Agora, rumores mencionam que FFXV será um MMO para Wii. Como??????????

De Versus nenhuma palavra até o momento.

Estes fatos, principalmente nos números de vendas, deixam claro que esta discussão não é mimimi de fã. Está acontecendo.

Minha impressão é de que a Square-Enix está tão perdida e confusa quanto nós. Ela quer sobreviver como empresa em um mundo onde os jRPGs estão perdendo espaço. Quer abarcar todos os consoles, todos os gêneros, expandir a presença globalmente cooptando mais jogadores ocidentais. E tenta tantas coisas ao mesmo tempo que nem sabe mais para onde está indo. E como consequência estão acabando com Final Fantasy.

E nós? O que fazemos agora?

Tenho oscilado bastante. As vezes acho que não devo jogar este FF, por princípio. Porque se jogar implicitamente estarei aceitando o que considero um desrespeito à série, aos personagens e aos fãs. Por outro lado, talvez seja a última oportunidade.

XIII-2 tem vários defeitos além do enredo caótico e infeliz. Mas também tem pontos positivos como a jogabilidade excepcionalmente atraente, música excelente, 150 monstros, algumas lutas de cair o queixo, durabilidade, etc…

Provavelmente jogarei. Talvez no Xbox360 e não mais com a versão Collection. Vamos ver. Ainda tenho um mês e meio pela frente para decidir se compro ou não.

E vocês?

Posts relacionados

43 comments

STRATO 23/12/2011 - 00:33

Para portáteis ela ainda tem boas promesas.Se tratando de consoles de mesa,não tenho mais muita esperança na Square.Principalmente agora com jogos ocidentalizados rsrsrs Será que ela esta deixando de acreditar em seu povo?

Mal conduzir a principal série que ela tem,FF,é praticamente declarar falência.Triste.
Na verdade eu estava cedendo o direito de comprar o mk2 que também sai em fevereiro,para dar lugar ao XIII-2,mas não vou fazer mais isso.Vou deixa pra comprar XIII-2 no meio ou final do ano :/

Reply
Zephyr 23/12/2011 - 02:05

Quando anunciaram XIII-2, logo me imaginei controlando Lightning, Snow, Sazh, Hope e alguns personagens novos, seja pra resgatar Fang e Vanille, seja em uma história nova, mas que fosse algo mais parecido e que relembrasse mais o jogo anterior, pq essa parada de viagem no tempo, é como disseram ae em baixo, completamente desnecessária. Sem falar em Noel + Serah + Monstro. Ridículo na minha opinião. Não gostei da Serah no primeiro, e tbm não gostei do Noel no design (não sei quanto a personalidade, mas acho q não gostarei, pois parece ser o herói que não desiste nunca e tira forças do cosmo pra vencer), ficou muito genérico.
Não sei se é a palavra certa, mas, ao meu ver, ficou algo meio descontextualizado em relação ao primeiro. Parece até outro jogo, tirando os lugares, personagens e etc.
Gostei muito do XIII, apesar das críticas sobre linearidade e tudo mais. Todos os personagens me cativaram, até o Snow, q falam ser um idiota, achei f*da a personalidade dele. Quando anunciaram a sequel, fiquei louco, mas a medida q nos enchiam de informações, meu hype só caía, e hoje, parece q isso se consolidou, infelizmente =/

Reply
Brunoliveira 23/12/2011 - 07:47

Essas vendas realmente sinalizam os rumos que a Square está tomando. Eu não acho que o FFXIII-2 levará a Square a falência, mas se ela não se precaver é isso que ocorrerá em um futuro não muito distante…

O que nos resta é jogar o game e tirar mais conclusões enquanto aguardamos o Versus pra ver se ainda existe uma chance para a Squenix…

Reply
Vincent Law 23/12/2011 - 08:22

Minha análise quanto a esta dúvida (que permuta) é que eles tem medo de criar algo (batido) repetidoe vir não a fazer tanto sucesso.

Eles carregam  o nome "nas suas cabeças" de sempre inovar.

Reply
Vincent Law 23/12/2011 - 08:31

Hum…

Acredito (lembrando que antes de tudo, a empresa estava a ponto de passar o roteiro para outra pessoa, mas logo eles vieram em dizer que não foi bem isso, e acho que é mentira) que a base de obter tantas informaçóes com os jogadores do mundo (veja, eles até viajaram em vários países.
só para pegar dicas para esta continuação), que chegou a ponto de super lotar a sua trama.

Eu mesmo adoria jogar um FF que houvesse viagens do tempo. Se o caso for bem isto, então vejo muito bem que esta fora uma integração (das viagens) vindo destas pessoas. Impossível deles (a empresa) ter pensado em integrar estas viagens dimensionais no seu jogo:

Foi isso, eles cometeram este deslize e não conseguiram falar muito sobre o roteiro original. Sendo mais literal quanto a isso, não vejo nada de interessante deles tentarem falar mais sobre o FF13, pois aquilo só faltou mesmo o passado das duas "felinas", não concorda:

Reply
Vincent Law 23/12/2011 - 08:42

Isso mesmo. Concordo plenamento com o <span>Zell Aurelio. Se houve uma carga (verossimilhança) de sentimentos, aí sim, nada bate este "artifício".</span>

Se o FF13-2 trouxe, suponho, não fora muito em neste quesito. Se eles colocassem os personagens anterios, acho que qualquer coisa seria bem vinda, mas este não foi bem o caso.

Reply
Vincent Law 23/12/2011 - 08:45

Estão, 2012, logo em janeiro, ouviremos o anúncio do FFT-3.

Digo isso porque a empre não gastaria tanto para fazê-lo.

Reply
Vincent Law 23/12/2011 - 08:47

É tudo marketing, só para o Versus ser ainda mais cutuado.

Ou eles não fariam isso:  Seja esperta, SquareExix. Por favor…

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:02

Acho que eles tiveram problemas com Versus, mesmo. Não foi apenas marketing. Estão enfrentando a reação negativa dos fãs por conta destes atrasos. Acho que se pudessem ter liberado já teriam feito.

Mas, tudo acho. Certeza mesmo não há de nada.

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:05

Enfim, cada um é cada um. Eu sou assim.

No XIII joguei sem saber NADA do jogo. Estava fora deste mundo de news de games. No máximo ia de vez enquando ao GameFaqs procurar alguma ajuda. 

Em XIII-2 quis saber TUDO antes de jogar. E tenho certeza de que foi melhor assim. Não me decepcionarei com o jogo porque já me decepcionei. Agora ele pode apenas ser melhor do que minha expectativa. 

rs

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:09

Também sou contra virar Action. Muito aliás. Mas teve jogos de FF em que podíamos andar durante as batalhas e ainda assim era por turnos e muito, muito legal. FFXII. Aliás o XII por mim foi um dos melhores em vários aspectos da jogabilidade.

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:11

Type-0, com certeza tinha que ser PS3. Tristeza isto. Agora a parte da mitologia nele foi bem pobre também. Melhor do que em XIII-2, mas ainda assim devendo.

Sobre os finais, bem que gostaria que fosse verdade, mas não creio. 

Este jogo era crucial, de extrema importancia para a SE e não iria correr o risco de lançar algo confuso só para testar os gamers. Foi falta de capacidade, pura e simplesmente.

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:13

Muitos gamers estão fazendo isto. Cancelando pré-orders, preferindo outros. Eu ainda vou jogar, só que não sei se comprarei o Collection, como pensava antes.

Portáteis tem um bom catálogo. Passei ano inteiro só na telinha, jogando games ótimos!

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:15

XIII-2 teve mesmo várias escolhas infelizes, que não consigo pensar em como a SE achou que fossem legais. 

Serah + Noel + Monstro como party fixa foi uma destas.

Em relação ao enredo, sem mais comentários. Chega. rsrs

Ainda assim, resta a jogabilidade, os monstros, as lutas.

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:16

Até os cabelos de minha nuca arrepiam quando vejo vocês mencionando que estão aguardando Versus como se fosse a tábua de salvação.

Espero que não se decepcionem.

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:18

Pode ter razão a este respeito. Disto não podemos culpar a SE. Ela sempre inova. Pena que nem sempre para melhor.

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 10:20

Além de explicações sobre a Mitologia, de espaços deixados em branco ou confusos em XIII, ainda teria o futuro de Vanille, Fang e Lightning a ser decidido. 

Reply
Brunoliveira 23/12/2011 - 11:15

Sim Neiva!

Tomara que não nos decepcionemos…

Reply
Pedrão 23/12/2011 - 12:25

Bom.. eu vou jogar porque joguei o XIII… nao tem jeito… mas do jeito que as coisas andam futuramente a franquia FF pode ser vendida, acabar não acaba pois existe toda uma história de conquista…

Reply
aitinerante 23/12/2011 - 13:14

O que podemos fazer? Nada nos resta além do papel de expectadores. E torcedores. Esperando que a SE encontre seu rumo.

Reply
Slayer.D 26/12/2011 - 14:23

bom vo fazer uma analize de tudo q ja vi ate hoje des do tempo da squaresoft ate os dias atuais de square enix mas é longa e comentem q tb quero saber a opiniao de vcs sobre oq vo falar oK^^

Em 1987 foi criado o primeiro Final Fantasy e era uma novidade para todos nao tinha jogos de RPG por turnos "ou pelomenos nao achei nenhum em minha pesquisa" algo revolucionario e com otimas ideias e muitos outros tentaram fazer o mesmo mas nao consequiram o pilar dos RPGs era a Squaresoft foi 1 periodo de "sumpremacia" para a squaresoft mas algum tempo depois começaram a aparecer RPGs nao da squaresoft mas sim da konami "isso mesmo konami aquela q faz os nossos famosos futebol" com o titulo de suikoden "nao me lembro o titulo em japones" muitos nao sabem mas ela com 3 titulos para PS1 concoreu com 9 titulos de Final fantasy e eu mesmo q joguei todos os final fantasy e tb suikoden percebi q tudo oq faltava em FF encontra em suikoden principalmente em termos de desenvolvimento de historia dos personagens ate a historia da sua base mas continuando… "epoca de Final Fantay I e tatics ao Final Fantasy IX

Com o surgimento do PS2 e as novas tecnologias FF deixou de ser 1 RPG do modo clasico de turnos e começava a dar mais liberdade na batalha como se movimentar durante a propria ate entao tudo estava as mil maravilhas ate q a squaresoft decidiu fazer uma fusao com outra empresa "que desconheço o nome" e se tornar a atual square enix com essa fusao o criator de Final Fantasy Hironobu Sakaguchi decidiu deixar a empresa e assim criar a propria empresa com isso a qualidade dos FF foram decaindo cada vez mais e ela nao era mais a dominante em RPGs nos consoles atuais PS2 haviam muitos outros de outras empresas nao tao bom quanto FF ou Suikoden mas eram otimos

Enquanto FF decaia cada vez mais outras empresas criariam muitos jogos bons de RPG e com a saida do mestre Hironobu Sakaguchi SE foi abandonada a propria sorte "epoca de FF X ao FF XII" e uma informaçao adicional nao somente Final Fantasy decaiu muito nos consoles PS2 como tb medal of honor suikoden apartir do 5 titulo da serie entre outros

Atualmente com os consoles mais modernos PS3 Xbox360 PSP WII DS enfim…

Os jogos de RPGs perdem força total no mercado e os jogos de tiro sobem enormemente por causa do fator online muitos dos fans de RPG resolveram mudar de estilo devido a isso e como todos sabemos fazer um Final Fantasy online nao é a mesma coisa pq ela perde totalmente o sentido de jogo RPG video game nao é do tipo q se joga online muito menos fanal fantasy desculpem sai 1 poco do rumo da analizee

Atualmente nao temos tantos RPGs no mercado como antes pq por ser 1 jogo complexo e longo isso leva muito dinheiro e tempo para produzir um RPG e eu sei q no fundo se a SE lançase 1 FF bom com graficos "ruins" seria vendido bem menos que 500 mil copias pq os jogadores atuais nao querem 1 jogo bom querem bons graficos isso q importa

Como a SE pensa dessa maneira em graficos otimos mas jogo nao tao bom "geral so nao irei postar o pq senao ficara grande demais" ela esta decaino devido a numerosos fatores e a pessima forma q esta sendo feito os FF mas por mais ruim q seja devemos lembrar q nos tb somos culpados pq 90% de quem joga RPG independente de qual for nao tem mais coragem de jogar qualquer outro RPG de PS1 devido a graficos essa é a grande verdade

sobre Final Fantasy XIII-2 e com seu fim e etc eu penso da sequinte formula senhor dos aneis a diferença é senhor dos aneis é uma trilogia cujo os fins acabaram felizes final fantasy nao "nem sei se vai ter trilogia mas enfim" ele esta fazendo uma historia caotica para talvez de uma trilogia com o ultimo jogo o mais epico em termos de complexidade e desenvolvimento mas a historia é ruim e nao vai ser […]

Reply
aitinerante 26/12/2011 - 16:18

Obrigada pelo coment. Estou trabalhando agora, mas à noite gostaria de subir para um post à parte, aberto, em que todos possam ler e comentar, caso queiram. Tudo bem para você?

Reply
aitinerante 26/12/2011 - 17:41

Melhor comentar por aqui mesmo. A situação já está muito tensa entre os fãs para provocar ainda mais.

Antes, tem um outro texto, magnifico falando sobre a estória dos FFs e da Square e sua fusão com a Enix, saida do Hironobu, que gostaria de partilhar com vocês: http://forum.jogos.uol.com.br/10-anos-de-final-fantasy-x-o-ultimo-grande-final-fantasy-meu-presente-em-reflexao_t_1830577.

Concordo com você em todos os aspectos, basicamente. Em outros não sei.

jRPGs foram acabando pelo alto custo de desenvolvimento? Não tenho certeza. Isto é o que se diz. Será verdade? Outros games também são imensos e com qualidade gráfica muito alta e estão aí. Caso dos WRPGs. Tiros. Aventuras. Mesmo corrida, p.e., o custo será menor?

Acho que a vinda do PS3 e Xbox360 teve uma parcela de culpa, pois dificultou o desenvolvimento ao torná-lo mais complexo.

Os combates por turno, a longa duração e a complexidade do jogo também tem sua parcela, pois espantam os jogadores casuais.

A qualidade gráfica é importante hoje em dia sim. Você está certo. Eu desanimo em jogar FFs mais antigos por isto. Agora, também não precisa ser excepcional. E, o que não pode é colocar a qualidade gráfica apenas, em detrimento do enredo, etc…

Quanto a FF, acho que a Square-Enix realmente está seguindo um caminho suicida para a série. MMOs, Action RPGs, títulos maravilhosos indo para psp/ds e os que são lançados para os grandes consoles são assim: faltando elementos. Se tem uma música maravilhosa, um visual fantástico, jogabilidade excelente, não tem enredo decente, party grande e nem cidades ou mapas abertos e livres.

Isto é uma realidade. Não tem como deixar de ver que a série tem regredido. 

O que podemos nos perguntar hoje é: tem como reverter? Existe esperança?

Será que após estas vendas baixíssimas de XIII-2 algo mudará?

Ou será que este resultado apenas reforçará para a SE a necessidade de atuar em outros segmentos de games, como os aRPGs, wRPGs e os MMOs?

Reply
Slayer.D 26/12/2011 - 19:16

quando eu digo custo é q faço 1 comparativo com outros jogo 1 jogo de tiro como call of duty porexemplo é mais barato e tb em tempo para produzir do que termos de Final Fantasy e ele ainda tem a vantagem de ser online e isso acaba fazendo parte dos lucros cairem

e concordo com vc nao pode ver apenas grafico temos q ver tudo em uma maneira geral "sempre faço isso^^" so q n pode ficar aquela coisa grafico muito bonito com enredo ruim ou vice versa e tb vejo q os melhores FF sao dos portateismas é tb pq n exige tanto de questoes graficas 1 jogo porexemplo de psp vamos dizer q tem 1,5 ou 2 gigas no xbox e ps3 tem acima de 10 gigas 85% disso é grafico isso da muito atraso na produçao do game mas enfim

mas acho q tem salvaçao sim pq FF ja tem uma longa historia oq falta sao boas ideias para produçao do jogo final fantasy eu conheço varias pessoas com otimas historias para 1 futuro jogo de FF e sem ideias de transformar rpg em cenas de cinema como o atual diretor feze tb nao acredido q a SE va mudar de ramo por uma serie falha eu particularmente nao desisitiria

eu ficaria muito feliz se vc fizese do meu comentario 1 novo post^^

e fico muito agradecido pelo link inclusive ja estou lendo^^

Reply
Slayer.D 26/12/2011 - 20:07

acabei de ler o link q vc me enviou e com essas novas informaçoes parece q a serie final fantasy esta tanto nas maos quanto no gosto de 1 homem <span>Hironobu Sakaguchi se ele esta tao descontende assim realmente vai retirar da square enix o direito de produzir FF e aposentar mas espero q ele n aposente nunca e q ele comece a fazer da maneira dele e assim voltarmos na epoca de ouro de Final Fantasy pq com a SE ja nao sei mais…
</span>

Reply
aitinerante 27/12/2011 - 09:07

Quando li isto sobre o Hironobu ter os direitos sobre a série (que eu não sabia) também fiquei pensando no mesmo: que ele devia tirar da SE e fazer ele mesmo. Acho que não deve ser assim tão fácil ou não tem dinheiro ou interessse ou já teria feito. 

Sobre seu coment, inclusive este que dei o link, gostaria de fazer um post sim, mas o que acontece é que com a repercussão deste final de XIII-2, o número de vendas, etc… a situação da SE e do jogo ficou precária e alguns fãs acham que quanto mais reclamarmos ou criticarmos, mais corremos o risco de que ela (a SE) pare de fazer FFs. Eu acho que ela vai parar de qualquer forma, por tudo que já ouvimos falar: FFXV para WiiiU e MMO, Actions RPGs, Westerns RPGs, títulos para telinha, etc…

Sobre novos títulos jRPGs para ps3/xbox360 nenhuma notícia até agora. Nada sobre Versus.

Infelizmente teremos que aguardar para termos novas informações sobre o futuro de nossa série querida.

Reply
Slayer.D 27/12/2011 - 17:45

bom se a SE nao esta gostando das criticas basta fazer 1 FF melhor mas bai acredido q va parar de produzir por causa de criticas mas vamos ver oq acontece

Reply
Zell Aurelio 28/12/2011 - 15:58

Bom Neiva, eu sei q é enredo, mas vamos jogar primeiro pra depois julgar completamente o game.( desculpa mais foi a unica maneira q eu pude reponder pelo q escreveu)^^ Mas ja q vcs pensam assim ja era, cada um pensa diferente ^^ abraçsss e feliz ano novo!!!!!!!!!!

Reply
aitinerante 28/12/2011 - 17:27

Feliz ano novo, Zell. Não se preocupe, cada um faz como deseja e chegaremos todos lá igualmente. 😀

Reply
daniel 28/12/2011 - 19:05

bom euq ueria comentar um pouco sobre o que eles fizeram e a velocidade que foi feito , na minha opinião que joguei todos os outros final fantasys epor isso adoro o 6 o 8 o 12 e o 4 e portanto num me assusta este final fantasy ser um bom jogo o 13 2 Acho que vai ser melhor que o 13 tenho absoluta certeza sobre o fim e as proprias explicações deste blog sobre a historia fica claro oq ue iria acontecer no final . só se a gente for ingenuo pra num perceber que iria tudopelos ares começando e terminando sempre . voltando e começando , voltando e começando . coo eles mesmos disseram estão dando a chance de fazer um meio diferente mas o final todo mundo ja sabe … se tiver outro final depois de fazer tudo inumeras vezes ou por dlc ou até mesmo um 3 jogo pra mim estaria tranquilo. ´porem minha fé esta pelos boatos no time que est fazendo o final fantasy 15 . 

mas acho tambem que o maior problema encontrado chama-se primor tecnico que vcs ja falaram como ela conseguira fazer coisas tão grandes com tanto detales e tal gravar milhares de voses e o texto . 
hoje num da mais pra engolir qualquer historia .. temq ue ser uma coisa muito bem escrita eu num acho tã ruim assim o final do 13 não acho até que teremos que jogar pra sabver realmente todos os detalis que nos levam a isso .
e pra terminar sou muito fan da terra media até importo livros pra sempre entender melhor o que se passa mas posso dizer com certeza o final é uma merda pra quem entende é uma coisa tambem sem nexo algum sem sentido.
porem o silmarilion ou as histria de turim ou luthie e companhia que pra mim é bem melhor que a historia do senhor dos aneis compensa mais doq ue pensar no fim que repito é triste.
por isso vamos dar um voto de confiança e sabermos realmente todas as entrelinhas do que acontece no meio do jogo vai ver eles pensaram assim.
QUE A GENTE VAI MORRER ISSO A GENTE JA SABE MAS O QUE VAMOS FAZER ENQUANTO NÃO MORREMOS QUE É IMPORTANTE. 
E SE FINAL FANTASY 13 2 NUM TEM SENTIDO MATRIX MENOS AINDA OU MUITAS OUTRAS MERDAS POR AI …. E ATÉ MINHA VIDA EU VO MORRER TAMBEM TALVEZ NEM VALE A PENA VIVER ATÉ LÁ!

Reply
aitinerante 28/12/2011 - 19:46

Mas que ficamos frustados, lá isto ficamos, não é mesmo? rs

Reply
daniel 29/12/2011 - 18:38

ficar frustrado sim isso é verdade.
eu to jogando o 13 denovo e estava faltando pra mim só um dark mater pra platinar . porem resolvi começar denovo tipo assim eu adoro gosto de verdade por isso eu tenho todos eles aqui comigo to doido pra chegar o ps vita e poder jogar o 6,7,8,9 que comprei da psn e ta aqui no negrão pra poder levar pra onde quizer. 

eu só acho que este time que desenvolveu o 13 num é o melhor time que fez os melhores final fantasys na minha modesta opinião, então to frustrado porem sei que o 15 sim este sim vai fazer como o 12 fez no ps2 .. eu adoro o final fantasy 12 acho a historia boa e tudo mais por isso tenho muita esperança que o criador do final fantasy tatics de um jeito nisso denovo 

Agora vamos lembrar tambem do sistema de combate exepsional que eles criaram pro 13 essa velocidade que as coisas acontecem é pra mim o melhor sistema da serie e acho que ficou ainda melhor no 13 -2 …. e outra coisa eu tenho certeza que vamos ter susrpresas ainda com a historia desse 13 -2 pelo menos eu acredito nisso. … E NENHUM JOGO GANHA 10 DA FAMITSU SEM MERECER.

Reply
daniel 29/12/2011 - 18:41

EU GOSTARIA DE TE AGRADECER QUE VC É UMA PESSOA QUE EU RESPEITO NEIVA PELA FORMA QUE VC ABORDA AS COSIAS E PELA SUA PAIXÃO PELA SERIE QUE EU MAIS AMO, EU ADORO VIDEO GAME POR CAUSA DE FINAL FANTASY. CONSEQUENTEMENTE ADORO VC E SEU TRABALHO POR ENFORMAR OS QUE TEM O INGLES MAIS RUIM E QUE NUM PRESTA MUITA ATENÇÃO NAS COISAS.

Reply
aitinerante 29/12/2011 - 19:47

Obrigada você, por ler e apreciar. 😀

Reply
aitinerante 29/12/2011 - 19:50

A jogabilidade é realmente ótima, as lutas são maravilhosas. Adoooorrooooo!!!! :DDD

Sobre o 15, ficou sabendo do rumor de que será um MMO para WiiU? 🙁

Espero realmente ser surpreendida no XIII-2. Agradavelmente. rs

Você tem razão em muitos aspectos. O que se questiona aqui é mais o enredo mesmo. Nem estamos falando do restante, que é muito bom, em seu total. Final Fantasy XIII-2 ainda é um jogo que valhe a pena ser jogado.

Reply
vine 02/01/2012 - 16:21

estou extremamente imprecionado com o q li, e quero dizer q passei um bom tempo lendo tudinho, e obtive informações e importamtíssimos pontos de vistas, pontos estes q foram necessarios para criarem o meu PROPRIO ponto de vista.
tenho acompanhado a intinerante desde a muito tempo, inclusive me lembro de quando ficou totalmente decepcionada com a SE no janeiro do ano passado, imaginei q pararia de postar.

ainda bem q esta aqui nos trazendo informações no que se trata de um antigo amor q temos em comum, a final fantasy.

no que se diz respeito da SE, algo q todos notamos é que estao com medo, simples e puro.

que realmente é dificil fazer um game perfeito nao tenho duvida, mas a SE era perita em nos surpreender, nunca chorei tanto em um jogo quanto FFX, mesmo o tidus ciente que sua existencia nao era 'real' continuou sua jornada… a reação da yuna no final do jogo juntamente com a trilha sonora marcaramminha vida. acredido que vcs sabem o q estou dizendo.

admito q espero um tanto quanto ancioso pelo versus… talvez issoseja ruim… mas ainda assim estou aguardando, pois dissidia (o primeiro), os kingdom hearts (todos sem exeção ..e aguardando o dream drop distance que parece ser otimo) dawn of mana (q jogo ate hoje), FFVII complete (uma obra de artese me permite dizer) foram feitos por um mestre nada menos q tetsuya nomura, q deu novos traços aos presonagens, e convenhamos, no quisito desingne nao  tem pra ninguem mesmo, inclusive me baseio em seu traço para trabalhar em proprios personagens.

a SE espera muito dele tanto quanto eu, para trazer o FF nao so para os antigos fãs, mas para expandir um novo horizonte, melhor dizendo, jogadores ocidentais, tal como fez com KH.

eu sei, talvez seja muita pressão encina do coitado, mas tenho esperança, pois senti algo em KH q me lembrou muito as antigas sensações ao jogar FF.

espero me surpreender, 

quando jogo tento imaginar de como sera o final, e de acordo q vai passando o jogo, acabo tendo de imaginar outra coisa, mas quando tal final chega, nada q tinha imaginado acontece, me surpreendo com algo melhor…

uso essa analogia para tudo, livros, filmes, animes, series e principalmente JOGOS.

como mesmo disse espero me surpreender

nao é possivel que apenas errem, pode ser q finalmente acertem com o VERSUS.

estou esperando a muito tempo por esse VERSUS, imaginei ter lançado pelo menos a um ano atras .. continuarei esperando.. quem valha a pena….

te admiro muito itinerante, espero q gosto de meu ponto de vista.

Reply
aitinerante 03/01/2012 - 12:09

Vine,

Obrigada pela análise.

Realmente fiquei muito chateada após aquela conferência, em janeiro. Desde aquela época, deixei de esperar algo sobre Versus e minhas expectativas ficaram em XIII-2. Agora, nova decepção. 

Não acho que será um jogo ruim, ao contrário. Tem muitas coisas boas, diferentes, gostosas e até mesmo sensacionais em -2, mas no enredo, que é muito importante para mim, foi realmente um jato de água fria.

Não sei o que acontece com a Square. Talvez seja medo, como você disse. Talvez estejam apenas perdidos, sem conseguir encontrar o ponto de equilibrio entre o que nós queremos e o que precisam (ou acham que precisam) fazer para venderem bem.

O que sei é que a cada dia, menos sinto-me atraída para Final Fantasy. Tudo que vem da Square passou a me chatear demais e meu ânimo para prosseguir aqui é bem pequeno atualmente. 

Pode ser que começando a jogar me renove.

Vejo todos que aguardam Versus com ansiedade e fico com temor. De que não saia ou se sair seja uma nova decepção. Torço muito, também, para que acertem com ele e que seja um verdadeiro renascimento.

Beijos.

Reply
vine 05/01/2012 - 20:52

gostei muito de seu comentario… o mais interessante é que vc os lê e responde. sempre gostei de vc, agora ainda mais, pois ja aucopanhei outros blogs e fiz bastantes comentarios, porem, nunca respondidos. As vezes nem notados.

NÃO AQUI È CLARO…. 🙂  

acompanharei com mais assiduidade sua pagina, pois esta sim nos escuta e nos traz informações formidaveis.

ate proximas postagens

Reply
aitinerante 05/01/2012 - 21:41

Obrigada. Estou meio devagar no momento (viciada em WoW), mas espero voltar a engatar assim que XIII-2 chegar! 😀

Reply
Eduardo Corrê 10/01/2012 - 01:12

Um Post QUASE OFF TOPIC – Novas idéias pra discussões antigas e sem futuro…
Bom, adoro rpgs, todos os tipos.
Inclusive aqueles de lápis e papel, Dungeons and Dragons, sou da escola antiga.
RPG pra mim tem q ter historia. Lembro com saudosismo do valkirie Profiler, da ENIX (antes de se juntar com a squaresoft), eu chorei várias vezes com o enredo. O FFX então nem se fala, a história é fantástica. Os Final Fantasy, com o passar do tempo, deixaram a história de lado e tornaram-se apenas vitrines de bons gráficos. Estou jogando FFXIII Agora, não platinei ainda, estou buscando isso antes de comprar o XIII-2, e fico surpreso com essa qualidade toda… so que estou  escrevendo ao mesmo tempo que fico apertando X X X X X X X infinitas vezes no controle do ps3.
Ou seja, é um jogo chatíssimo.
Estes dias joguei no meu celular o Fantasy Star 4!! Num emulador de mega drive. O jogo é simplesmente fantástico, 2d, feio, horroroso, mas eu me emocionei com a hsitória também.
Pelo que vi do FFXIII-2, e acompanhei os primeiros gameplays ao vivo, fiquei espantado com os gráficos, jogabilidade e diálogos sem sentido algum. Já imaginava que iriam matar um personagem importante no final pra tentar causar impacto… Eles perderam a mão.
Mas o mercado, de uma maneira geral está pecando em qualidade criativa. Os novos títulos sempre inovam em jogabilidade ou gráficos, mas em história as coisas estão andando pra trás. O Uncharted é uma cópia dos Tomb Raider, os jogos de ação em primeira pessoa estão cada vez mais chatos… Nada como o Half Life (O 2 é bom também).
Talvez o único jogo que tenha me motivado e me divertido este ano tenha sido o Portal 2 ou puzzle games (como o Limbo).
A Square está meio perdida  com tantas opções de console, mas a EA também está , jogos de corrida, esporte e ação, pra todos os consoles que existem, a Blizzard está fazendo o mesmo que sempre fez, starcraft, wow e diablo. A Konami está relançando Silent Hill 1 e 2 pra ps3, a nintendo está relançando os zelda pra DS e fazendo o mario kart 30.. Entendem o que eu quero dizer… Está faltando criatividade e inovação. Tudo que vejo são as mesmas coisas com roupagens novas.
O tal do Skyrim parece ser bom, mas não vi nada que não tenha visto em outros jogos. O Never Winter Nights era tão completo e divertido quanto, só em uma perspectiva diferente.
A SE e o mercado em geral mudaram, de fazer jogos para divertir para fazer jogos para lucrar. O que importa são números, o prazer de jogar e descobrir uma nova história ficou pra tras.
Agora a moda são gráficos, apertar botões aleatóriamente e sem sentindo algum, contar uma história meia boca e vender DLCs pra fazer os investidores felizes. 
Bom, o mercado de games vai entrar em crise. Quem está crescendo MESMO nessa área é a ZINGA, fazendo games chatos e repetitivos para redes sociais.
Uma hora cansa e eles vão precisar reinventar, só que por enquanto ainda está dando dinheiro. Imagino que tenhamos que esperar mais uns 5 anos e umas 2 ou 3 grandes empresas dos games falidas antes de criarem novas idéias. Espero que não seja a SQUARE ENIX, Alias, o título Final Fantasy veio de uma última tentativa antes da empresa falir… Talvez seja a hora de matar o Final Fantasy e recomeçar com algo realmente inovador, unindo gráficos talvez não tão fantásticos com uma história realmente boa e jogabilidade inteligente e cativante.
Enfim, falei muito e não disse nada… Resumindo.. Não to feliz com os games de hoje, ta tudo igual, não gosto de DLCS e não vou comprar isso nunca, várias empresas vão falir, espero que a SE não, aposto no FF XIII Versus, mas acho que a série FF já morreu e esqueceram de enterrar. Deixem os […]

Reply
Pedrão 10/01/2012 - 16:03

É verdade eduardo, eu passei o que vc está passando para platinar… o jogo nao é longo e difícil, é longo e chato(para platinar) pois a dificuladade dos trofeus está relacionada ao tempo gasto… o trofeu mais dificil é o conseguir 5 estrelas em todas as missoes (na minha opniao) o treasure Hunter, é só demorado… pois no jogo nao tem dinheiro para ficar fabricando armas… Eu vou comprar o XIII-2 pois sou ainda fã franquia, mas nao é toda aquela surpresa que era antes….
Vamos aguardar…

Reply
aitinerante 12/01/2012 - 16:48

Concordo com tudo! Infelizmente é isto mesmo. 

Eu acho que um dos grandes problemas que nos levou a esta situação foi a capacidade da atual geração. Se ganhamos em qualidade técnica, perdemos em trocentos outros aspectos, porque dificultou e encareceu o desenvolvimento de todos os games. 

É por isto que sinto arrepios quando ouço falar em Xbox720 ou PS4!

Reply
esdras b cunha 29/01/2012 - 14:16

olá neiva, análise bem interessante, joguei todo o ff xiii e já estou jogando de novo p ter mais troféis. joguei ademo do ffxiii-2 e achei muito legal divertida. contudo tenho pesquisado o enrredo do xiii-2 e tenho ficado muito preocupado, principalmente com aquele final q aparece no you tube onde aparentemente tudo se acaba e todo mundo morre. eu estou perturbado como fã da série, ainda assim vou jogar ffxiii-2 p confirmar isto pois me recuso acreditar. será q este é só um final alternativo ou é o final normal do jogo? não aceito ligthning morrer nem serah, tivemos o maior trabalho de salvar ela no xiii p no xiii-2 ela morrer e lightning ser deixada de lado? se isto acontecer não sei mais o q falar… a não ser q a sequre enix queira decretar sua falencia. oH Pai celestial POR Q esses produtores não ouvem os Fãs?

Reply

Deixe um comentário