sábado, 17 de dezembro de 2011

(FFXIII-2) A situação atual



Este texto contém spoilers sobre Final Fantasy XIII-2.


Como já sabem antes mesmo do lançamento oficial, algumas pessoas começaram a jogar e mostrar o jogo por Live Stream.

Dois deles zeraram o jogo. Um com menos de 22 horas e 41 fragmentos, salvo engano. Outro com 60 e poucos fragmentos, menos de 25 horas. Centenas de fãs acompanhando e acontece que o final, sem entrar em detalhes,  não era bem o que os fãs esperavam deste jogo. Na sequência, surgiu uma tela de "Continua", rolaram os créditos, o jogador ganhou um item, desbloqueou uma nova área, reversão do tempo se tornou possível e ele ganhou o troféu do True Ending.

A 3a. guerra mundial por pouco não começou no Gamefaqs e em outros foruns. Teve gente achando que iria continuar em um XIII-3 e outros achando que seria por DLC. Muitas reclamações. Povo indignado, ou melhor, revoltado.

Na lista dos jogadores surgiram alguns finais paradox. Parece que 8 deles. Já havia sido dito pela Square-Enix que haveriam vários finais. Os dois gamers recomeçaram o jogo. Coletaram mais fragmentos. Um deles terminou pela segunda vez ontem, com mais de 50 horas  e 68 fragmentos (acho) e o outro está chegando lá, pausado agora, mas está com 94 fragmentos. O que terminou agora recebeu o mesmo final e ganhou novamente o troféu (já viram isto?), enfim, tudo igual. Ele recomeçou o jogo, pela 3a. vez (lógico que não precisa refazer tudo) e está coletando mais fragmentos. Atualmente com 74 fragmentos e mais de 60 horas de jogo.

As opiniões se dividem. Alguns (como eu) acreditam que só será possível dizer algo depois que alguém zerar todos os finais, para o que precisará ter todos ou a maioria dos fragmentos. E acredito que haverá outro final diferente, de acordo com nossas expectativas. Outros acreditam que é só isto mesmo e que haverá uma continuação de alguma outra forma.

Toriyama, coitado, está na lista negra de um monte de gamers.

Evidente que se for este final mesmo, nem sequer jogarei XIII-2, mas não acredito. Square-Enix não seria doida a este ponto e nem Famitsu e Dengeki teriam dado nota máxima a um jogo deste.

Apesar de estar gostando do que vi, do jogo em si, estou bastante triste por tudo que li e ouvi, sobre XIII-2 e a série Final Fantasy. Fãs de décadas debandando. Muitos desistiram de jogar, alguns cancelaram pré-orders e nem querem saber do restante, com outras críticas, como a pouca participação de Lightning e dos outros personagens de XIII-2, o tamanho absurdo do game e isto e aquilo.

É difícil ouvir amigos com quem você sempre partilhou a adoração por FF, chamarem XIII-2 de porcaria ou jogo ruim.

Achei que mereciam saber o que está acontecendo.

Se quiserem fazer comentários ou perguntar algo, fiquem a vontade, mas por favor, se houver spoilers em seu comentário, mencionem antes e deem alguns enters, para criarem linhas em branco antes do texto, de forma que não apareça nada no quadro de coments lateral, afinal algumas pessoas não querem saber de spoilers.

Estou bastante cansada depois de tudo isto, de tantas horas assistindo e estas emoções. E não garanto que vou responder agora, antes de saber a verdade.

37 comentários:

Tom disse...

Ainda não entendi... O jogo... Não tem final? O.o

Ainda acho que precisa pegar o maximo de frags pra ter um final bom. Qual o numero máximo de frags?

Mas uma coisa me confunde depois de ler seu post... O <span>Toriyama disse que FF XIII-2 ainda não acabou. Isso significa... DLCs importantíssimas?</span>
Eu sinceramente não tenho condições para comprar um cartão internacional e comprar DLCs pra completar o meu jogo. Se estiver incompleto, vou ter que jogar imcompleto.

A Itinerante - Neiva disse...

Tom, são (até onde sabemos) 160 fragmentos. Ninguém ainda coletou todos e não sabemos responder sobre o final. Se tem ou não tem. Se continuará em outro jogo ou por DLC's. Não sabemos. Ninguém sabe. Teremos que aguardar até que um destes dois gamers (ou outro) colete todos os fragmentos e faça tudo o que pode ser feito, para ter certeza.

Tem um fim que já apareceu. Só que é um fim incompleto, que não soluciona nada das questões deixadas abertas em XIII-2.

Tom disse...

<span>...  </span>
<span>...  </span>
<span>...  </span>
<span>...  </span>
<span> </span>
<span> </span><span>  </span>
Neiva, eu tava vendo alguns videos do gameplay e achei que tem muitos live triggers, em toda parte. Como é tudo em japones, não sei se as perguntas são dificeis ou com várias opções plausíveis que eu possa ficar muito em dúvida, mas se for... sinto muito. Já é um ponto a menos. Ficar quebrando a cabeça toda hora (pelo que vi nos videos, eu diria todo minuto) pra responder questões que levam ou não à um final bom? Pq são essas triggers que definem o final. Lógico que vão ter questões decisivas, mas todo minuto?

Será que esses jogadores responderam certo? Será que se eu responder errado vou ganhar um "To be Continued" tbm?? O.o
Por isso não gosto muito de jogos que nós temos que decidir tudo, eu fico apreensivo pensando se eu tivesse feito diferente, teria sido melhor. São tantos "E se...".

Jogos são feitos pra divertir... descansar a cabeça... esquecer a vida real um pouco.
Não para deixar mais nervosos ainda.
Realmente espero com todo meu ser que eu esteja errado. Que XIII-2 seja maravilhosamente bem feito e que estas questões sejam fáceis, descontraidas e até divertidas. (:

*rezando*

aitinerante disse...

É um dos pontos de crítica, isto. Realmente são demasiados. Felizmente são mais intensos no início.

Pedrão disse...

...
...
...
...
...
...
...
...
...
Isso me lembra Heavy Rain onde consegui uns 4 finais e tinha mais 3 para ser visto,.. isso ta me Cheirando a DLC´s mesmo... todo jogo feito hj está tendendo para isso... o problema no caso da PSN brasil (rede PS3) chega aqui tudo atrasado ou nao chega.... vamos ver que conta vou ter que jogar...

STRATO disse...

... 
... 
... 
...

...

...



A própria Square/produtor falou que o game seria sombrio,provavelmente o pessoal se esqueceu disso...O que me deixa indignado nessa historia,são coisas mal explicadas.Não tenho nada contra o "Continua", o problema é que esse "To be Continued" não me pareceu justificado!! Não faz sentido continuar algo sem sentido!! Talvez eu esteja um pouco errado porque não joguei e nem li cada linha dos diálogos pra ter certeza rsrs
Acho que não vai adiantar muito fazer os outros finais,porque esse é o final principal.

aitinerante disse...

.....

.....


....




Bem, o jogo é sombrio, mas sombrio não quer dizer inconcluso. Não se explica nada. Sim, exatamente. Não faz sentido. Nada. Nem o final e nem uma continuação. Continuar o quê? Com quem? Noel, Hope e Sahz? Grande!

Ainda tenho esperança. Não acreditarei até que tenham encerrado lá.

aitinerante disse...

Esta coisa das linhas não está adiantando é nada! lol

Cleyton disse...

Sinceramente... a única coisa que me preocupa é a pouca participação da Ligth... Isso é um absurdo.

Kalirian disse...

Oi, Neiva, tudo bem?
...


...
...
...
...
...
...

O que mais me decepcionou no jogo foi como terminaram. Não, não o final em si. Aliás, eu me decepcionei muito. Eu tava com mais hype, posso afirmar. Ficava enchendo o saco de pessoas para acompanharem. Cada trailer dava mais gostinho.
Mais decepcionou. Lightning não aparece, e o fato de quererem deixar tudo pra DLC me faz desistir. Estou PENSANDO em comprar, mas acho que não. Nem a Vanille e a Fang apareceram, que são personagens muito bons. Eu ADOREI o XIII, a história É legal, mas sei lá... =(

Elias disse...

Olá pessoas.
Depois de ver algumas <span>Live Stream (vi a Neiva em uma delas) eu posso dizer que o jogo ficou melhor em alguns pontos.. sobre o final, nossa eu ri muito do que a conteceu. Penso eu que a SquareEnix vai "liberar" um DLC quando estiver proximo do lançamento nos "States" e ai sim rolar o "True Ending".
Depois de ver o final horrivel que o FF13 teve, penso que deve ser assim que vai acontecer... até porque, colocar 8 (9?) Ends para os players casuais eu duvido que aconteceria.</span>

Lucas Vinícius disse...

Como não quero ver nenhum vídeo do jogo até jogar [uns 3 meses :p] eu só posso perguntar, o problema do jogo éq a história não tem conclusão? O jog tá "seco" nesse quesito?

E se for oq eu tô pensando... Sei lá, não joguei Type-0 né, mas vai q todas as respostas estejam em Versus? Aí a demora não só seria esplicada como justificada! [sonha... :/]

Elias disse...

<span>@Lucas  </span>
<span> </span>
<span>Até onde eu saiba, FF13/Type-0/VS13 não estão conectados pelo mesmo mundo e sim pelo mesmo universo.  </span>
<span>Sobre o final do FF13.. fica um "ar" de</span>



<span>***SPOILER???***   que ou vai ter FF13-3, o verdadeiro final depois de completar 100% do jogo ou um possivel DLC via psn (pagando ou gratis) tipo uma extra dungeon para ver o final verdadeiro     ***SPOILER???***</span>

aitinerante disse...

Cleiton, Kalirian, Lucas, Elias,

Apesar dos 8 finais paradox já terem sido abertos, ainda existem 3 áreas anteriores a AF003 não abertas.

Nelas se resumem toda minha expectativa, que é bem pequena atualmente.

Não queria comentar nada antes de saber o que acontecerá ali.

Pode ser ainda... Vamos ver.

Agora, se for isto daí mesmo, acabou!

Não jogo para não compactuar com o que considero uma palhaçada da SE, um desrespeito ao fãs. Algo em que ela é particularmente craque. Infelizmente.

aitinerante disse...

Poderia aceitar e desculpar tudo: mapas horríveis, sem cidades, corredores ou puzzles chatérrimos, monstros iguais, npcs vazios, má qualidade gráfica, excesso de live triggers, toneladas de horripilantes temporais rifts, etc...

Se tivesse uma boa estória. Porque é isto, principalmente que faz um game. 

Agora, junta tudo isto com esta... coisa?!?!

Jogar para quê? Qual o sentido?

aitinerante disse...

Sem contar

o que Cleyton mencionou: a participação pífia de

Lightning e os outros personagens. 

Ela que foi usada em todas as campanhas, que era o chamariz, só aparece realmente na introdução. Depois surge por segundos em 3 outras cgs. Sahz por segundos. Snow tem uma participação inócua. Tanto fez. E ainda...

Vanille e Fang... Nossa maior expectativa...

Melhor nem falar...

Raiva!

AINDA NÃO ACREDITO QUE A SQUARE-ENIX TEVE A CAPACIDADE DE FAZER ISTO CONOSCO!!!

Elias disse...

<span>"Vanille e Fang... Nossa maior expectativa...  "</span>

Era minha maior com certeza. Estava doido para salvar as duas e agora não tem como saber se vai rolar... 

Toriyama e seus Plot Twist...

Cleyton disse...

"<span>mapas horríveis, sem cidades, corredores ou puzzles chatérrimos, monstros iguais, npcs vazios, má qualidade gráfica, excesso de live triggers, toneladas de horripilantes temporais rifts, etc...  " Tudo isso é verdade? ou hipótese?</span>
Neiva, em nenhum momento aparecem Vanille nem Fang?

aitinerante disse...

Durante o jogo não. Aparecem em dois  final alternativo (finais paradox). Em um que a Serah está presa eternamente em um sonho, elas aparecem e (segundo entendi das traduções) dizem que vão ajudá-la a sair do sonho. Em outro, aparece a Vanille, cristalizada, em Oerba.

Se quiser ver, os finais alternativos (e o True Ending) já estão no youtube:

http://www.youtube.com/user/qeratify

aitinerante disse...

Elas não aparecerem, não ter solução para o problema é complicado, mas o pior mesmo é que além disto, a coluna que segura coocon, onde ambas estão, é totalmente destruida, quebrada. De uma crueldade! A impressão que tive foi de ver as duas sendo quebradas.

STRATO disse...

Ééé, o pessoal tá desanimando do game :/ Me parece que a square deu uma facada no peito dos fãs,ou pior ainda,não sei exatamente.
Ainda pretendo comprar pra ver tudo isso com meus próprios olhos.Talvez em alguma linha exista algo util.

STRATO disse...

<span>Noel, Hope e Sahz é tenso mesmo rsrsrs
</span>

Cleyton disse...

O.o COMOASSIM? Já conseguiram o True Ending? E nem ele é bom? Sobre a Ligth, vc só controla ela no início?

Cleyton disse...

Não consigo achar o <span>True Ending.... </span>

carlos disse...

finalmente consegui em 112 hrs platinei ff xii foi muito chato mas valeu a pena da hora o tema da fang agora o da sarah...platinei gracas  a vc neiva vlw seguindo suas dicas só ficou faltando o boreal ring e o super ribbon para ter um item de cada.
em relação ff xiii-2 a espectativa vai caindo a cada momento e a light quase naum joga com ela a abertura do jogo naum mostra q o jogo realmente é...esperando novas informaçoes novas para ver se o jogo se salva...

Lucas Vinícius disse...

Pois então! Se estão conectados pelo mesmo universo, há um possibilidade de a história se conectar de alguma maneira, sei lá... Sem contar q essa demora pra Versus tem q ser explicada não? Há uma possibilidade muito grande de eu estar errado, mas tb há um pouquinho de esperança.

PS: Mas é realmente chato saber q parece até de propósito essa trolagem toda. :( >(

aitinerante disse...

Sim, só no início. O True Ending é o final do qual estamos falando. Não há outro melhor. Os outros que existem são fantasias, besteiras. O final real é mesmo este daí. 

O True Ending foi retirado da internet. À pedido da Square, presumivelmente. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=8nqAC8WivN8

Aqui tem o trechinho final, em uma qualidade muito ruim: 
http://www.youtube.com/watch?v=MKMDyA1tESA

aitinerante disse...

Informações desta manhã: o gamer Leta conseguiu todos os 160 fragmentos e apenas obteve o Catálogo de Monstros completo. 

Todos os finais alternativos já foram vistos e são trollagem. O True Ending visto (o primeiro) parece ser o real e definitivo neste jogo.

Ainda existem 3 áreas anteriores a AF003 para serem abertas. Aparentemente ficarão para DLCs ou novo jogo.

Aguardando apenas a confirmação disto, com a platina que os dois jogadores devem ganhar em breve.

aitinerante disse...

Informações não oficiais relatam vendas de 600 mil unidades. O menor número da série FF em grandes consoles até hoje, salvo engano.

Square-Enix lançou DLC de biquinis para Serah, Lighnting no Coliseu e boss Ômega. Cada um custando 300 yenes.

Caça níqueis barato, nisto transformaram a série.

aitinerante disse...

Retificando:

Gamer Leta ainda não conseguiu os 160 e nem Teakdoc. Leta com 159 e Teakdoc com 158 fragmentos.

Alguém postou no gamefaqs a informação que li de manhã, mas estava errada.

Portanto, ainda resta esperança. :D

Pedrão disse...

Parabéns Carlos pela Platina do XIII, tem meia hora que ababei de platinar também :)  !!! Agora eu to assustado com o excesso de decepção do futuro game... uma outra dúvida é sobre o lance de voce usar seu save do xiii para o xiii-2... Isso ainda é Verídico? se for podia ganhar algum item ou arma de bonus =D !!
Alguem tem alguma informação sobre estes saves?
Abraço a todos !!!

Pedrão disse...

Mas Neiva ainda resta esperança de que? Vejo sua total decepção já neste jogo... =/ (pelo menos é o que está transparecendo através dos posts ) ....

aitinerante disse...

O que importa no jogo, para mim, é a estória. Os problemas são o de menos. Se a estória terminar bem, está ok. Relevo tudo e a jogabilidade é boa, os monstros também.

Slayer.D disse...

fans de Final Fantasy leiam mesmo q seja longa

eita eu so sumo por alguns dias e ja vejo 1 turbilhao de pessoas reclamando de FF XIII-2 e estou checando minhas informaçoes aq e sobre o DLC vai ter sim isso ja era certo quando começou a sair os primeiros spoliers de FF XIII-2

tb vi q muito jogadores inclusive amigos meus desistiram do jogo e da compra do proprio bom estou aq esperando acabar os credidos do leta com 160 fragmentos ai vamos ver oq vai acontecer mas antes disso eu sei q todos aq gostam de final fantasy e tb sabemos q o diretor ele mesmo disse q queria q o jogo fosse = o cinema muitos efeitos especiais jogando a historia do jogo meio de lado

mas todos aq sabem q um dos se nao o melhor final fantasy q existe é o VII e pode parecer estranho mas o diretor de FF VII "nao me lembro o nome do diretor/criador de FF" ele simplesmente fez os personagens e falou q se fufu a historia mas no fim  saiu a mais epica historia de Final Fantasy vista ate hoje

eu sei q todos nos fans de Final Fantasy levamos uma facada no peito mas tb temos q ter em mente q nao teremos jogos do tipo lançou 40 FF os 40 FF serao otimos isso nao existe pessoal sempre tera aquele final fantasy ruim e esse ruim é necessario para o desenvolvimento dos proximos FF

lembrencem mesmo q o FF seja ruim temos q jogar mesmo nao gostanto nem q demore para fechar o jogo eu mesmo mal joguei o FF XIII e muito menos platinei nao vi o jogo merecer meu esforço pra isso mas vamos jogar este Final Fantasy horrivel e esperar o proximo^^

mas algo é certo a cabeça do toryama vai rolar nao so entre os fans de FF mas tb da SE

SPOLIERS ENORME!!!

as chances de ter 1 FF XIII-3 sao de 85% se o secret ending nao for DLC e sim existe uma secret ending q aparenta levar para o FF XIII-3

bom porinquando é so abraços a todos ^^

Elias disse...

Bom, eu como fan de FF... com certeza comprarei o jogo mesmo sabendo que não vou gostar da estória, não tenho duvida que vai ser ruim. Depois de jogar FF13 praticamente por 200 horas, vejo o quanto o jogo é ruim e não tenho duvida que FF13-2 vai pelo mesmo caminho.

Por que FF13 é ruim? Porque existem MUITOS buracos na estória. Penso que a SE não deveria ter criado um universo com uma estória tão gigante quanto a FNC.. é ridiculo precisar ficar lendo o Data Log para entender algumas coisas que estão acontecendo e mesmo os deuses sendo importantes, praticamente não são citados durante as cenas do jogo.

Não sou um Fanboy hater de FF13, gosto da estória (mesmo sendo tão ruim quanto 3rd birthday.. Toriyama...) e do gameplay, um excelente jogo com certeza, mas seus defeitos tornam ele o pior FF (pra mim pelo menos).

Melhor FF que existe pra mim é o 10 e meu favorito, 7.

PS: Que saudade dos temas antigos e suas magias também. Meteor, Holy, Ultima e meus antigos Summons de 20~50 segundos.

aitinerante disse...

Bom, Slayler, estou aguardando pela conclusão do secret ending e não quero dizer nada antes de ver o que acontecerá. Talvez ainda demore um pouco, mas é isto. Vou esperar para ver, antes de decidir o que quer que seja.

Jogo tem lutas deliciosas. Monstros poderosos mesmo e fico babando de vontade de jogar, mas... 

Vamos esperar.

Brunoliveira disse...

Nossa cara, eu já vi reclamarem de muitas coisas no XIII, mas o Ending???

Pra mim, o melhor ending dessa geração, tem surpresas, revelações, perdas, eu achei excelente e ainda não ouvi nenhuma opinião contra...

...

..

...

...


...


...


...

Sobre o XIII-2, eu preferi me abster nesses dias, já que não queria pegar spoilers e me decepcionar antes de ter o jogo e de tirar as minhas próprias opiniões sobre o jogo, peço desculpas à Neiva por minha ausência. Eu fugi dos spoilers, mas os spoilers não fugiram de mim, já soube de uns dois ou três finais, um deles RIDÍCULO diga-se de passagem, mas realmente é tenso essa questão do final principal aí heim...

Não sei nem o que dizer, se nenhum dos outros finais salvar essa história pode ser fácilmente a ruína da franquia, ainda mais com todas essa indefinições sobre o Versus, a questão do Type-0 ainda não ter vindo pro ocidente também...

Parece que a Squenix (apelido que usamos no fórum) está muito perdida e que, infelizmente, perdeu a fórmula mágica dos jRPG's...

Mas, mesmo com tudo isso, ainda pretendo jogar o XIII-2, como eu disse, pra tirar as minhas próprias conclusões!!!!

Posts relacionados: