Entre a madrugada de anteontem (13/12) e até agora a pouco, estive assistindo alguns gameplays de Final Fantasy XIII-2, primeiro em Live stream e depois no Youtube. Eu precisava disto! Era muita fome alimentada, provocada e instigada ao longo de meses pela SE, com torturantes pedacinhos de informações que só faziam aumentar a curiosidade. O que achei?

ABERTURA


Épica! Consenso entre várias pessoas que assistiram. Provavelmente entrará para a estória da série, como uma das melhores e mais intensas.

É a mesma abertura já mostrada pela Square-Enix em vários trailers, só que completa, com algumas cenas chaves antes encobertas e lógico, a batalha com Caius completa. Como todos viram e já sabem, Lightning está em Vahalla, protegendo o reino da Deusa Etro de Caius. Podemos controlar Lightning em algumas partes da luta. Embora grande parte seja mesmo por CGs, tem uma parte livre, em que podemos escolher os ataques e outra em que ativamos os QTEs, os botões que aparecem na tela.

É sensacional, grandiosa, intensa. Realmente épica!!!

MÚSICA


Geralmente prefiro evitar este tema, porque existem muitos fãs das OSTs anteriores e nunca gostei das músicas de Final Fantasy. Sempre achei meio mortas ou irritantes, algumas francamente chatérrimas. Muito comum jogar sem som.

Mas…

A música de Final Fantasy deu um salto de qualidade incrível! Além da inclusão de novos gêneros (agora temos rap, metal, jazz, etc…), a qualidade das composições é melhor (em minha opinião). A música tema do jogo é deslumbrante como podem comprovar neste post. A música da vitória é deliciosa. Finalmente fizeram algo menos agudo, que talvez consigamos ouvir por centenas de lutas, sem aborrecer tanto.

Em Final Fantasy a música está entrelaçada de tal forma ao jogo que é como uma voz que vai descrevendo a estória. Um narrador com extrema sensibilidade, diria mais, que acompanha cada minúscula alteração dos eventos. Impecável!!!

PERSONAGENS


Lightning: Maravilhosa, deusa, linda, poderosa!!! E sem perder a fragilidade. Impecável! Tanto visualmente, quanto na personalidade, no script. Divina!


Serah: Não me cativou como personagem. Apesar disto, acredito que a maioria dos gamers gostará. Feminina, delicada, corpo perfeito e com uma roupinha minúscula. Muito sexy! O problema é mais a personalidade, super clichê. Menininha bobinha, boazinha, fragilzinha, com um coração imenso, uma fé que moverá montanhas e que por força das circunstâncias será obrigada a se superar e blá blá blá.

Definitivamente não me convenceu. Entretanto, ela não é desagradável, nem de ver, nem de ouvir. Acho que dará para seguir em frente, na boa. Não se preocupem muito com isto. Eu não gostava da Vanille também, basicamente o mesmo tipinho com o agravante da voz estridente e o jeito exageradamente feminino e ela era favorita de um monte de gente. rs

Noel: Para ser sincera, não colocava muita fé nele. Quando vi o script “o último de sua raça” “pouco contato com outras pessoas” achei que fosse carentérrimo e fraco. Mas não. Ele emana uma força muito bacana. Parece se bastar, como se viver só tivesse acrescentado independência emocional e auto-suficiência ao seu caráter, além de autoconhecimento. Consciência do que é. Provavelmente estou superestimando, mas é melhor assim. Não parece nada carente. Nem frágil. Nem afeminado. Bonitão, com uns ombros largos, corpo super definido. Gostoso! Pronto, falei! rsrs

Caius: Nuossa!!! Este é ainda melhor! Irônico, sarcástico! Mal posso esperar para ler suas frases. Deve ter umas tiradas ótimas. Apesar de frio e controlado, algo nele deixa transparecer emoções intensas. Ele parece mais estar defendendo algo que lhe é caro do que estar naquele esteriótipo batido do vilãozão malvadão. Tive a impressão de ser alguém disposto a lutar até a morte por seus princípios, por aquilo que acredita ser correto.

Apesar da roupa ridícula, do brinquinho, do nome infeliz (Caius Ballad), sua presença é intensamente masculina. E um vozeirão! kkk

Noel é gostosinho, etc… Mas, Caius é um Homem com “H” maiúsculo. Perto de Caius, Noel desaparece como personalidade. Ele é realmente o tipo que me deixaria beeeemmm encrencada se aparecesse em minha vida.

Conclusão: Acho que lucramos todos. Os homens provavelmente gostarão de Serah e Lightning. E as muheres gostarão de Noel e Caius.

ENREDO

Intriga pura, suspense total, agonia desgraçada. Quanto mais você vê e sabe, menos entende e mais curioso fica. Perfeito! Minha impressão é de um imenso quebra-cabeças que teremos que montar, pecinha por pecinha, cada vez com maior tensão, até chegar a um final ainda mais impactante do que foi o de XIII. Impressão apenas.

JOGABILIDADE


É de encher a boca de água. Parece tão bom, mas tão bom, que você pensa: eu TENHO que jogar isto!!! Não vou me alongar aqui, porque farei um post em breve comentando em detalhes todas as novas implementações. É mais ágil, aparentemente mais poderoso do que XIII pelas novas opções incluidas, QTEs, maior velocidade na troca de paradigmas, monstros, etc…

Bom, os monstrinhos são basicamente os mesmos de XIII. Visualmente parecem melhorados, mais bonitos. Todos possuem level, HP com 6 dígitos, crystarium própria, acessórios, poderes a serem aprendidos, etc… São 150. Ou seja, podemos ficar upando monstros até sair o próximo Final Fantasy e ainda não teremos conhecido todas as possibilidades de cada um deles.

Apesar de serem os mesmos, existem algumas modificações. Sem entrar em detalhes, pensem naqueles bichinhos adoráveis, Raktavijas, Attacus, Gigant Cactuar e imagem algo um pouco pior. Preparem-se!!! kkkkk

MOOGLE

Ai meu Deus! Como é fôfo!!! E engraçado, bonitinho, etc… Quando joga-o para pegar um tesouro, não gosta, fica falando Kupo e se espremendo nas mãos do personagem que vai jogá-lo como se quisesse escapar. rsrs

Já aviso que não quero saber de técnicas de torturas de Moogle aqui no blog! Vi alguns comentários por aí, de gente que já estava pensando em lugares “originais” para jogá-lo. Tolerância zero, ok?

CENÁRIOS


Até meio desnecessário este item. Todos sabem da competência da Square-Enix neste setor. XIII foi praticamente impecável. XIII-2 é melhor. Não sei como conseguiram, mas é tudo belo ao quadrado. Mapas imensos, imensos!!!

Cidades cheias de pessoas, animais, objetos. Podemos interagir com as pessoas. São todas bonitas, diferenciadas umas das outras. Os animais são muito bonitos. Gatinhos, ovelhas, etc… Muito legal!




Se eu tinha alguma dúvida, não tenho mais. Final Fantasy XIII-2 é jogaço!!! Imperdível! Maravilhoso!

É tudo superlativo quando penso em palavras para descrever o jogo.

:DDD

Posts relacionados

0 comment

BieelKelly 07/02/2012 - 15:22

KKKKKKK, também Serah não me convenceu! Muito boasinha! ATÇ Spoiler: Imagina se não fosse Noel lutando com Caius no final do jogo se fosse serah na hora de apretar os botoes na hora da ação so ia aparecer show mercy e caius ia empurrar ela e ela ia gritar!! Lightning, Heeeelp meee!!!!!

Reply
BieelKelly 07/02/2012 - 15:24

e porque deusa com d maiúsculo????

Reply

Deixe um comentário