Vídeo resumo das novidades em Final Fantasy XIII-2 – Legendas em castelhano

Todos dizem que Final Fantasy XIII-2 será um jogo melhor do que o anterior porque é uma resposta da Square-Enix às críticas dos gamers. Mas, quem não acompanha todas as notícias talvez não saiba porque ou onde ou como será melhor. Primeiro, para quem não está muito a par do jogo, este é um breve resumo:

ENREDO

A estória parece simples até onde sabemos. Logo após as cenas finais de XIII, Lightning é levada para Vahalla, reino da Deusa Etro, que guarda as tão faladas portas da morte, aquelas que Barthandelus tanto queria abrir para reencontrar Pulse. Lightning aparece dizendo que a Deusa pode continuar dormindo pois ela protegerá seu reino, que, não se sabe o motivo, está sendo atacado pelo misterioso Caius.

Lightning envia Noel, que é o único sobrevivente de uma época futura, em busca de Serah.

Noel chega em Pulse na época correspondente a 3 anos após XIII. Sua viagem no tempo aparentemente causou um paradoxo temporal e monstros estão invadindo Pulse. Ambos, Serah e Noel, atravessarão vários portais de tempo/espaço até 300 anos à frente, solucionando paradoxos temporais para conseguir chegar até Lightning.

Não se sabe porque Lightning precisa ou quer Serah em Vahalla. Algumas cenas de trailers dão a entender que Serah é uma vidente, entretanto não sabemos muito mais sobre o papel que desempenhará quando chegar à Vahalla.

Presume-se que o enredo desvendará as pendências históricas/mitológicas deixadas por XIII, como o paradeiro de Pulse (Divindade), a criação de Coocon e a verdade sobre Lindzei, Pulse e Etro. Também esperamos que Fang e Vanille sejam resgatadas da coluna onde estão presas.

Kitase disse que quis fazer o 2 por Lightning, porque ela merecia uma continuidade e melhor construção.

PARTY

A equipe será fixa com Serah e Noel + Monstro. Eventualmente poderá receber reforço de Guests, convidados. Os Guests não poderão ser equipados ou comandados.

Até o momento esta party fixa é a maior fragilidade do jogo. Como será jogar o tempo todo com os dois? Terão carisma suficiente?

Em uma entrevista, disseram que a idéia era ter apenas a Serah como personagem, mas foi impraticável porque se ela morresse, por exemplo, a luta acabaria, entre outras dificuldades. Por este motivo criaram o Noel, para dar suporte a ela.

PERSONAGENS DE XIII

Lightning não fará parte da equipe até onde sabemos. No início do jogo poderemos jogar com ela, na luta contra Caius e Chaos Bahamut. Pode ser que no final também a tenhamos na equipe, mas não ao longo do jogo. Isto também tem sido fator de reclamações, uma vez que a Lightning é o chamariz do jogo, é quem aparece em todas as propagandas, nos vídeos, etc…

Foi dito que os outros personagens aparecerão. De confirmado apenas Snow, Hope e a equipe Nora. Sahz aparentemente virá em DLC separada. Também estarão presentes Rygdea (lider da Cavalaria) e Bartholomeu (pai de Hope) que agora são parte do governo provisório e fundadores da Academia de Ciência (uma organização que se dedica ao estudo do tempo), embora ainda não tenham sido mostrados. Hope trabalha na organização, pois tem o desejo de conseguir libertar Fang e Vanille e secretamente espera poder reviver sua mãe.

Snow havia partido em busca de Lightning a pedido de Serah (a única que acreditava que ela ainda estava viva após 3 anos desaparecida) e encontra-se com a equipe em algum tempo/espaço, participando como Guest.

Sobre a grande expectativa, Fang e Vanille, nada foi dito ou mostrado até o momento, exceto uma imagem de Fang em um dos trailers que parece um flash-back de XIII, mas ela está sem a marca l’Cie no ombro, o que pode indicar ser da época de XIII-2. Também o Bahamut que era seu summon, agora é a segunda forma de Caius. Este aliás utiliza cores similares à de Fang.

OUTROS PERSONAGENS

Caius Ballad, oponente de Lightning, ex-tutor de Noel. Aparentemente o vilão de XIII-2. Um homem imortal? Tem um visual meio andrógino e pode assumir a forma de Chaos Bahamut. Por que está atacando Vahala? Por que Noel não é mais seu aluno? Por que persegue Noel e Serah?

Yeul ou Yule como está em algumas traduções é a parceira de Caius, uma vidente da cidade de Padra, que presenciou a primeira transformação de Fang em Ragnarok (descrita nos Analects), agora está na época do jogo (3 anos após os eventos de XIII) e apareceu em uma imagem, sentada em Orphan’s Cradle. Como este foi destruido no jogo anterior, presume-se que tenha sido naquela época ou anterior a ela. A SE também disponibilizou uma imagem em que Caius aparece ajoelhado em frente a ela, em uma indicação de que ela é importante.

As principais diferenças ou melhorias entre XIII e XIII-2 são:

LINEARIDADE

Não tem. Cada jogador poderá ter um jogo único, com basicamente os mesmos eventos, mas feitos em ordem diferente.

XIII-2 tem 160 fragmentos espalhados pelo jogo que devem ser coletados. Cada fragmento permitirá viajar para uma época e local através do Historia Crux (espécie de máquina/portal do tempo). Nos novos locais haverão outros fragmentos e eventualmente anomalias temporais, chamadas de Paradoxos Temporais, em que mais de um tempo ou espaço pode estar fundido (melhor dizendo, confundido) e que deve ser sanado com a resolução de quebra cabeças chamados Temporais Rifts, em que o jogador tem que caminhar por todos os quadradinhos sem pisar 2 vezes no mesmo.

Como em cada local visitado será possível encontrar mais de um fragmento e o jogador escolherá um deles para seguir, cada pessoa fará o caminho à sua forma.

FINAIS DIFERENTES

Já foi confirmado que haverá mais de um final, não sabemos quantos. Um dos troféus diz respeito a ter o final perfeito. Já tivemos isto em no X-2, por exemplo e é lógico que vamos querer ver todos.

ESCOLHAS

Conforme veremos nos posts seguintes sobre a jogabilidade, XIII-2 é cheio de escolhas. Vamos decidir para onde vamos, o que faremos na Crystarium, nas Cinematic Actions existirão opções de ações diferentes e em vários pontos do jogo seremos consultados, com opções de múltipla escolha.

Como sabemos pouco sobre enredo, personagens e suas participações efetivas no jogo, não dá para dizer ainda que XIII-2 será melhor do que XIII (ou de outros) neste aspecto. No quesito liberdade não há dúvidas: XIII-2 é infinitamente superior. Nada de corredor ou engessamento de jogo.

Libertas quae sera tamen – Liberdade ainda que tardia!!! :DD

Continua…

Posts relacionados

Deixe um comentário