domingo, 12 de fevereiro de 2012

FFXIII-2: Jogando. Primeiras impressões, finalmente. Detonados, lista de fragmentos, de monstros, dicas, etc...

Imagem de LuLuInDaHouse via Devianart

Ontem, finalmente, consegui jogar. E joguei muito! lol

O conjunto realmente agrada. A jogabilidade, como eu imaginava, é divina. Gostosa, ágil, eficiente. Serah nem parece tola e não incomoda até agora. Seu cabelo brilha demais, como cabelo de plástico, de boneca e só. rs Noel é ótimo! Charmoso, adulto, equilibrado, tudo de bom. :D

As lutas... Ah... As lutas! Caramba, que saudades estava disto!!!

Show... Impecável. Monstros fortes na medida certa para não ser muito fácil e nem impossível. Para falar a verdade, andei morrendo algumas vezes, logo no comecinho. E avançando um pouco mais, agradeci todos os Deuses por ter jogado XIII e entender direitinho o que é um Ravager, um Comander e saber usar os paradigmas também.

Para quem está começando ou esqueceu ou não sabia ainda:

Role: perfil de ataque do personagem. Resumidamente pode ser Comander (ataque), Ravager (ataque), Sabouter (debuff), Syntetizer (buff), Medic (cura) e Sentinel (proteção).

Paradigmas: definição de 3 roles, um para cada personagem. Pode ser, por exemplo, Com/Rav/Sab ou Sen/Com/Med, etc...

Barra de Stagger: todos os monstros possuem uma barra que vai aumentando a quantidade de dano percentual, conforme vai sendo preenchida. Quando fica cheia, o monstro está staggerado e é muito mais fácil detonar. Alguns monstros chegam a dano de mais de 500% quando staggerados.

Ocorre que alguns monstros são fáceis de staggerar e outros nem tanto. Assim, você tem que entender que tipo de monstro está lutando. E partir para o ataque na marra (sem o stagger) ou com ele e para isto precisa conhecer os paradigmas.

O Comander enche menos a barra de stagger, mas segura para que não se perca o sttager dado no último ataque, ou perca mais devagar.

O Ravager enche a barra rapidamente, mas ela esvazia muito rápido também.

Se você está em apuros e o monstro staggera rapidamente, pode usar RAV/RAV/RAV. Se o monstro tem muito HP ou enche muito lentamente, em uma luta mais demorada, RAV/RAV/COM é o melhor. Se a barra não enche de jeito algum, RAV/COM/COM ou COM/COM/COM vai tirar mais vida na base da porrada mesmo.

Tive que relembrar tudo isto rapidamente para conseguir lidar com uns tipinhos que surgiram. rs

A troca de paradigmas está mais ágil agora, com o LB. E mantém-se aquele esqueminha de trocar o paradigma e já chegar com a barra de ataque cheia. Sou viciada nisto. Não suporto ficar esperando encher e fico só trocando. No XIII às vezes deixava dois paradigmas de ataque iguais e ficava alternando entre eles para ganhar este bônus.

Bom, nem era para entrar em detalhes neste post, mas como senti necessidade de usar estes conhecimentos logo no início, fiquei pensando em quem está começando agora e não sabe destas coisas.

Continuando sobre minhas impressões, adorei o sistema de captura de monstros. Algo que pode se tornar mesmo viciante. São 150 pokemons. Aqui tem uma lista da localização de todos: http://www.gamefaqs.com/ps3/619315-final-fantasy-xiii-2/faqs/63733 e aqui cada um em detalhes: http://www.gamefaqs.com/ps3/619315-final-fantasy-xiii-2/faqs/63731.

Lógico que capturei logo um Caith Sith, afinal a Serah e o Noel não tem o role de MEDIC no início e o Caith começou a cumprir esta função na minha party. Todos os bichinhos tem um ataque especial chamado Feral Link. Uma barrinha que vai enchendo e quando pronta pode ser ativada com X. Além do dano que causa, este ataque torna mais provável que se consiga capturar o monstro ao final. Fico guardando meu Feral Link com medo de encontrar um monstro que queira e ela não estar pronta. lol

Como o André notou, a coisa chata de se usar monstros na party é que só podemos utilizar 3 em cada conjunto de paradigmas. Assim, nunca poderemos ter um conjunto de paradigmas cheios: (RAV/RAV/RAV, COM/COM/COM, SAB/SAB/SAB, MED/MED/MED, SYN/SYN/SYN). Eles são ótimos para bosses mais fortes, mas como cada monstro só tem um role, ou especialidade e só se pode usar 3 por vez, não podemos fazer isto. Não sei se mais para a frente surgirão monstros que poderão aprender outros roles. Seria muito bom.

Os controles do combate em si chatearam no início, porque o Autobattle vinha em primeiro lugar e toda vez tinha que usar um movimento a mais na ação, para baixar até as skills. Depois descobri que podia configurar no settings, para sempre abrir já nas skills.

Outra coisa que me deixou nervosa ao início é que não podia escolher um save, com o jogo gravando sem perguntar onde, em cima de um único. Costumo ter um save para cada etapa do jogo. Quando abriu a Historia Crux descobri que salvando ali (e não com pause/save) podia escolher outro slot e abrir outros saves. Ufaaa....

Achei o tempo de leitura de novas áreas excessivamente longo, mas é detalhe apenas.

As cinematics actions, as ações em meio às CGs de luta, são meio sem graça. Pode ser que mais para a frente fiquem interessantes, mas agora só mesmo acrescentam um ou outro efeito e tanto faz se fizer ou não.

As lives triggers, 4 opções para prosseguimento de diálogos, que o jogador escolhe, são insonsas. Algumas questões extremamente idiotas e outras não tão idiotas mas que não acrescentam nada significativo ao jogo. Ou seja, não se perde praticamente nada escolhendo uma ao invés da outra. Se for algo importante, com certeza será dita, ou naquele momento ou em outro. Desta forma, quem não entende inglês não precisa se preocupar muito.

Sobre a estória em si, estou achando agradável até o momento. Lógico que já conheço todo o script, mas no jogo, juntamente como todos os outros elementos, parece mais convincente.

A crystarium ainda acho meio estranha. O desenho dela é esquisito, não entendi direito. Não dá para separar o que é de um role e o que é de outro. Visualmente quero dizer. Você clica no personagem, em uma bolinha e aparecem os roles e a próxima coisa que você vai desbloquear ali. Dá para saber quantos leveis faltam para cada coisa e facilita na hora de decidir se vai aumentar no RAV ou no COM ou no SEN.

Quando a Crystarium evolui não dá para ver, só sabemos por uma notificação na tela, quando também surgem os bônus disponíveis e você tem que escolher entre várias opções. Uma tarefa extremamente ingrata, porque você provavelmente irá querer todos eles e terá que se contentar com um. Sadismo puro!!!

Dos mapas, ao menos até o momento, é o que já se sabia: corredores. Fui em 2 lugares, New Bodhum e Academia. Nos dois existe apenas um lugar onde se entra. Em New Bodhum, na casa de Serah e na Academia, na cadeia. Você não tem muito para onde ir, exceto em frente, mesmo que o em frente tenha algumas curvas ou uma bifurcação cujos ramos darão no mesmo lugar.

Aliás, em termos de sutileza de caminhos, até o momento zero. Quase impossível ficar perdido no jogo, sem saber o que fazer ou para onde ir. Onde você não deve ir estará bloqueado de alguma forma e onde você deve ir estará amplamente sinalizado.

Lógico que mais à frente quando tiver disponíveis e abertos vários portais a situação mudará, mas ao menos neste início é assim. Não tem esta história que foi divulgada pela mídia quando vários jornalistas jogaram 3 horas cada um e propagaram que cada um deles teve um caminho diferente. Impossível! Se começaram de New Bodhum não tem como.

O caminho para se chegar às peças chaves, fragmentos, etc... é meio confuso, parece-me. Algumas vezes são recompensa de quests, outras vezes surgem em esferas, outras após algum evento e outras após lutas com bosses. Aqui tem a lista completa de todos os 160 fragmentos: http://www.gamespot.com/features/final-fantasy-xiii-2-walkthrough-6349295/?page=5.

Aliás, quem desejar um detonado pode seguir esse do Gamefaqs. Achei bem organizado e eficiente: http://www.gamespot.com/features/final-fantasy-xiii-2-walkthrough-6349295/?page=4. Em inglês, mas bem compreensível.

Lamento não poder jogar com a equipe NORA. É realmente uma tristeza ver uma equipe impecável, bonita, charmosa e cheia de personalidade atuar como coadjuvante e termos que nos contentar com Serah e Nora. Triste sina destes meninos. Já foram subutilizados em XIII e agora, novamente, em XIII-2.

Chocolina, a vendedora de ítens, armas, acessórios, etc... é muito simpática e cheia de personalidade. Não senti em momento algum sua falta. Ela parece estar presente quando for necessária, embora ainda não tenha precisado. No início, quando não tinha o Caith Sith e precisava de potions, ela ainda não tinha sido desbloqueada e quando foi, já não precisava. Comprei uma arma para um e só. O restante tenho ganho em drops.

...

Conclusões:

Imaginei se conseguiria encantar-me novamente com este jogo, após toda a decepção com a estória, falta de cidades, mapas corredores, etc... Depois de 2 anos de expectativas seguidas de decepções, sinceramente, pensei que sofreria jogando e que odiaria.

Estava errada. O conjunto é muito envolvente e gostoso. Tudo parece combinar e funcionar. E bem, muito bem. Os defeitos não parecem tão importantes, ao menos, não o suficiente para estragar o prazer do jogo.

A SE fez um game para ser jogado por qualquer um, desde o mais descompromissado até o mais comprometido, porque pode-se imergir em camadas e mais camadas de complexidade, conforme se deseje ou não.

O jogador casual gostará dos desafios das lutas e jogabilidade e finalizará em 30 horas aproximadamente. O jogador mais interessado pode ficar quanto quiser, caçando e evoluindo monstros, refazendo o jogo, coletando todos os fragmentos, brincando no coliseu, etc...

Faz falta e sniff..., morro de saudades, que pena que não tem, áreas secretas com bosses opcionais e super armas. Como eu gostaria disto!!!

Enfim... Nada é perfeito e dentro de suas limitações, XIII-2 faz um milagre e consegue ser extremamente atraente e viciante.

Vou lá que hoje ainda não dei minha jogadinha. :D

Até!

53 comentários:

Cleyton disse...

Que gostosa de ler sua análise Neiva. Estava com saudades.
Bora bora, jogue mais que quero que compartilhe suas dicas!
Abraços!

STRATO disse...

<span>Essa é também minha última esperança: que o game seja agradável.  
Até um tempo atrás estava me sentindo um pouco arrependido em ter encomendado o game,mas suave agora.Sua análise além de boa não é tendenciosa.Isso anima bastante!  
 
Não que isso devesse ser comentado,mas ter uma cidade e não poder entrar nas casas é deprimente só em ouvir :/ A SE estava contando com ajuda dos caras da tri-Ace,poderiam ter feito os interiores também rsrsr</span>

daniel barboza disse...

eu joguei bastante o 13- 2 e como por preguiça ainda num tinha platinado o 13 resolvi fazer isso ontem e matar os 64 monstros 5 estrelas .. começei era 10 horas e a pressa é tanto pra mudar pro 13 -2 denovo que eu joguei a madrugada toda e agora só falta amissão 64 e 62 porem ja acabo com estes pestes rapidinho agora de manha e consigo mais 2 dark matters e pronto 13 platinado.   

mas como o assunto é 13-2 e eu ja avia jogado bastante dele no jogo japones e tambem em ingles só posso falar que eu estou até impactado com o sistema geral do jogo e vejo que a velha square ainda respira e tá faltando pouco pra termos o jrpg definitivo ..quero dizer sobre as mecanicas de jogo em si e principalmente o sistema de batalha nem vo entrar no merito da historia porque sei que competencia pra fazer uma historia boa a empresa tem. então o futuro acho promissor que venha agora o mais rapido possivel o final fantasy 15 esse eu depoisito minhas velhas esperanças ainda mais se for o escritor que escreveu o vagrant o tatics e o final 12. 

porem só falo uma coisa, pra resumir o 13-2, jogo exelente que me motivou até a platinar o 13 que só repetindo não tinha feito por preguiça!! acho o 13-2 melhor do que o 13 em todos os sentidos e até estou cada vez gostando mais do Noel esse jogo esta tão bom que até mesmo um amigo mel viciado em todos os tipos de rpgs de console sem exagerar ele tem todos do ps3 e jogou todos alem de todos do ps2 pra falar a verdade ele só compra rpg num importa qualque seja . ontem as 11 da noite ele estava jogando depois de 1 semana e maia seu 13- 2 e me falou '' kara até que enfim este é muito melhor que o primeiro to viciado demais emplogado com o jogo ainda reinteirou .... BEM VINDA DE VOLTA VELHA SQUARE.

BieelKelly disse...

Caramba!! Neiva vc deveria fazer denovo o a postagem "Cala a boca Magda!" KKKK brincadeira

BieelKelly disse...

Tomaraa que XV saia pra X360 tbm e nao seja MMORPG , não gosto de RPG online

aitinerante disse...

Não vejo porque e nem acho que deveria. Todas as críticas que fiz até o momento estão mantidas. Não há nada que volte atrás. A estória continua péssima! Os mapas corredores, etc...

A única coisa sobre a qual não falei e nem poderia foi sobre a impressão do conjunto. Ela é boa e atenua os defeitos.

aitinerante disse...

Pois é. A SE foi sim bastante criticada por isto, porque uma das promessas feitas antes do lançamento era justamente a volta das cidades, subtendendo-se que voltariam os interiores das casas, os shops, etc...

Algum tempo depois alguém da SE disse que é inviável a construção de cidades como as que existiam nos jogos da época de PS e PS2.

Não entendo muito bem o porque disto. Apenas parece que teremos que nos contentar com estas fachadas, daqui para a frente.

aitinerante disse...

Também não terminei o XIII. Cansaço de ficar farmando. Até que você foi rápido. 

Sobre a impressão geral de XIII-2, já sabia que a jogabilidade muito provavelmente valeria a jogada e é um prazer ver como funciona tudo tão bem. :D

daniel barboza disse...

Na verdade eu tinha terminado o 13 tres dias depois que ele tinha chegado aqui em casa uma semana depois do lançamento americano porem me deu um apreguiça enorme apesar de ja ter tudo no maximo dos personagens fazer as missões 5 estrelas e pegar osultimos 3 dark matters porem assim que eu achoq ue demorei foi muito porque demorei uma madrugada inteira pra matar as 64 criaturas 5 estrelas e agora a tarde estou lutando pra conseguir o ultimo dark matter e acabar com isso .mru deua acabei de ganhar o ultimo agora que beleza. graças a deus platinei 87 horas no total. agor aposso continuar o restante do 13-2 com a sensação de dever cumprido. 

daniel barboza disse...

Bom talvez seja do interesse de algumas pessoas saber que a versão do ps3 é menos compactada que a do xbox . resumindo graficos mais limpos melhores  cgs em 1080p pra quem tem uma tv full HD som lpcm digiatl resumindo uma versão melhor . alem de um frame rate com cerca de 5 quadros a mais na velocidade media do game. que deixa ele mais fluido e com menos lentidã em alguns pontos ..

mas vale resaltar que dessa vez a versão do x box ficou bem parelho bem superior ao resultado do 13 .

só fica a esperança que os proximos lançamentos multi plataforma com esta cristal engine fique mais parelho ainda , enfim fico otimista que o xbox tera uma versão bem parelho do final fantasy 15 . 
 o link esta aqui http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-final-fantasy-13-2-face-off eu sempre leio estas analises tecnicas vale a pena pra quem se interessa em ver as diferença entre os dois consoles.

aitinerante disse...

Meu Deus! 13 dias! 87 horas para platina! Eu levei 3 meses para chegar quase lá. Sou lenta mesmo. hahaha

Parabéns, Daniel (nome de meu filho mais novo) !!!

daniel barboza disse...

eu concordo pleanamente com o que vc achou ruim Neiva. assino em baixo mas ainda é melhor que o 13..bom pelo menos mais praseroso.

aitinerante disse...

Muito boa a análise. Eu normalmente evito estas comparações porque sempre dá briga entre os fãs de cada console, mas confesso que estava curiosa para saber se a versão do PS3 era melhor. Obrigada. :D

aitinerante disse...

Ainda não posso dizer se no total será melhor do que XIII, que também foi um jogo com pontos positivos e negativos. Tenho que jogar até o final para saber, mas não há dúvida de que a jogabilidade é melhor sim. Muito gostosa... 

Tom disse...

Neiva!!! Vc ja ta jogando! :D

Eu tenho 30 horas de jogo e ja estou do ultimo capitulo e com uns 60 frags. (sao mtos frags -.-). Achei q a Serah ia ser mega cliche, mas nem é tanto! Ela é tipo: 60% cliche, 40% personalidade. Gostei muito dela e do Noel (q é uma mistura de Tidus e Balthier) 8D

Mas uma coisa q achei... muito ruim/muito bom: O jogo é muito triste. ):
Tem horas q eu quase choro por causa de lembranças do XIII. Eu q achei q odiaria a estoria. Mas é muito linda e trágica principalmente... A vida da Yeul... O passado do Noel... nossa é mto triste mesmo.

E você se sente muito sozinho no jogo. Como só o Noel e Serah estao viajando no tempo, eles só tem a si mesmos, sabe? É muito triste ver as mesmas pessoas em um lugar e elas n saberem de algo q elas sabem em outra data... É triste rever locais de FF XIII modificados como se o que aconteceu não teve muita importância ):
Meu coração até para quando aparece a Lightning ou quando ela narra. 
É o preço da viagem no tempo né? :/

SPOILER: E pelo o que estou vendo, o final que agente viu não é tão ruim como pensei. Agora to começando a entender o que aconteceu e que TEM COMO mudar (espero) :D

Ah! E desculpa n ter jogado com vcs no WOW ainda, é pq ja começou as aulas e eu n posso mais usar o pc de noite :/

Tom disse...

Neiva, vc poderia criar uma "ala" só pro XIII-2, igual vc tem pro XIII :D

Seria mais facil achar seus posts sobre o jogo :)

daniel barboza disse...

sabe vou ter que compzartilhar uma coisa interessante .. quando meu irmão platinou ele sofreu bem menos prque ele num estava com itens no maximo tipo armas acessorios e tal... porem fazendo testes em cima de testes percebi que quando maior a evolução do seu personagem maior sera a dificuldade do jogo num tem erro a queste 6 por exemplo uando eu tirei as armas nomaximo e os itens no maximo acavou o problema foi mamão com açucar assim tambem funcionou com os malditos long guis nossa foi chat mas agora levarei de esperiencia pros proximos nunca evoluir no maximo senão a coisa fica feia.

daniel barboza disse...

ahh sou um velhinho que jogu todos os outros final fantasys bem 31 aninhos....... e beleza o nome do seu filho Neiva.

aitinerante disse...

Oi Tom!

Para chegar no último capítulo com 60 fragmentos você jogou bem, explorando tudo que deu, não? Nos streamers que vi, chegaram com 40, 50 e poucos frags.

Sobre a estória, ainda estou muito no começo e não posso dizer muita coisa. Do que li, da tradução e do que vi nos vídeos, é muito triste mesmo, especialmente a vida dos 3, Yeul, Caius e Noel. Na verdade, como já comentei, achei muito bonita a essência do enredo. Não gostei do desenvolvimento e da pouca relação/interação com o XIII. É praticamente uma nova estória. Se tivesse sido lançado independentemente e não como uma continuação, provavelmente eu gostaria mais, porque não teria esta expectativa com relação aos personagens de XIII e aproveitaria melhor os novos personagens e suas histórias de vida.

Estou indo devagar. Um pouquinho cada dia. Até porque não sabemos quando teremos outro FF e não vejo motivo para pressa. Saboreando... :D

aitinerante disse...

Você diz para ganhar as 5 estrelas nas missões de XIII? Já havia lido a respeito, que algumas delas só se consegue tirando os equips, porque estão em um nível muito baixo para o personagem. 

Gosto de evoluir bastante, mas também acabo fico ansiosa para ir ao próximo evento, de forma que sempre estou mais ou menos equilibrada. E no XIII-2 ganhar 5 estrelas nas lutas é algo importante, pois tem os 200% de bonus de drop e itens. Então, será complicado conseguir isto sem estar bem upado, pois as lutas poderão demorar demais e não conseguir as 5.

Experimentando coisas aqui também, para ver o que funciona melhor. :D

Fernando disse...

Cleyton,

Você achou em que área no jogo o oponente Omega (DLC) ???

aitinerante disse...

Se com 31 anos você é um velhinho, eu com meus alguns anos a mais sou uma anciã, então. lol 

aitinerante disse...

Com certeza, Tom. Estava pensando nisto ainda agora a pouco. Farei um menu para o XIII-2 em breve.

Tom disse...

Sabia q tinha esquecido algo quando terminei xD

Era isso mesmo q eu queria dizer: é uma estoria diferente com pouquissima relação com o XIII ):


Não sei... mas pelo tempo que levou esse jogo, poderia ter mais estoria né? Só 25 horas pra chegar no final? Nem parece FF. Pelo menos tem mais 70/90 horas pra pegar frags, evoluir e fazer tudo q tem de ser feito.

Mas sei la... Queria mais Fang e Vanille, as heroinas do XIII. Né? :D
Na verdade, esse FF XIII e XIII-2 são muito mais femininos, as mulheres comandam aqui, com mais personalidade, importância e força de vontade xD No Versus isso vai mudar drasticamente...

SPOILER: Eu ja encontrei com elas!! :DDDD Mas foi bem rápido, porém muito emocionante (pelo menos pra mim que ama as duas quase o mesmo tanto q a Lightning).

aitinerante disse...

No final do sonho, não foi? Saudades de Fang. sniff...

Cleyton disse...

<span>Inicialmente vc precisa fazer o download do DLC. Como a região do jogo é a 1, você precisa ter uma conta Americana para fazer o download. Na tela inicial do jogo vai ter a opção download alguma coisa... é só baixar o Omega, atraves do código, instalar, e depois, quando vc tiver no Historia Crux, tem o Coliseu, que é onde enfreta o Omega e outros DLC's...  </span>
<span>Entendeu?</span>

rafael disse...

eu ja zerei e gostei muito!!!!!!!

eu nem sou muito compromissado em zerar o jogo 100%, mas vale a pena pra quem gosta!!!!!!
mas por mais que o final tenha deixado uma ponta (uma pontona), eu preferiria que a square enix ja fosse logo pro final fantasy 15!!!!!

Brunoliveira disse...

Neiva. parabéns pela análise, como sempre, muito perspicaz, compartilho praticamente a mesma opiniã com a sua, minh Serah já está level 93 com o Raveger, e nem terminei ainda, to quase lá, indo pro capítulo 5, acabei ficando bem pra trás mesmo...

Mas assim, mesmo não sendo o que a gente esperava, realmente, in game, a história parece ser mais convincente mesmo e é o que vc disse, dá pra ser um jogo pra qualquer tipo de jogador, do mais casual eo mais hardcore, eu pretendo platinar, to jogando com atenção pra isso... Vamos ver se vai, só de não ter um treasure hunter já é um grande alívio, ahsushu...

Brunoliveira disse...

Mentira das grandes, só olhas outros grandes RPG's da geração, como o Star Ocean: The last hope, o Lost Odyssey e o The Last Remnant, todos eles tem cidades e casas entráveis.... Puro charminho da SE não querer fazer as cidades!

Anonymous disse...

Sim, encontrei no Coliseu...
Mas quem disse que aguentei 1 minuto na luta?!
Vc já capturou ele??

Daniel disse...

OLÁ PESSOAL,ESTOU COM MAIS OU MENOS 10H DE JOGO E UNS 15 FRAGMENTOS,MAIS TENHO UMA DUVIDA:SE USAR UM MONSTRO,FUNDIDO A OUTRO,PERCO ELE NA MINHA RELAÇÃO.A DUVIDA É SE POSSO PEGA-LO UMA SEGUNDA VEZ,OU SE NÃO,SE UMA VEZ PEGO,JÁ CONTA,POIS CERTEZA DE QUE UM DOS TROFÉIS SERÁ A EXIGENCIA DA CAPTURA DE TODOS OS POSSÍVEIS.PRECISO TER ESSA CERTEZA,POIS SE NÃO TEREI DE RECOMEÇAR DENOVO.BEIJOS NEIVA

Daniel disse...

HÁ......ATUALIZANDO,ESTOU TENTANDO RECAPTURAR OS QUE FUNDI.....MAIS NÃO CONSIGO,ALGUEM PODE ME CONFIRMAR SE É POSSIVEL?

Daniel disse...

UMA ULTIMA OBSERVAÇÃO.......COMO SE FECHA ESSE JOGO EM 30H..........ACHO DIFICIL,POIS JÁ TENHO MAIS DE 10 E ABRI SOMENTE 7 LOCAIS NO TEMPO......A UNICA EXPLICAÇÃO É EU ESTAR ME DEDICANDO DEMAIS AOS FRAGMENTOS E NÃO DANDO SEGMENTO A ESTÓRIA,POIS SE VOCÊ FIZER TUDO O QUE FOR EXIGINO NA ORDEM CERTA,ACHO EU QUE O JOGO SE APROXIMARIA EM MUITO O TEMPO GASTO NO ANTERIOR.

aitinerante disse...

Para chegar ao final, pela primeira vez, fazendo o básico e seguindo a estória, já fecharam com até menos. Tenho um amigo que está quase platinando, já tem 159 fragmentos e 148 monstros, em 58 horas.

Não me pergunte como. Só sei que tem gente que faz. lol

Eu não faço. 

aitinerante disse...

Daniel,

Pela lógica, basta que tenha capturado, pouco importando o que faz com o pokemon depois. Foi assim em XIII, no Treasure Hunter e deve ser assim agora na captura dos monstros. É o que acho. Certeza não tenho ainda. Vou procurar me informar e qualquer novidade aviso.

aitinerante disse...

Lamento, não sei. Não tentei isto ainda. Não li nada a respeito. Só tentando para saber.

aitinerante disse...

Obrigada, Bruno. :D

Não tem Treasure Hunter, mas tem caça aos 150 pokemons. lol

Boa sorte. Jefferson está quase. 

aitinerante disse...

Zerou uma vez ou duas? Abriu todos os lugares?

Também não gosto muito desta lenga-lenga. Preferia um jogo único que resolvesse tudo de uma só vez e partir para o próximo. Infelizmente SE não pensa como nós, na maior parte das vezes. lol

Cleyton disse...

Ainda não... ainda!!! Mas já já tento novamente.

Fernando disse...

Joga no PS3 ou 360??

Cleytonbs disse...

PS3. ID: cbs369. Ainda esperando a Neiva me aceitar.... :/

Cleytonbs disse...

PS3. ID: cbs369. Ainda esperando a Neiva me aceitar.... "/

Desesperado disse...

pessoal onde acho passo a passo fiquei perdido na torre nao sei como pasar de la alguem me dis to desesperado valeu otimo site

aitinerante disse...

http://www.gamespot.com/features/final-fantasy-xiii-2-walkthrough-6349295/?page=4

Cleyton disse...

PS3. ID: cbs369. o/

Tom disse...

Foi... :')

Falando nele, achei a melhor parte do jogo ate agora (ainda não começei academia 500AF). Explica muita coisa.

Parece mesmo um rpg clássico! :D

Fernando disse...

Daniel, eu também fiquei com esta dúvida, pra saber o quão últil era fundir os monstros... Por isso fiz 2 saves... Mas eu não achei mto últil fundir não! Ainda mais que estou no começo (cap. 4).
Daí retornei ao save antes da "fundição"...
Mas eu creio ser possível capturá-los novamente sim, basta voltar na HC... Mas a lógica da Neiva faz sentido também!

Fernando disse...

ID: gb11fernando

Assim que chegar em casa, já add!

Cleyton disse...

Pode sim capturar novamente depois de fundir. Já fiz isso diversas vezes. =D

Anonymous disse...

Lamentavelmente, a square só tem piorado em seus RPgs. Os jogos contam com cada vez mais uma quantidade enorme de poluição visual na batalha, com excesso desnecessario de informaçoes, uma má distribuiçao e posicionamento dos gauges na area central da tela impossibilitando a visão adequada dos personagens. Excesso de velocidade na batalha e tambem uma camera "neurótica" para dificultar ainda mais as coisas. Nao Vale a pena habilitar a ajuda dos monstros porque isso só vem a piorar visualmente mais as coisas, pois aparecem icones com as fotos deles ocupando mais o cenario na hora da batalha. Os cenários ficaram mais apertados com quase espaço nenhum para se explorar. Está óbvio o descaso da produtora square-enix com relação aos reclamos e apelos de seus fãs por causa da catástrofe que foi o FF13. Esta nao é somente a minha opinião, pois este jogo esta cotado entre as 3 maiores decepçoes em games de 2012.

Bacon disse...

Zerei em 34h... E olha que eu perdi MUITO tempo na Academia 500AF (inferno de lugar, rs) Agora é correr atras do resto dos fragmentos, LOL

aitinerante disse...

É isto mesmo. SE projeta para 30/35 horas a primeira zerada. 

ro aley disse...

Tento ser o mais positivo possível quando vou falar de FF xiii. Acho os personagens lindos, muito bem desenhados (light é más), uma mitologia excelente e o melhor sistema de batalhas em turnos que ja joguei. Sim o xiii é linear e isso deixou a jogabilidade dele pouco chata, e sentia falta de um especial OP pros protagonistas, alias, queria que "Army of One" fosse focado em dano, enfim... eles tinham os melhores ingredientes mas erraram na mistura pro bolo. Dai veio Xiii 2... toda a decepção que tive com o gameplay do xiii foi passada pra história do xiii 2 (Queria que o enredo fosse focado na adaptação de sobrevivencia em pulse e na busca por fang e vanille). Acho que fui o único que conseguiu se decepcionar mais com xiii 2 do que com xiii e vou usar o caps lock pra todo mundo ler: TER UMA PROTAGONISTA COMO A LIGHTNING E NÃO USAR TODO SEU POTENCIAL NO JOGO FOI UM PECADO!

Posts relacionados: