Pular para o conteúdo principal

(FFXIII-2) DLC Lightning: Requiem of Goddess, Final Secreto - tradução e conclusões



Antes dos eventos mostrados neste vídeo, temos outros que já foram mostrados e que implicam na morte de Lightning por Caius. Após sua morte, Lightning desperta em um local diferente daquele em que foi morta e se pergunta se o que está vivendo é um sonho ou a realidade e neste vídeo vemos que luta novamente com Caius, derrotando-o.

Tradução após a luta, quando corre até Serah, presa por quem se supõe ser Yule:

Lightning: Deixe minha irmã ir.

Yule: Com que direito exige sua libertação? A morte de Serah é sua culpa.

Lightning é envolvida pela mesma sombra escura que envolve Serah e desaparece.

Pensamento de Lightning: Pensei que minhas ações expiariam meu passado.

Ela relembra o passado.

Depois de lavar-me nas margens do Valhala, olhei através dos olhos de Etro...

...e testemunhei os acontecimentos de sua era. Foi um pesadelo. Vidas sem conta, engolidas pelo caos e desaparecidas no Vazio. Algumas dessas almas haviam sido inimigos, despachados para o reino da morte por minha própria mão. (mostrando Yule sentada em Orphan's Cradle)

Era uma tragédia que eu não podia ignorar. Meu caminho foi definido: eu aceitei permanecer em Valhalla e cumprir a vontade da deusa.

As mágoas dos mortos seriam minhas para suportar. Seriam minha expiação. Estava acorrentada pelos pecados do passado, incapaz de avançar para o futuro. Precisei de você. Serah. É por isso que pedi sua ajuda. Era até para você para manter a esperança viva. Para mim, não há nada ... Não há esperança.

Voz de Yule: A morte de Serah é sua culpa. Por seu pedido, ela começou sua jornada... e, assim, sua vida foi perdida. Foi você. Você é culpada nesta acusação.

Lightning chora junto ao corpo de Serah.

Lightning: Eu sinto tanto... Oh, Serah... (Uma lágrima de Lightning cai sobre a face de Serah).

Voz de Serah: Não precisa se desculpar. E seque suas lágrimas - você não precisa delas.

Serah surge sentada no trono de Etro.

Serah: Não importa o que futuro nos espera, eu não tenho arrependimentos. Não importa o final que vemos chegar, não vou mudar minha mente.

Lightning: Você sabia... você sabia o que iria acontecer.

Serah: Você me ensinou como viver a minha vida. Não importa o que aconteça, não devemos desistir da esperança.

Lightning: Serah...

Serah: Eu acredito em você. Você manterá o futuro deste mundo em um lugar seguro. Então está tudo bem. Não me importo se estou indo ... (Serah começa a desaparecer, envolta pelas sombras)

Lightning: Serah!

Serah: Eu não tenho arrependimentos. Nenhum. Decidi iniciar minha jornada, porque queria vê-la novamente. Mas havia uma razão pela qual decidi continuar. Foi uma promessa que fiz a mim mesma. Está ok, Lightning.

Elas aparecem abraçadas, vagando no nada.

Serah: Não se esqueça de mim. Quando Cocoon caiu, e você pareceu simplesmente desaparecer ... Todo mundo tinha tanta certeza. Eles disseram que você tinha ido embora. Que estava morta. Mas eu não. Eu apenas sabia. Sabia que você estava viva em algum lugar, e encontraria você eventualmente. Nunca perdi a esperança... e agora aqui estamos nós. Basta manter-me em seus pensamentos. Lembre-se de mim e vamos nos ver outra vez. Não importa o que aconteça comigo ... Mesmo se eu desaparecer neste mundo. Prometa-me, Lightning. Prometa que você vai lembrar de mim.

Serah desaparece. Lightning faz a escada de cristal que leva ao trono e sobe.

Lighting: Eu nunca vou esquecer. Prometo-lhe isso. Mesmo se perder tudo, vou preservar a sua memória para os amanhãs que ainda serão. Venha o que vier. Eu podia respirar meu último suspiro, e o mundo estar se desintegrando no esquecimento. Existem maneiras de manter um pensamento vivo. E eu sei que funciona com certeza.

Cristal indestrutível. Mesmo no mar do caos, nunca perde o seu brilho. Eu me tornarei um epitáfio eterno. Sua memória irá sobreviver por toda a eternidade dentro de um túmulo de cristal. Este será o meu legado, e minha expiação. Mas acima de tudo ... minha última esperança.

Esses pensamentos que vivem dentro de meu coração, eles vão suportar a passagem das eras. Se eles podem um dia ser a luz que guiará a alma de Serah de volta para mim... Se podemos rir juntas só mais uma vez ...

Bem... então não tenho mais nada para desejar.

...


Sniff...


Estive pensando... Talvez todos os eventos sejam contraditórios por um motivo.

Caius mata Lightning ou Lightning mata Caius? Ou será que é Noel quem o mata? Quem mata quem, primeiro? Aliás, alguém está realmente morto? Talvez Serah... Parece que em todas as possibilidades ela morre e as pessoas todas. Mas, Caius e Lightning?

Se Caius matou Lightning, este final que acabamos de ver é um sonho e ela não poderia ter se transformado em um Cristal. Caius diz que a matou. E até Lightning acha que pode ser um sonho. Entretanto, sua estátua faz parte do True Ending, do verdadeiro final.

Se Lightning matou Caius e em seguida conversa com Serah que morreu... Serah morreu porque Noel matou Caius. Como ambos poderiam ter matado Caius? E... Como após ser morto por Lighnting e por Noel, Caius ainda aparece nos dois finais secretos de XIII?

Ou, se Caius matou Lightning, como ela pode reviver e matá-lo na sequência?

Meio improvável, para não dizer impossível.

Exceto se levarmos em consideração que em Valhalla não existe o tempo, como este não existe, igualmente inexiste o antes e o depois, a vida e a morte. Desta forma, tudo acontece ao mesmo tempo e ao mesmo tempo não acontece. Todas as mortes podem ter acontecido e não acontecido.

Entretanto, a liberação do Caos não parece fazer parte deste mecanismo, parece fugir ao "encanto" do tempo de Valhalla e uma vez solto, ter efetivamente destruído o mundo, cessando o ciclo interminável de mortes "não mortes" e dado um fim aos eventos, congelando-os em um estado imutável.

Vamos dizer que fossem eventos paralelos ocorrendo ao mesmo tempo:

- Noel mata Caius
- Caius mata Lightning
- Lightning mata Caius

Tudo ao mesmo tempo, embora paralelamente. Como realidades virtuais distintas umas das outras.

Nesta hipótese, a única coisa "real" e "definitiva" que poderia ocorrer em Valhalla era a liberação do Caos.

Em consequência, Serah morre e instantes após surge para Lightning, que acabou de ser morta por Caius em uma realidade e de matar Caius em outra.

Lightning se torna cristal para sobreviver era após era, na esperança de um dia, em um futuro distante, acordar e reencontrar Serah.

E Caius? E Yule?

Caius não poderia morrer em Valhalla, dentro do ciclo eterno que anula vida e morte. Assim como Yule. Isto o comprova os secrets endings em que ambos aparecem.

Sobreviveram ao Caos?

Acho que ninguém, exceto Toryiama sabe esta resposta.

Porque Yule diz aquelas coisas? Porque aparece quando Lightning diz que algumas das almas que foram engolidas pelo caos e vazio eram inimigos que ela despachou para lá. Porque Yule seria sua inimiga?

Mais perguntas sem respostas.

É aguardar para ver.

O que pode ser considerado certeza:

A estória não acabou, embora as DLCs tenham acabado. Donde se conclui...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) TÁ TUDO AQUI! (detonados, história, summons, mapas, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

           Responsável: Neiva  - Posts:  Neiva , André  - Colaboração:  Emanuel Traduções: Bruno , Jackson ,  Mário , Thiago , Bruno B. LEIA ISTO PRIMEIRO  SOBRE FFXII Itens perdíveis e dungeons não retornáveis História completa em português   O filme completo em inglês TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS BR O mundo de Ivalice Raças MONTANDO A EQUIPE Personagens Como combinar classes Simulador de combos de classes SISTEMA DE COMBATE Equipe Killer Neiva   Sobre o sistema de combate e Gambits Equipe Killer André Todos os Gambits Todas as magias e técnicas MEU JOGO (NEIVA) Buffs e Debuffs Primeiras impressões Atributos Introdução Zodiac System e seu sistema de classes A Cidade Real de Rabanastre Drops raros com chains e monographs O Portão Leste Downtown EQUIPÁVEIS O Palácio R

(FF XII) Hunts (caçadas)

Por André Anastácio  A sidequest mais conhecida de Final fantasy XII com certeza é a caça aos 45 marks do jogo. Marks são monstros poderosos, que precisam ser eliminados para, de alguma forma, alguma pessoa ser beneficiada com isso.  Agora é hora demostrar como detonar essas missões paralelas. Verificando o quadro que fica nos bares das cidades (Rabanastre, Bhujerba, Baifonheim), você pode aceitar pedidos para caçar Marks. Eles vão aparecendo conforme seu Rank de caçador subir, e ele sobe conforme você mata mais Marks e inimigos. Aceitando um pedido, você deve ir falar com o cliente antes de sair para matar o monstro. Quando falar com a pessoa em questão, a mensagem "The Hunt Begins" aparece na tela, e aí é só ir caçar o bicho. E lembre-se de retornar ao cliente quando acabar a missão para pegar sua recompensa. P.S.: É altamente recomendável sempre dar steal (para roubar itens) nos monstros de caçadas pois alguns deles oferecem itens EXCELENTES e que você p

(FF XII) Espers (summons) e suas localizações

Por André Anastácio É importante lembrar como funcionam os Espers de Final Fantasy XII. Para obter um Esper, primeiro é preciso vencê-lo em combate (alguns serão encontrados ao longo da história e outros são opcionais) e após isso, associá-lo a algum personagem através do quadro de licenças. Quando for derrotado, o Esper irá aparecer disponível no quadro de licença de todos os personagens, mas apenas um poderá tê-lo. Sendo assim, é importante decidir qual Esper irá para cada personagem especialmente pelo motivo de os Espers poderem estar bloqueando espaços específicos do quadro de licença em alguns Jobs. Diferentemente da versão original, na Zodiac System os Espers utilizam a barra de Quickening (que ficam abaixo no nome dos personagens) ao invés de MP para serem invocados. Outra adição é o fato deles poderem ser diretamente controlados. Por poderem ser controlados, é possível utilizar seus ataques especiais sem precisar cumprir as (complexas) condições necessárias anteriormente.

(FF XII) Lista de todas as armas, status e localização

Por André Anastácio Lista completa das armas com seus status e localização Charge Time se refere a velocidade da arma. Armas que são obtidas através do Bazaar estão apenas com o nome com que elas aparecerão lá. Um guia detalhando os passos para montá-las será feito em breve. Obs 1 - Dados tirados da Wikia do jogo, alguns estão sujeitos a alteração pois podem não estar corretos. Obs 2 - A maior parte das armas que estão em baús não possuem 100% de chance de aparecer. One-Handed Swords Oferecem um bom balanço entre velocidade, consistência e poder. Assim como todas as armas de uma mão (One-Handed), permitem o uso de escudo. Dano é calculado baseado na Strength (força) do personagem, ataque da arma e defesa do alvo. Todas elas, exceto a Stoneblade, adicionam +5 de evasão. Jobs que podem utilizá-las - Knights (todas elas), Time Battlemage (apenas algumas, precisa de Esper) e Bushi (apenas a Bloodsword, precisa de Esper). Fórmula de dano Mithril Sword Attack - 14

(FF XII) Detonado basicão, direto ao ponto, com mapas e sem spoilers!

Introdução (História) BOSS: Remora Airship Continue subindo, use o mapa se necessário, há vários inimigos, mas você não precisa matar todos, no caminho há dois itens em baús, aproxime-se deles e pressione (circulo) para pegá-los. Na próxima área existe um Save Crystal, salve seu jogo e continue subindo. Depois de matar os soldados, prossiga e entre pela porta, vão acontecer algumas cenas, o jogo propriamente dito começará. The Royal City of Rabanastre with Vaan ( Mapa do castelo ) ( Mapa da Cidade )  (História) Como Vaan, mate os 3 ratos. Encontre Penelo ao norte e depois vá até a loja de itens para falar com Migelo e em seguida as lojas serão liberadas.Vá para o restaurante Sand Sea e fale com Tomaji, para receber o acessório Oluakea Bangle e sua primeira Mob Hunt, além disso, Clan Report e License são liberados no menu. Clan Report tem as mob hunts, com os nomes dos monstros, mapa do cliente (aperte quadrado) e algumas vezes o nome do lugar onde o monstro está, também te