sábado, 5 de maio de 2012

Final Fantasy Versus na E3 2.012 ?


Final Fantasy Versus XIII foi anunciado oficialmente na  E3 2.006. 6 anos após, todos aguardam pela exposição com ansiedade, na expectativa de que uma data de lançamento seja finalmente anunciada.

Square-Enix se manteve absolutamente silenciosa até agora, com esta declaração de Nomura para a GameInformer, pedindo mais paciência dos fãs e praticamente ao mesmo tempo, a IGN divulga a lista de jogos do evento e não consta nenhum Final Fantasy na Square-Enix.

Sobre isto, o que tenho a dizer é:

Qualquer game novo que fosse ser anunciado na exposição não constaria na lista. A SE gosta de suspense, esqueceram? rsrs

Isto não quer dizer que estará lá, apenas quer dizer que não constar na lista não quer dizer que não estará lá.

Nas outras edições, nunca houve Final Fantasy Versus XIII na lista da SE, mas em quase todas houve um trailer, mostrado em sala fechada, apenas para um seleto grupo e que, invariavelmente, "vazava". Este é o estilo da SE.

Final Fantasy XIII foi anunciado através de um vídeo, lançado no Japão, em 13/11/09. Final Fantasy XIII-2 também foi anunciado no Japão, naquela malfadada conferência de Jan/11.

Isto também não quer dizer muita coisa em termos de SE, perita em "fazer diferente", apenas acho que quando anunciarem finalmente uma data para Final Fantasy Versus XIII, o mais provável é que ocorra no Japão e não em um evento estrangeiro, por mais importante que seja.

Não estou querendo animar ninguém, nem acalentar falsas esperanças. O fato de Nomura ter vindo a publico pedir mais paciência é muito desanimador e praticamente não deixa qualquer dúvida sobre o fato de que NÃO teremos mesmo Versus na E3 2.012. Com as expectativas neste nível, tão alto, acho improvável que tenhamos mais um vídeo vazado de Versus. Seria até ofensivo aos fãs. 

Ainda temos um Final Fantasy XIII-3 que pode ser anunciado, se não na E3, em algum outro momento próximo e também um remake de Final Fantasy X, já anunciado oficialmente.

Talvez tenhamos notícias destes 2 na E3. Já seria melhor do que nada.

...

Mas, caramba, o que houve com Versus XIII? Porque demora tanto?

Tenho a teoria de que houve algum problema com o novo motor, o Luminous. Isto porque a Square-Enix nunca mais falou nele e nem tentou usá-lo para qualquer outro jogo. Ao invés disto, obteve licença de uso para dois outros motores de terceiros, recentemente.

O Luminous pretendia revolucionar graficamente os jogos de console. A ideia, até onde entendi, era filmar áreas reais e depois adaptar ao jogo através de alguns ajustes, modificações no original. Por isto, Final Fantasy Versus transcorre no mundo moderno, porque todas as locações são gravadas em cenários reais e atuais, a maior parte em Shinjuku, uma região de Tokyo (onde está a sede da Square-Enix, aliás).

Algo deve ter dado errado aí, mas não sabemos o quê e nem mesmo se foi isto mesmo e não qualquer outra coisa. Esta é apenas uma teoria de fã.

Pode ser apenas uma estratégia de marketing, de vendas. Talvez tenham desejado "desovar" XIII-2 (e talvez um XIII-3) antes, talvez estejam alocando os recursos de desenvolvimento para outras áreas mais rentáveis, talvez...., talvez... Talvez algum dia saibamos o que houve, de verdade.

No momento, fica apenas a certeza de que Final Fantasy Versus XIII deve sair algum dia. Imagino que se não fosse assim a Square-Enix já teria dado por cancelado. Enquanto está pedindo paciência, podemos acalentar esperança.

O que podemos fazer? Vamos ter paciência e esperar, claro. Tocar a vida em frente. Curtir outros jogos, fazer outras coisas, esquecer Versus. Algum dia ele estará conosco, dividido em "n" DLCs, que uns comprarão e outros não. lol

...

Torcendo por um anúncio de XIII-3 ou do X na E3.

0 comentários:

Posts relacionados: