Desde o lançamento do Nintendo Wii U, técnicos especializados já começaram a detalhar o sistema do console, revelando algumas surpresas. Uma delas é que a memória RAM do do videogame é a mesma de um computador pessoal comum, sendo muito mais lenta que a do Xbox 360 e PlayStation 3.

O Wii U tem 2 GB de memória RAM no total, dos quais se acredita que 1 GB seja dedicado ao sistema. A memória seria uma Hynix DDR3, operando à velocidade de 12 GB/s, abaixo até mesmo do limite das memórias DDR3 que se encontra tradicionalmente em PCs, com 17 GB/s.

Enquanto isso, o PlayStation 3 utiliza memória XDR, que tem velocidade de 25 GB/s, e o Xbox 360 conta com memória GDDR3, com velocidade equiparável ao concorrente, de 22 GB/s. Ambos os consoles possuem memórias com mais que o dobro da velocidade da memória do Wii U, mesmo sendo tecnologias de seis a sete anos atrás.

Na prática, a quantidade de memória RAM se converte em texturas de maior qualidade que as do Xbox 360 e do PlayStation 3. Porém, a falta de velocidade pode causar lentidão na taxa de quadros FPS, loadings mais lentos e até mesmo dificuldade em apresentar grandes mundos, como em GTA 5 ou The Elders Scrolls 5: Skyrim.

Em consoles anteriores, a Nintendo sempre deu preferência à memória RAM de maior velocidade, como no GameCube, que tinha memória mais veloz até mesmo que a do primeiro Xbox. Porém, os custos de produção atuais podem ter levado a empresa para a mais barata memória DDR3 atual.

Via GamingBolt e SlashGear

Posts relacionados

Deixe um comentário