Um usuário do fórum americano de videogames NeoGAF, identificado pelo apelido gofreak, encontrou uma patente registrada pela Sony do Japão, detalhando uma tecnologia que impediria a utilização de jogos usados em seus aparelhos. Presume-se que a novidade poderia ser incorporada ao PlayStation 4, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

A tecnologia mostrada na patente funciona de forma semelhante à NFC, Near Field Communication. Ela permite que o disco comunique-se com o aparelho ao ser executado, apenas pela proximidade de ambas as partes. Uma vez conectados, é possível atrelar ao disco uma conta para que ele só funcione para aquela pessoa ou console, impossibilitando a revenda.

A documentação da patente afirma explicitamente o objetivo dessa proteção: impedir a venda de jogos usados. Há muito tempo este mercado vem se envolvendo em polêmica, pois as lojas ficam com todo o lucro gerado na revenda de títulos usados, enquanto os desenvolvedores defendem que deveriam receber uma porcentagem desse valor.

Segundo o documento, a nova tecnologia é uma alternativa superior aos atuais Online Pass, pois “quando o aparelho não está conectado à internet, o uso do conteúdo não pode ser controlado”, e também mais seguro do que senhas: “Usuários podem comunicar senhas entre eles e assim a venda de usados não pode ser eliminada”.

Outros usos também são mencionados, como controle de periféricos e até outras mídias, como música. A patente não chega a falar sobre em qual plataforma ela poderia ser usada, mas seria improvável que fosse aplicada em um console já em produção, como o PlayStation 3. A Sony não chegou a comentar o ocorrido.

Via Eurogamer

Posts relacionados

Deixe um comentário