Resident Evil 2 completa 15 anos em 2013 de terror e ação na dose certa

by A Itinerante

Resident Evil 2 completou, neste mês, 15 anos de lançamento nos Estados Unidos. O jogo é continuação direta do Biohazard original (nome conhecido no Japão do primeiro Resident Evil) e mostra como o vírus zumbi se tornou uma epidemia.

RE2 contou com produção de Shinji Mikami, o designer de games que criou a série de terror na Capcom. A direção do jogo ficou nas mãos de Hideki Kamiya, que lançou o primeiro Devil May Cry em 2001 e trabalhou na série de jogos Viewtiful Joe, a partir de 2003. Kamiya replicou em sua conta no Twitter uma foto com todas as versões lançadas para consoles de Resident Evil 2, que foi postada originalmente por um fã da série.

Ao contrário da mansão assombrada por zumbis no primeiro game, a sequência mostra a cidade de Raccoon City abarrotada pelos mesmos monstros. A ideia do jogo é mostrar que o vírus que transformava as pessoas em anomalias se transformou em uma epidemia.

História do game

Novos personagens são apresentados em RE2. Leon S. Kennedy é um policial que estava voltando para Raccoon City quando foi atacado por zumbis. Ele salva Claire Redfield, a irmã do herói durão do primeiro jogo, Chris Redfield.

Leon S. Kennedy e Claire Redfield 

Após o encontro, um acidente de carro acaba provocando a separação dos dois protagonistas. É ai que entra a escolha do jogador: Se você jogar com Leon, a história será uma, e se escolher Claire terá que enfrentar outros desafios no game. As opções de heróis dentro de RE2 lembram um pouco as diferenças entre os personagens Chris Redfield e Jill Valentine no RE original. No entanto, Resident Evil 2 é mais desenvolvido. Leon S. Kennedy tem outras armas, outro roteiro e diferentes inimigos, se comparado com Claire. No jogo anterior, escolher Chris era apenas um modo de jogo mais difícil se comparar com Jill, mas sem grandes diferenças.

Diferente dos atuais Resident Evil, a jogabilidade de RE2 era mais lenta e brincava mais com o terror do jogador, ou seja, nada de câmera no ombro do protagonista e dezenas de zumbis. Muitas vezes, uma única sala com um Licker (monstro linguarudo) causava mais espanto do que vários inimigos mais fracos.

Claire e Leon resolvem um quebra-cabeça em Raccoon City para tentar descobrir o que aconteceu na metrópole. William Birkin, o cientista da empresa Umbrella, fez experimentos com uma nova substância chamada G-Virus. Birkin era amigo de Albert Wesker, o policial comandante da S.T.A.R.S. que traiu Chris Redfield e Jill Valentine e estava desenvolvendo o T-Virus em uma mansão.

Birkin espalhou o vírus pela cidade através dos esgotos, contaminando ratos e animais maiores até afetar os humanos de Raccoon City. Ele próprio se infectou e se transformou em um monstro para proteger suas experiências. Muito maior e mais forte do que os zumbis da metrópole, ele passou a perseguir sua mulher, Annette Birkin, e sua filha, Sherry. A garota, filha de Birkin, é encontrada e protegida por Claire Redfield. Leon encontra uma mulher misteriosa chamada Ada Wong, que diz estar procurando seu namorado John, da Umbrella Corporation.

A delegacia, a prefeitura e a maioria dos locais de Raccoon City estão destruídos e tomados por zumbis em RE2. Leon S. Kennedy recebe ajuda de Ada ao longo do jogo, mas a história que ela conta para ele não parece coerente. Em uma briga com Annette, a mulher de William Birkin, ela conta que Ada Wong é, na verdade, espiã de uma empresa concorrente da Umbrella. Ela deseja apenas coletar uma amostra do G-Virus. Annette Birkin é atacada por um monstro chamado Tyrant, uma arma biológica criada a partir do T-Virus. Mesmo depois de conseguir fugir da anomalia, ela é atacada por William e morre pelas mãos do próprio marido.

Birkin persegue os heróis do jogo, mas é destruído por um sistema de auto-destruição em um trem de fuga. Raccoon City é dizimada por bombas. Leon S. Kennedy faz um juramento para liquidar a Umbrella Corporation. Claire Redfield continua na busca para encontrar seu irmão Chris.

Antes de RE 2, era Resident Evil 1.5?

Antes de lançar o jogo oficialmente, o criador Shinji Mikami lançou uma versão beta de Resident Evil 2 em julho de 1996. Os zumbis, no teste, eram pouco detalhados e os cenários pareciam mais modernos e menos destruídos do que a versão final.

Mikami também exibiu uma história alternativa para RE 2. Nela, ainda temos o herói Leon S. Kennedy parecido com o policial na versão final. Ele recebe ajuda de um oficial chamado Marvin Branagh e de uma cientista chamada Linda – uma versão inicial da espiã Ada Wong.

No lugar de Claire Redfield, Shinji Mikami criou uma personagem chamada Elza Walker, uma estudante universitária que visita Raccoon City de bicicleta. Elza é ajudada por um cientista chamado John e pela garota Sherry Birkin, a filha do monstro William Birkin.

Fonte

Posts relacionados

Deixe um comentário