PS4 roda usados, mas games do PlayStation 3 só funcionam via streaming

by A Itinerante

A Sony confirmou que o PlayStation 4 não vai rodar jogos em discos do seu antecessor, o PlayStation 3. Para contornar o problema, a empresa vai utilizar o serviço Gaikai, comprado no ano passado, com função de “streaming” de games, via Internet. Já o tão comentado bloqueio de jogos usados, cuja empresa até mesmo registrou uma patente, não será aplicado.

Com o streaming, o jogador vai poder aproveitar jogos do PS3 no PS4 sem ter que utilizar o disco físico ou até mesmo rodar uma versão antiga baixada. Na verdade, apenas o Gaikai vai possibilitar jogos antigos de funcionarem no novo aparelho, já que ele apresenta uma arquitetura totalmente diferente do antecessor.
Além do PS3, a Sony promete também que, com o Gaikai, os usuários vão poder rodar jogos de todas as plataformas PlayStation em diversos aparelhos, como tablets e smartphones. Assim, a barreira do console seria rompida e a jogatina expandida.

Novo console não terá trava para jogos usados

O PlayStation 4 vai permitir a utilização de jogos usados, afirmou o chefe da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida. Após rumores iniciados por uma patente que detalhava uma nova tecnologia para bloquear jogos usados, Yoshida veio tranquilizar os consumidores. Outro representante da Sony também afirmou que não será necessária uma conexão online permanente.

Shuhei Yoshida afirmou claramente: “Jogos usados podem ser jogados no PlayStation 4″ e explicou por que considera isso importante: “”Essa é a expectativa geral dos consumidores. Eles compram a mídia física, eles querem usá-la em qualquer lugar, certo? Então essa é minha expectativa”.

Rumores semelhantes sobre bloqueio de jogos usados vêm acompanhando também o novo Xbox 720, codinome Durango, porém sem o uso de uma nova tecnologia. Segundo fontes anônimas, o próximo console da Microsoft exigiria uma conexão online permanente, possibilidade a qual um representante da
Sony também descartou durante o evento de apresentação do PlayStation 4.

O PlayStation 4 sai no final do ano, mas a Sony ainda não detalhou mais este ponto sobre o Gaikai. Mais novidades devem pintar durante a E3, em junho deste ano.

Fonte

Posts relacionados

Deixe um comentário