Sony revela patente de tecnologia que permite identificar jogos piratas no PS4

by A Itinerante

A Sony já desmentiu rumores sobre o bloqueio de jogos usados no sistema do PlayStation 4, mas de acordo com uma nova patente registrada pela empresa, pelo menos o combate aos jogos piratas deverá avançar um nível. A nova tecnologia compararia o tempo de loading das tarefas, identificando assim jogos que não sejam originais.

A patente, registrada em agosto de 2011, foi publicada apenas agora, em 21 de fevereiro de 2013. Ela descreve uma tecnologia que estabelece um tempo padrão para os loadings dos jogos e outras tarefas no aparelho, assim “desconfiando” quando o tempo difere muito desse valor inicial. Com esta desconfiança, ele checa então a identificação do disco, duas vezes, e caso esteja incorreta, bloqueia sua execução.

O mecanismo parece se aproveitar da baixa qualidade da mídia ótica dos jogos piratas, que costumam ter loadings mais longos, para pegá-los no flagra. Consequentemente, ela também poderia detectar métodos de pirataria que usam HDs externos, pois estes costumam apresentar loadings mais rápidos. É possível que um leitor desgastado aponte um falso positivo, mas a fase de identificação deve manter os jogos originais livres de problemas.

Não há ainda evidências de que esta patente realmente vá ser empregada no PlayStation 4, mas as datas próximas de sua publicação e da revelação do console podem indicar que haja mesmo uma ligação entre os fatos.

Fonte

Posts relacionados

Deixe um comentário