AMD venderá versão do processador do PS4 para PC

by A Itinerante

O PlayStation 4 terá processador e placa gráfica desenvolvidos pela AMD e a Advanced Micro Devices manifestou interesse em comercializar uma versão semelhante à APU do PS4 para PCs ainda em 2013. A novidade foi divulgada por John Taylor, executivo de marketing da AMD em entrevista ao The Inquirer.

O executivo vai além, dizendo que a APU do PS4 é, “de longe, a mais avançada que já projetamos até o momento”. Baseada na arquitetura Jaguar, o processador do PlayStation 4 ainda é envolto em alguns mistérios e desperta grande curiosidade. Gamers de PC, contudo, precisam segurar um pouco a animação, porque em virtude de questões legais e de preservação dos interesses da Sony, a versão para PC será inferior à do console.

De acordo com a AMD, embora o design do processador seja desenvolvido internamente pela empresa e todas as tecnologias empregadas na unidade sejam de propriedade da empresa, a versão final do chip agrega diversas tecnologias criadas pela Sony. Esses recursos, desenvolvidos pela empresa japonesa, não farão parte da versão comercial do chip. Esse detalhe terá reflexos no desempenho da unidade, que não deve se equiparar em nenhuma hipótese ao modelo usado no console.

Apesar desse ponto negativo há um detalhe interessante na ideia: pela primeira vez o eterno debate PC x Console poderá comparar dois chips basicamente iguais. Será possível esclarecer quanto esforço a Sony dispensou customizando o hardware de seu novo console e, certamente, permitirá que fãs de uma ou outra plataforma se engalfinhem em novas ondas de debates acalorados sobre o que é melhor: o PC ou PS4.

Fonte

Posts relacionados

Deixe um comentário