PS4 anuncia novos jogos em evento para produtoras independentes

by A Itinerante

Em um evento paralelo à GDC 2013, a Sony anunciou dois novos títulos para o PlayStation 4. O anúncio aconteceu ontem (25 de março) durante um encontro com os estúdios independentes organizado pela empresa japonesa em São Francisco, Estados Unidos. Além da exibição de trailers dos títulos Blacklight: Retribution e Animal Carnage: Genesis, jogos para PlayStation 3 e PS Vita podiam ser testados no local.

Com convite enviado na última hora para a imprensa brasileira, a Sony reuniu, de acordo com o espírito do congresso que acontece na cidade durante a semana, um encontro entre jovens desenvolvedores independentes. Com o nome de PlayStation Indie Arcade (fliperama independente PlayStation, em tradução livre), jogos como Divekick, Limbo e Rain preencheram os salões do 4th Street Studio.

Mas o ponto alto da tarde foi a apresentação de Adam Boyes, vice presidente de relacionamento com estúdios e desenvolvedores. O executivo traçou um grande panorama da parceria da Sony com os pequenos estúdios que desenvolvem jogos para suas plataformas, culminando no anúncio dos dois títulos para o PS4.

Com um vídeo frenético, cenas de tiroteios foram exibidas para anunciar re para o próximo videogame da gigante japonesa. O título da Zombie Studios, lançado ano passado para PC, terá uma característica fundamental em comum com seu irmão mais velho: download gratuito.

O segundo anúncio teve um belo trailer de computação gráfica exibido. Primal Carnage: Genesis está sendo desenvolvido pela Lukewarm Media com o Unreal Engine 4 em uma estrutura de episódios. Tudo isso para transportar o jogador para um mundo em que os dinossauros voltam a andar pela Terra. Confira o trailer abaixo.

Além dos impactantes anúncios, Boyes detalhou as mudanças que a Sony vem empreendendo para facilitar a vida dos desenvolvedores de jogos. Em um slide que arrancou risadas do público, um complexo diagrama de passos a serem tomados para se aprovar um jogo exibia itens esdrúxulos como o envio de faxes ou a gravação da trilha sonora em fitas magnéticas. Parte de seu trabalho tem sido simplificar esses processos, aproximando a empresa dos desenvolvedores e facilitando o desenvolvimento de “suas ideias mais loucas”.

Entre as mudanças, a abetura da empresa a projetos surgidos no site de crowdfunding Kickstarter e o programa de patrocínios Pub Fund. Seguindo o novo modelo de negócios, o próprio Blacklight: Retribution já se beneficia da nova iniciativa.

O saldo do PlayStation Indie arcade é, sem dúvida, positivo para todos. Além de um ótimo ponto de encontro para os desenvolvedores, serviu para exibir dois títulos que sem dúvida trarão mais força para a plataforma PlayStation 4.

Fonte

Posts relacionados

Deixe um comentário