Os habitantes de Eorzea

“Nunca esperamos encontrar tais diversidades e tamanha riqueza em um povo! E ainda, tão altos!”
  – À partir de registos de viagens de uma Lalafell, Nanariku Jajariku

HYUR
– Diversidade em Números –

Sendo a maior população em Eorzea, os Hyur vieram de continentes vizinhos em três grandes ondas migratórias. Com eles trouxeram uma tecnologia sofisticada e complexas personalidades temperadas pelo mundo lá fora. Eles rapidamente tornaram-se a força motiva atrás do progresso cultural. E são agora amplamente encarregados de liderar os avanços na civilização Eorzeana.

Um dos pontos fortes dos Hyur é a incrível variedade de linguagens e instituições sociais. Isso é resultadode sua firme convicção na liberdade individual, embora resulte em uma relativa falta de solidariedade, coesão do grupo e identidade cultural unificada.

Existem dois grupos distintos entre os Hyur:

Highland Hyur:

O nome Highlander vem da história de domínio do clã sobre as montanhas de Gyr Abania. Comparado com seus irmãos Midlander, os Highlanders são visivelmente maiores em altura e musculatura. Após a queda de sua pátria ancestral de Ala Mhigo, muitos procuraram refúgio na movimentada mercantil nação de Ul’dah.
 

Midland Hyur:

O clã Midlander compreende mais da metade da população total Hyur de Eorzea. O nome deriva da longa tradição de se instalar em regiões de baixa altitude do clã, apesar de na verdade os Midlander virem de uma ampla variedade de terras ancestrais.Eles se estabeleceram em todas as cidades em todo o reino e levam os mais diferentes  tipos de vidas.

MIQO’TE
– Uma Tribo de Um –

Durante a Era do Gelo Inacabável, os mares congelaram possibilitando a passagem entre por cima deles e Eorzea viu um influxo de fauna estrangeira chegando. Estas por sua vez trouxeram as tribos caçadoras que viviam a partir deles. Os descendentes modernos destes são chamados de Miqo’te.

Os Miqo’te tem se divididos em dois grupos distintos, os diurnos Seguidores do Sol (Seekers of the Sun) e os noturnos Guardadores da Lua (Keepers of the Moon). Ambos grupos tem um soberbo senso olfatório e poderosas musculaturas nas pernas, gerados por uma longa evolução de caçadas e predação.

Em número relativamente pequeno, eles mantêm uma mentalidade de grupo insular, tendendo a evitar contato com as outras raças. Muitos machos levam estilos de vida solitárias, mesmo residindo nas cidades mais populosas.

Seekers of the Sun:

Os auto proclamados “Seguidores do Sol” são o clã diurno dos Miqo’te. Sua preferência pela luz do dia permeia todos os aspectos de sua cultura, como pode ser observado em sua devoção a Azeyma The Warden (O Governador) Deus do sol.

Eles são talvez mais conhecidos por seus olhos marcantes – o resultado de pupilas alinhadas verticalmente e a íris ligeiramente colorida.

Keepers of the Moon:

Os Miqo’te noturnos são chamados de “Guardadores da Lua”. Recuando a partir da luz do dia, revelam-se durante a noite e oferecem sua piedade a Menphina the Lover, Deusa da lua. O costume de aplicar pinturas de guerra em suas faces ainda é praticado regularmente pelos “Guardadores da Lua” aumentando sua já distinta aparência.


LALAFELL
– Mais inteligência, pela metade –

Os Lalafell eram originalmente um grupo de agricultores que habitavam as ilhas férteis dos mares do sul. Com a introdução do comércio ultramarino, logo encontrou seu caminho para Eorzea através de rotas de comércio. Eles agora são uma das raças mais populosas e estão bem estabelecidos em toda a região, embora continuem avessos a climas frios.

A pequena e rotunda aparência dos Lalafells desmente uma agilidade incrível e as pernas aparentemente frágeis são capazes de percorrer longas distâncias em qualquer terreno. Muitos deles também são conhecidos por possuírem inteligência altamente desenvolvida e astúcia.

Os Lalafell dão uma grande importância aos laços familiares, mas não são de forma alguma hostil a estranhos. Isso é evidenciado pelo fato de que eles continuam a partilhar relações prósperas com todas as outras raças de Eorzea.


Plainsfolk:

As paisagens baixas das ilhas das residências dos Plainsfolk são pontilhadas com as tradicionais palhoças do clã, abaixo das quais estão intricadas redes de passagens subterrâneas. Sua coloração do cabelo distinta – uma infinidade de tons de terra e grama – imita seu ambiente nativo e suas longas orelhas pontudas dizem ser capaz de detectar o mais fraco ruído de várias faunas da pradaria.


Dunesfolk:

Talvez o aspecto mais distintivo da cultura Dunesfolk seja o seu habitat tradicional – estruturas apoiadas nas costas de grandes animais de carga. Os olhos luminosos do Dunesfolk são o resultado de uma camada protetora brilhante que cobre a pupila, uma resposta evolucionária à luz do sol ofuscante de sua região de origem. Muitas pessoas usam uma pequena pedra preciosa em sua testa, representando seu signo zodiacal.



ELEZEN
– Nobres e refinados –

Os Elezen são um povo tradicionalmente nômade que em épocas anteriores alegou domínio exclusivo sobre Eorzea, devido à sua presença anterior a de outras raças. Acreditando que esta proeminência tinha sido ordenada pelos deuses, eles desenvolveram um alto senso de honra e orgulho.

Sua caracterização alta, fisicamente magros e com membros alongados são parte de uma boa adaptação a diversos ambientes da terra. Na verdade, dizem  que os seus ouvidos muito sensíveis podem discernir o barulho de um rato do campo a uma distância muito longa.

Os Elezen viram a imigração dos Hyur como equivalentes à uma invasão e, como resultado, os dois partilham um passado atormentado pela guerra. Atualmente, no entanto, eles podem ser vistos coexistindo pacificamente, à exceção dos reclusos Duskwight Elezen.

Wildwood Elezen:

Por centenas de anos os Elezen Wildwood viveram na segurança de florestas luxuriantes de Eorzea. Eles possuem uma inacreditavelmente apurada visão – um fator que contribui para sua perícia incomparável como arqueiros. Com a formação dos governantes do reino, muitos Wildwood se aventuraram das florestas, saindo quer para o cosmopolitismo estimulante dos centros urbanos ou para o nomadismo simples das planícies.

Duskwight Elezen:

O Elezen Duskwight passaram séculos na paz e reclusão de grutas e cavernas de Eorzea. Eles desenvolveram um agudo senso de audição, capaz de detectar o mais fraco dos sons. Esse dom natural e a consciência estranha que concede, tem-se revelado vantajosa no domínio do combate corpo-a-corpo. Muitos dos reclusos Duskwight recorrem a roubos e saques para sobreviver e ganham o desprezo de seus parentes da floresta.



ROEGADYN
– Tamanho Importa –

Os Roegadyn são um povo marítimo cujas maiores concentrações são achadas nos mares ao norte, mesmo lugar de onde vieram para Eorzea.

Eles possuem enormes e musculosos corpos e são conhecidos pela ênfase cultural que colocam em matéria de competição e coragem inabalável, embora afetuoso, algumas pessoas introspectivas também podem ser encontradas. Os Roegadyn em e ao redor de Limsa Lominsa são normalmente marinheiros, mas muitos se estabeleceram de forma permanente como mercenários, guarda-costas ou até mesmo piratas de comércio. Bem distante, dentro das montanhas de Ul’Dah vivem os clãs de Roegadyn conhecidos como Hellsguard (Guardiões do Inferno) que dizem ter masterizado as artes mágicas.

Hellsguard:

Os Hellsguard são um clã de Roegadyn com corpo e mente temperada pelo calor inesquecível das regiões vulcânicas em que vivem. Acreditando que essas montanhas de fogo são os portões do submundo, sua missão durante séculos foi vigiar e prevenir a passagem de almas para o reino dos vivos. Sua circunferência pura e seu comportamento de aço abrem ao Hellsguard uma grande variedade de caminhos, desde as artes marciais até o monastério.

Sea Wolves:

Os Sea Wolves originalmente vieram das ilhas mais distantes ao norte, onde ainda subsistem como pescadores e mulheres. Tempos atrás, nenhum vilarejo estava a salvo de sua marca marítima de brutalidade. Agora não é incomum vê-los como mercenários navais ou marinheiros.

Você pode ver todos melhor em minha fonte, o site oficial de FF XIV.

Agradeço a ajuda de Draknoir com boa parte da tradução

Este post é praticamente uma repostagem do que fiz em Set/10, antes do lançamento da versão 1.0. Até onde entendi a estória das raças não mudou muito de versão para versão, embora visualmente tenham ficado diferentes, muito lindos!

De acordo com a SE as diferenças entre as raças serão mais de aparência do que de capacidade para ataques físicos ou mágicos. Ainda assim, ficaria esquisito um Lalafell como tanker ou um Roegadyn como mage. Mas, o que é interessante neste FF é que com um único personagem podemos ter evoluir todas as classes e assim faz sentido que todos tenham a mesma capacidade.

Entretanto, na montagem dos personagens, surgem os atributos iniciais de cada raça:

ATRIBUTOS
INICIAIS
FORÇA DESTREZA VITALI-DADE INTELI-GÊNCIA MENTE PIEDADE
HYUR MIDLANDER 21 19 20 21 18 21
HYUR HIGHLANDER 23 20 22 18 20 17
ELEZEN WILDWOOD 19 23 18 22 17 21
ELEZEN DUSKWIGHT 20 20 19 23 20 18
LALAFELL PLAINSFOLK 18 22 18 21 20 21
LALAFELL DUNESFOLK 17 20 17 21 22 23
MINGO’TE SUN 21 22 20 18 19 20
MINGO’TE MOON 18 21 17 19 23 22
ROEGADYN SEA WOLVES 22 18 23 17 21 19
ROEGADYN HELLSGUARD 20 17 21 20 22 20

Força, destreza e vitalidade dizem respeito ao HP e inteligência, mente e piedade ao MP e estas característica podem ser melhor observadas neste gráfico:

É lógico que estes atributos iniciais serão modificados pelos atributos das classes, mas tomando estes números como um ponto de partida (para quem quiser seguir por este caminho), os Hyurs Midlander e os Elezen Wildwood seriam os mais balanceados, para quem evoluir tanto as raças de ataque físico quanto as de ataques mágicos, o Lalafell Dunesfolk o mais indicado para quem é naturalmente inclinado para a magia e os Hyur Highlander, Mingo’te Sun e Roegadyn Sea Wolves para quem gosta de porrada. rs

Ou pode deixar tudo isto de lado e escolher puramente pelo lado estético e é uma tarefa difícil, porque a Square-Enix caprichou no desenho dos personagens. Até mesmo as roupas estão impecavelmente lindas.

Eu?

Ah… Fiquei apaixonada pela aparência dos Hyurs Highlander. Provavelmente criarei uma personagem feminina desta raça, mas ui, esse Highlander… benza Deus!!! Que delícia!!! Ainda quero um para chamar de meu.

E você?

Posts relacionados

Deixe um comentário