Tá tudo ótimo, XIV ARR está lindo, beta está chegando, mas eu ainda não sei o que vou ser. Arcanist? Conjurer? Pugilist? Dúvida…

As classes em XIV dependem do que você carrega nas mãos, desta forma, se é um arco, sua classe é Arqueiro, se é uma picareta, você é um mineiro. Jobs ou profissões são especializações das classes de luta. A classe Arqueiro pode evoluir para o job Bardo, a classe Conjurer para o job White Mage, etc… Desta forma um mesmo personagem pode ser de todas as classes, bastando mudar o instrumento ou arma. É lógico que terá que evoluir cada classe à partir do zero (ou acabava com a graça do jogo. rs) e também cada um deles terá suas próprias roupas e acessórios.

As classes estão divididas em 4 grupos:

Disciples of War
Grupo que reune todas as classes de ataque físico: Gladiator, Pugilist, Marauder, Lancer e Archer.

Disciples of Magic
Classes de ataque ou suporte mágico: Conjurer, Thaumaturge e Arcanist.

Disciples of Hand
Classes que fazem trabalhos com as mãos: Carpenter (Carpinteiro), BlackSmith (Ferreiro para armas), Armorer (Ferreiro para armaduras), GoldSmith (Joalheiro), LeatherWorker (Coureiro), Weaver (Costureiro), Alchemist (Alquimista), Culinarian (Cozinheiro).

Disciples of Land
Classes que retiram itens da natureza: Miner (Mineiro), Botanist (Botânico) e Fisher (Pescador)

DISCIPLES OF WAR

GLADIATOR

O Gladiator utiliza armas de
uma mão e escudo e podem ser considerados como uma das classes “tanker” do
jogo, segurando os monstros para que o restante do grupo consiga atacar, curar
e usar magias.

O gladiator tem suas raízes no Coliseu, onde o rugido da
multidão reinava e, com os combates corpo a corpo aprendeu a usar
tanto a defesa do escudo quanto o ataque de sua espada de forma bastante homogênea. O Gladiator pode usar certas habilidades para atrair a atenção dos monstros e
assim proteger o restante da sua equipe.

Job: Paladin (Paladino)
Status principal: Vitalidade (e Força  e  Destreza)

Cidade base: Ul’Dah
MAURADER
O grande destaque do Marauder é a arma escolhida para as batalhas, um grande machado. São associados com os piratas de Eorzea e graças ao machado de batalha e da força bruta utilizada para derrotar os monstros podem ser considerados do tipo “DPS” e com dano bastante elevado.
A intimidade e ferocidade são as marcas do Marauder e graças a essas características são sempre requisitados para caçarem diversos tipos de monstros e poderem mudar o rumo de uma guerra com sua força descomunal.
Job: Warrior (Guerreiro)
Status principal: Força e Vitalidade
Cidade base: Limsa Lominsa





PUGILIST

O Pugilist também utiliza golpes corpo-a-corpo, como o Gladiator e faz isto através de armas de curto alcance como luvas revestidas de metal, couro ou ossos, sempre visando o maior dano, sendo considerado uma classe do tipo “DPS” e utilizando de forma sábia seus ataques. 
O treinamento do pugilist é bastante interessante por que os pugilist utilizam poucas armaduras para ficarem bastante leves e assim conseguirem se movimentar com bastante facilidade e atingir os mobs com golpes mais destrutivos. 

Job: Monk (Monge)
Status principal: Força
Cidade base: Ul’Dah
LANCER
Como o próprio nome da classe já diz, o Lancer utiliza uma lança como arma. Nos tempos antigos a lança longa era usada para caçar, foi evoluindo e os lanceiros acabaram se tornando uma legião bastante orgulhosa. O Lancer é mais uma classe “DPS”.
Não é fácil empunhar uma lança de forma ágil e eficiente e para que isso aconteça é necessário ter muita disciplina e fazer com que a lança seja como uma extensão do próprio corpo e efetuar ataques que possam perfurar e causar ataques como uma tempestade furiosa nos monstros.
Job: Dragoon (Dragão)
Status principal: Força
Cidade base: Gridania
ARCHER
Os arqueiros de Eorzea tem duas escolhas que se destacam, a escola Sentinelas do Arco Longo dos militares de Elezen e os Caçadores de Arco Curto entre os Miqo’te. Os mestres arqueiros são capazes de atirar suas flechas causando um dilúvio de morte bem antes que um contra-ataque seja montado.
A vantagem de sempre atacar a distância traz para os arqueiros a segurança de serem uma ótima opção para garantir dano nos monstros e assim sendo um bom “DPS” para o grupo ou jogando sozinho.
Job: Bard (Bardo)
Status principal: Destreza
Cidade base: Gridania
DISCIPLES OF MAGIC

CONJURER

Os Conjurers podem controlar os elementos da terra, vento e água com grande maestria e graças à meditação que praticam sobre as essências da criação de suas magias. Utilizam um bastão ou cajado feito de madeira que auxiliam e potencializam suas magias e além de controlar os elementos os conjures podem usar magias que curam e podem melhorar o status.

São considerados como suporte e healer quando formam grupo para participarem de DGs e demais quests em grupo, mas jogando sozinho os Conjures conseguem jogar causando dano e se curando.

Job: White Mage
Status principal: Mente e Piedade
Cidade base: Gridania
THAUMATURGE
Os Thaumaturge utilizam suas magias somente para causar destruição, além de poderem causar status negativos como “Sleep” e outros. Utilizam cetros ou Staff e incluem pedras mágicas elementais para controlar os elementos do fogo, gelo e raio.
Nas mãos de um profissional qualificado o Thaumaturge pode ser uma força de destruição terrível. No coração desta escola de magia reside a capacidade de evocar e comandar o éter latente dentro de si mesmo através da introspecção profunda.
Job: Black Mage
Status principal: Inteligência e Piedade
Cidade base: Ul’Dah
ARCANIST
Os adeptos da arte do arcano derivam seu poder de símbolos de poder nascidos de técnicas geométricas vindos de além dos mares do sul. Guardados dentro de seus Grimoires, esses símbolos ganham forma de éter para o arcanist, permitindo-lhe produzir feitiços poderosos e inumeráveis.
Usando estes mesmos símbolos para desbloquear o poder latente contido dentro de pedras preciosas, os Arcanists também são capazes de evocar diversos animais como o familiar Carbúnculo para realizar o seu feitiço.
Job: Summoner e Scholar
Status principal: Piedade
Cidade base: Limsa Lominsa
Isto é o básico de cada classe para começar. Vamos fazer as outras classes, dos discípulos da mão e da terra em outro post ou este ficará imenso. Também haverá outro post para os Jobs, ou seja, a evolução de cada uma destas classes. E o Ricardo vai ajudar-me com alguns posts de XIV e começará fazendo os posts individuais de cada classe, com todas as skills (actions) ativas e passivas, os combos, etc…
E então? Já decidiram o que vão criar primeiro?

Posts relacionados

Deixe um comentário