Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy XIV: Classes - Discípulos da Guerra e da Magia

Tá tudo ótimo, XIV ARR está lindo, beta está chegando, mas eu ainda não sei o que vou ser. Arcanist? Conjurer? Pugilist? Dúvida...

As classes em XIV dependem do que você carrega nas mãos, desta forma, se é um arco, sua classe é Arqueiro, se é uma picareta, você é um mineiro. Jobs ou profissões são especializações das classes de luta. A classe Arqueiro pode evoluir para o job Bardo, a classe Conjurer para o job White Mage, etc... Desta forma um mesmo personagem pode ser de todas as classes, bastando mudar o instrumento ou arma. É lógico que terá que evoluir cada classe à partir do zero (ou acabava com a graça do jogo. rs) e também cada um deles terá suas próprias roupas e acessórios.

As classes estão divididas em 4 grupos:

Disciples of War
Grupo que reune todas as classes de ataque físico: Gladiator, Pugilist, Marauder, Lancer e Archer.

Disciples of Magic
Classes de ataque ou suporte mágico: Conjurer, Thaumaturge e Arcanist.

Disciples of Hand
Classes que fazem trabalhos com as mãos: Carpenter (Carpinteiro), BlackSmith (Ferreiro para armas), Armorer (Ferreiro para armaduras), GoldSmith (Joalheiro), LeatherWorker (Coureiro), Weaver (Costureiro), Alchemist (Alquimista), Culinarian (Cozinheiro).

Disciples of Land
Classes que retiram itens da natureza: Miner (Mineiro), Botanist (Botânico) e Fisher (Pescador)


DISCIPLES OF WAR

GLADIATOR

O Gladiator utiliza armas de uma mão e escudo e podem ser considerados como uma das classes “tanker” do jogo, segurando os monstros para que o restante do grupo consiga atacar, curar e usar magias.

O gladiator tem suas raízes no Coliseu, onde o rugido da multidão reinava e, com os combates corpo a corpo aprendeu a usar tanto a defesa do escudo quanto o ataque de sua espada de forma bastante homogênea. O Gladiator pode usar certas habilidades para atrair a atenção dos monstros e assim proteger o restante da sua equipe.

Job: Paladin (Paladino)
Status principal: Vitalidade (e Força  e  Destreza)
Cidade base: Ul'Dah


MAURADER

O grande destaque do Marauder é a arma escolhida para as batalhas, um grande machado. São associados com os piratas de Eorzea e graças ao machado de batalha e da força bruta utilizada para derrotar os monstros podem ser considerados do tipo “DPS” e com dano bastante elevado.

A intimidade e ferocidade são as marcas do Marauder e graças a essas características são sempre requisitados para caçarem diversos tipos de monstros e poderem mudar o rumo de uma guerra com sua força descomunal.

Job: Warrior (Guerreiro)
Status principal: Força e Vitalidade
Cidade base: Limsa Lominsa


PUGILIST

O Pugilist também utiliza golpes corpo-a-corpo, como o Gladiator e faz isto através de armas de curto alcance como luvas revestidas de metal, couro ou ossos, sempre visando o maior dano, sendo considerado uma classe do tipo “DPS” e utilizando de forma sábia seus ataques. 

O treinamento do pugilist é bastante interessante por que os pugilist utilizam poucas armaduras para ficarem bastante leves e assim conseguirem se movimentar com bastante facilidade e atingir os mobs com golpes mais destrutivos. 


Job: Monk (Monge)
Status principal: Força
Cidade base: Ul'Dah

LANCER

Como o próprio nome da classe já diz, o Lancer utiliza uma lança como arma. Nos tempos antigos a lança longa era usada para caçar, foi evoluindo e os lanceiros acabaram se tornando uma legião bastante orgulhosa. O Lancer é mais uma classe “DPS”.

Não é fácil empunhar uma lança de forma ágil e eficiente e para que isso aconteça é necessário ter muita disciplina e fazer com que a lança seja como uma extensão do próprio corpo e efetuar ataques que possam perfurar e causar ataques como uma tempestade furiosa nos monstros.

Job: Dragoon (Dragão)
Status principal: Força
Cidade base: Gridania


ARCHER

Os arqueiros de Eorzea tem duas escolhas que se destacam, a escola Sentinelas do Arco Longo dos militares de Elezen e os Caçadores de Arco Curto entre os Miqo’te. Os mestres arqueiros são capazes de atirar suas flechas causando um dilúvio de morte bem antes que um contra-ataque seja montado.

A vantagem de sempre atacar a distância traz para os arqueiros a segurança de serem uma ótima opção para garantir dano nos monstros e assim sendo um bom “DPS” para o grupo ou jogando sozinho.

Job: Bard (Bardo)
Status principal: Destreza
Cidade base: Gridania


DISCIPLES OF MAGIC

CONJURER

Os Conjurers podem controlar os elementos da terra, vento e água com grande maestria e graças à meditação que praticam sobre as essências da criação de suas magias. Utilizam um bastão ou cajado feito de madeira que auxiliam e potencializam suas magias e além de controlar os elementos os conjures podem usar magias que curam e podem melhorar o status.

São considerados como suporte e healer quando formam grupo para participarem de DGs e demais quests em grupo, mas jogando sozinho os Conjures conseguem jogar causando dano e se curando.

Job: White Mage
Status principal: Mente e Piedade
Cidade base: Gridania


THAUMATURGE


Os Thaumaturge utilizam suas magias somente para causar destruição, além de poderem causar status negativos como “Sleep” e outros. Utilizam cetros ou Staff e incluem pedras mágicas elementais para controlar os elementos do fogo, gelo e raio.

Nas mãos de um profissional qualificado o Thaumaturge pode ser uma força de destruição terrível. No coração desta escola de magia reside a capacidade de evocar e comandar o éter latente dentro de si mesmo através da introspecção profunda.

Job: Black Mage
Status principal: Inteligência e Piedade
Cidade base: Ul'Dah


ARCANIST

Os adeptos da arte do arcano derivam seu poder de símbolos de poder nascidos de técnicas geométricas vindos de além dos mares do sul. Guardados dentro de seus Grimoires, esses símbolos ganham forma de éter para o arcanist, permitindo-lhe produzir feitiços poderosos e inumeráveis.

Usando estes mesmos símbolos para desbloquear o poder latente contido dentro de pedras preciosas, os Arcanists também são capazes de evocar diversos animais como o familiar Carbúnculo para realizar o seu feitiço.

Job: Summoner e Scholar
Status principal: Piedade
Cidade base: Limsa Lominsa


...

Isto é o básico de cada classe para começar. Vamos fazer as outras classes, dos discípulos da mão e da terra em outro post ou este ficará imenso. Também haverá outro post para os Jobs, ou seja, a evolução de cada uma destas classes. E o Ricardo vai ajudar-me com alguns posts de XIV e começará fazendo os posts individuais de cada classe, com todas as skills (actions) ativas e passivas, os combos, etc...

E então? Já decidiram o que vão criar primeiro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) TÁ TUDO AQUI! (detonados, história, summons, mapas, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

           Responsável: Neiva  - Posts:  Neiva , André  - Colaboração:  Emanuel Traduções: Bruno , Jackson ,  Mário , Thiago , Bruno B. LEIA ISTO PRIMEIRO  SOBRE FFXII Itens perdíveis e dungeons não retornáveis História completa em português   O filme completo em inglês TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS BR O mundo de Ivalice Raças MONTANDO A EQUIPE Personagens Como combinar classes Simulador de combos de classes SISTEMA DE COMBATE Equipe Killer Neiva   Sobre o sistema de combate e Gambits Equipe Killer André Todos os Gambits Todas as magias e técnicas MEU JOGO (NEIVA) Buffs e Debuffs Primeiras impressões Atributos Introdução Zodiac System e seu sistema de classes A Cidade Real de Rabanastre Drops raros com chains e monographs O Portão Leste Downtown EQUIPÁVEIS O Palácio R

(FF XII) Hunts (caçadas)

Por André Anastácio  A sidequest mais conhecida de Final fantasy XII com certeza é a caça aos 45 marks do jogo. Marks são monstros poderosos, que precisam ser eliminados para, de alguma forma, alguma pessoa ser beneficiada com isso.  Agora é hora demostrar como detonar essas missões paralelas. Verificando o quadro que fica nos bares das cidades (Rabanastre, Bhujerba, Baifonheim), você pode aceitar pedidos para caçar Marks. Eles vão aparecendo conforme seu Rank de caçador subir, e ele sobe conforme você mata mais Marks e inimigos. Aceitando um pedido, você deve ir falar com o cliente antes de sair para matar o monstro. Quando falar com a pessoa em questão, a mensagem "The Hunt Begins" aparece na tela, e aí é só ir caçar o bicho. E lembre-se de retornar ao cliente quando acabar a missão para pegar sua recompensa. P.S.: É altamente recomendável sempre dar steal (para roubar itens) nos monstros de caçadas pois alguns deles oferecem itens EXCELENTES e que você p

(FF XII) Todos os 80 Rares Monters, com localização, condição para aparecer e mapas

Lista compilada por   Sephirosuy Tradução de Thiago Felix Rare Monster Nº 01/80 Nome: Aspidochelon (293) HP: 63540 EXP: 1846 LP: 11 Fraqueza : Wind Dropa: Engage Solid/Adamantine Trophy Steal: Scarletite Original: Adamantitan Rare Rank: ***** Localização: Cerobi Steppe/ Feddik River Aparecimento: Na área que se divide em três. Há 40% de chance de substituir um dos Adamantitan. Rare Monster Nº 02/80 Nome: Thalassinon (295) HP: 60100 EX: 1775 LP: 10 Fraqueza: Wind Dropa: Engage Shell/Shelled Trophy Steal: Adamantite Original: Emeralditan Rare Rank: **** Localização: Phon Coast/ The Vaddu Strand Aparecimento: Está mais a sudoeste, espere um pouco na colina, ele aparecerá no fundo. Rare Monster Nº 03/80 Nome: Greeden (297) HP: 7281 EXP: 410 LP: 3 Fraqueza: Earth Dropa: Braid Wool, Blood Wool Steal: Wind Magicite, Wind Crystal Poach: Blood Wool Original: Wooly Gator Rare Rank: *** Localização: Dalmasca Estersand/ Bank of the Nebra Aparecimen

(FF XII) Lista de todas as armas, status e localização

Por André Anastácio Lista completa das armas com seus status e localização Charge Time se refere a velocidade da arma. Armas que são obtidas através do Bazaar estão apenas com o nome com que elas aparecerão lá. Um guia detalhando os passos para montá-las será feito em breve. Obs 1 - Dados tirados da Wikia do jogo, alguns estão sujeitos a alteração pois podem não estar corretos. Obs 2 - A maior parte das armas que estão em baús não possuem 100% de chance de aparecer. One-Handed Swords Oferecem um bom balanço entre velocidade, consistência e poder. Assim como todas as armas de uma mão (One-Handed), permitem o uso de escudo. Dano é calculado baseado na Strength (força) do personagem, ataque da arma e defesa do alvo. Todas elas, exceto a Stoneblade, adicionam +5 de evasão. Jobs que podem utilizá-las - Knights (todas elas), Time Battlemage (apenas algumas, precisa de Esper) e Bushi (apenas a Bloodsword, precisa de Esper). Fórmula de dano Mithril Sword Attack - 14

(FF XII) Espers (summons) e suas localizações

Por André Anastácio É importante lembrar como funcionam os Espers de Final Fantasy XII. Para obter um Esper, primeiro é preciso vencê-lo em combate (alguns serão encontrados ao longo da história e outros são opcionais) e após isso, associá-lo a algum personagem através do quadro de licenças. Quando for derrotado, o Esper irá aparecer disponível no quadro de licença de todos os personagens, mas apenas um poderá tê-lo. Sendo assim, é importante decidir qual Esper irá para cada personagem especialmente pelo motivo de os Espers poderem estar bloqueando espaços específicos do quadro de licença em alguns Jobs. Diferentemente da versão original, na Zodiac System os Espers utilizam a barra de Quickening (que ficam abaixo no nome dos personagens) ao invés de MP para serem invocados. Outra adição é o fato deles poderem ser diretamente controlados. Por poderem ser controlados, é possível utilizar seus ataques especiais sem precisar cumprir as (complexas) condições necessárias anteriormente.