O verdadeiro desafio de Final Fantasy XV reside nos 8 calabouços que são acessados através daquelas portas fechadas que encontramos nas dungeons onde estavam as armas reais. E porque elas estão dentro destas dungeons e têm o mesmo nome existe uma pequena confusão a respeito.

Quando falamos de Costlemark, por exemplo, existem 2 dungeons lá: a normal que fazemos para pegar a arma real e a lvl 99, que só podemos fazer no pós game, depois de pegar a chave com a Ezma, conforme expliquei no meu primeiro post sobre o pós game.

Para diferenciar, podemos chamar estas dungeons pós game de Menace Costlemark, por exemplo, pois este é o nome da série de quests que permite o acesso a elas, ou Costlemark lvl 99 ou ainda, como farei, de Calabouço Costlemark. Sempre que eu escrever a palavra calabouço estarei me referindo às dungeons pós-game encontradas atrás das portas.

Quem tiver dúvidas sobre como acessar, por favor, leia o post que linkei acima.

Os calabouços tem como objetivo a derrota de poderosos bosses encontrados em sua parte mais profunda, portanto, nosso primeiro objetivo é descer. Descer, descer e descer, até o encontrar.

A estrutura dos calabouços é semelhante à figura acima e é composta de segmentos do tipo A, B, C e D. São 8 calabouços no total, de dois tipos: caverna  (Keycatrice, Balouve, Fouciaugh, Glacial Grotto, Daurell e Crestholm) e ruínas (Costlemark e Steyliff). Somente as do tipo ruínas possuem segmentos do tipo D.

Estes segmentos são apenas modelos diferentes de salas e corredores. Ao lado um modelo de segmento normal para os dois tipos.

Basicamente o sistema consiste em entrar em salas onde existe um item ao centro e mobs ao redor. Normalmente existe uma porta de entrada e uma de saída. As duas portas são fechadas quando você entra e só pode sair de lá depois de derrotar os mobs ou voltando para a entrada da gruta com a opção do Menu.

Os mobs se tornam mais fortes e mais numerosos quanto mais você desce no calabouço, culminando no boss que sempre dará um ótimo item de presente.

Além destes segmentos normais, existem acampamentos a cada 5 segmentos descidos e salas de ramificação com 4 portas: a que você chegou, uma na esquerda, outra no meio e outra na direita. Apenas uma é a correta e te levará mais abaixo no calabouço. As outras duas te levarão à becos sem saída. Entretanto, vale a pena ir nas erradas porque elas contém itens em suas salas.

Se você se perder a orientação é fácil: basta procurar a porta que estará descendo para prosseguir e para voltar, a que estará subindo. Retornando à sala de ramificação, para saber qual é a que o trouxe até este ponto, qual é a esquerda, centro e direita, veja a imagem ao lado direito.

A porta do meio será sempre a mais distante e estará em frente à porta pela qual entrou. Tendo este desenho em mente fica fácil se localizar.

Uma vez que você entre na sala correta a porta se fechará, impedindo seu retorno. Nos posts sobre os calabouços que farei, sempre irei indicar qual é a porta correta, assim você poderá decidir se quer ir nas primeiras antes e pegar os itens ou se prefere ir direto para a correta.

Eu também indicarei os itens mais raros existentes em cada dungeon, bem como fornecerei dados sobre os mobs e o boss.

E através deste post você poderá acompanhar cada uma, conforme eu for fazendo  (cruzando os dedos aqui para conseguir fazer todas). rs

Calabouços:

Keycatrice – Caverna level 55
Fouciaugh – Caverna level 65
Glacial Grotto – Caverna level 65
Daurell – Caverna level 72
Balouve – Caverna level 78
Steyliff – Ruínas level 86
Crestholm – Caverna level 92
Clostemark – Ruínas level 99

Diferentemente das demais, no calabouço de Costlemark não é possível utilizar itens.

Para todos os outros, vá abastecido, principalmente de elixir, pois praticamente não existem pontos de translocação suspensa nas salas para recarregar MP.

Deixe um comentário