Pular para o conteúdo principal

Xenoblade Chronicles 3 - O que sabemos até aqui

Xenoblade Chronicles 3 já está batendo na porta, e o post de hoje é pra fazer um compilado sobre tudo o que sabemos sobre o jogo até aqui.

Vale ter em mente que as informações a seguir foram tiradas exclusivamente de trailers divulgados pela Nintendo, então os spoilers serão mínimos. Importante lembrar também que algumas informações poderão ser compreendidas de outra forma quando finalmente jogarmos o jogo.

História

Não vou teorizar muito sobre a lore porque prefiro deixar para descobrir o máximo possível sobre ela apenas quando eu for jogar.

O que sabemos sobre seu Background é que o jogo se passa no mundo de Aionios. Ele é dividido entre duas grandes nações: Keves e Agnus e seus habitantes nascem e morrem em função de uma guerra que existe entre eles. Matar os habitantes da nação oposta permite que eles absorvam suas energias para ser usada de alguma forma.


Por viverem suas vidas inteiramente como soldados, os habitantes de ambas as nações possuem uma expectativa de vida extremamente curta, de aproximadamente 10 anos (mas eles não parecem criança, então pode ser que esses anos sejam contados de forma diferente no mundo do jogo).

Os que triunfam em combate são recebidos com honra em suas terras natais, mas aqueles que caem em combate precisam ser guiados para "o além" através da melodia que é tocada por pessoas chamadas Off-Seers.

A party principal do jogo é composta por seis soldados, sendo três de cada nação.

De Keves temos Noah:

Eunie

E Lanz


De Agnus temos Mio

Taion

E Sena

Os seis por algum motivo irão se tornar fugitivos de ambas as nações e partir em busca das verdades relacionadas a guerra e o mundo onde vivem.

Exploração

Seguindo a tradição da série, o jogo conta com um gigantesco mundo aberto lotado de elementos de exploração que incentivam o player a explorar canto dos mapas. Pra facilitar a locomoção, todo local já visitado é desbloqueado como ponto de fast travel, facilitando MUITO a hora de viajar de um canto a outro do mapa.

Outro elemento que facilita a exploração veio lá de Xenoblade Chronicles X e é um guia para encontrar o caminho para quests. Algumas pessoas se sentiam incomodadas e perdidas em parte dos jogos onde os mapas verticais confundiam na hora de encontrar os objetivos, mas esse elemento opcional pode ajudar nesse tipo de situação.

Espalhados pelo mundo poderemos encontrar diversas colônias onde haverão vendedores de equipamentos, pontos de descanso, missões secundárias e coisas do tipo.

Conhecemos também a possibilidade de conhecer e conectar os habitantes dessas colônias em algum tipo de sistema de relacionamentos entre os NPCs, mas os videos não revelam quais as possibilidades e impactos envolvidos nesse sistema.

Em alguns lugares será possível acampar, onde poderemos fazer com que os personagens da party interajam entre si, liberar novas side quests, cozinhem e criem gemas que podem ser inseridas nos equipamentos para aumentar seus status.

Além disso temos também todo o pacote já esperado de um jogo rico em exploração como tesouros, áreas secretas, missões secundárias, bosses opcionais e monstros de elite para serem caçados.

Combate

No que tange a jogabilidade, o jogo possui uma mistura dos sistemas de Xenoblade 1 e 2 com um combate pendendo para ação.

Os 6 personagens jogáveis permanecem em campo durante todo o tempo e é possível trocar livremente entre a qualquer momento.

Ao encontrar inimigos, a equipa saca as armas e usam o ataque básico automaticamente quando se aproximam do alvo. Além dos ataques automáticos, é possível também usar habilidades (aqui chamadas de Art) que podem ser associadas a alguns botões para criar combos.


As arts variam de acordo com as classes do jogo e possuem diversos efeitos, como causar mais dano ao atingir um inimigo por trás, curar ou buffar o grupo e até mesmo derrubar temporariamente os monstros para deixá-los em um estado vulnerável.

Saber usar as arts de forma a combinar seus efeitos é um dos principais elementos estratégicos do combate e irá ficar mais complexo a medida em que novas arts forem sendo desbloqueadas ao longo do jogo.

Um dos principais uso das arts de forma eficaz é para fazer um combo especial dividido em 4 partes:
Enfraquecer o monstro (Break), derrubá-lo (Topple), lança-lo no ar (Launch) e de jogá-lo no chão (Smash). Encontrar artes que possuam esses efeitos e usá-los na ordem correta podem criar combos desse tipo e dar ao player a vantagem durante o combate.

Também será possível utilizar uma nova função chamada "Fusion Arts" onde será possível combinar o efeito de duas arts em uma só. O trailer não explica muito bem a extensão disso, mas dá pra ver que é mais um elemento que acrescenta bastante profundida ao combate.

Outro importante elemento de combate são os Chain Attack. Eles são ataques especiais onde podemos parar momentaneamente o combate e executar artes de forma sequencial. Ainda não sabemos exatamente como os chain attack funcionarão em Xenoblade 3, mas historicamente eles estão entre a principal forma de causar dano massivo nos oponentes quando enchemos a barra de energia que permite usá-lo.

Classes

O jogo possui um sistema de classes e Roles, onde cada personagem pode escolher uma classe para usar naquele momento e essas classes são divididas em 3 tipos: Attackers (responsáveis por causar dano), Defenders (focados em atrair a atenção dos monstros e proteger a equipe) e Healers (que podem curar o grupo, buffar os aliados e debuffar os inimigos).

Cada um dos personagens possui uma classe inicial e em algum momento vamos poder transitar livremente entre essas classes. Ao upá-las é possível aprender não só suas arts básicas, como também habilidades passivas e as chamadas Master Arts, que podem ser utilizada por outras classes. Evoluindo múltiplas classes ao longo do jogo irá permitir criar diversas combinações diferentes para maximizar o potencial dos personagens durante o combate.

As classes iniciais são:

Swordfighter (Attacker) - Lideram o combate como uma classe balanceada e focada em causar dano.

Zephyr (Defender) - Especializada em desviar de ataques e realizar contra-ataques poderosos.

Medic Gunner (Healer) - Restaura o HP dos aliados e fortalece as habilidades deles.

Tactician (Healer) - Atrapalha os inimigos e suporta os aliados usando talismãs de papel chamados Mondo.

Heavy Guard - (Defender) - Carrega armas gigantes para proteger os aliados e atrair a atenção dos inimigos.

Ogre (Attacker) - Destrói as defesas do inimigo com poderes massivos.

Heroes

Além dos 6 personagens principais, será possível também recrutar personagens extras que ficarão disponíveis para ocupar o sétimo slot da party.

Aparentemente esses heróis se unirão ao grupo ao longo da história e através de side quests e cada um deles possuirá sua própria classe que também poderá ser desbloqueada para ser utilizada pelo restante do grupo. Isso aumenta imensamente as possíveis combinações de classe no jogo, já que só através da tela de customização de classes podemos ver pelo menos 23 (!!!) classes jogáveis.

Ouroboros

O último elemento de combate que conhecemos é uma espécie de transformação chamada Ouroboros.

Essa função permite que dois membros usem o chamado "Interlink" para que se unam e gerem uma nova forma, desbloqueando novas artes e especiais durante o combate.

As duplas que podem se fundir já são fixas, permitindo a princípio 3 formas de Ouroboros diferentes. Mas é possível selecionar quem da dupla irá liderar a transformação e isso irá alterar um pouco os poderes da nova forma.

Pelo pouco que vimos, Ouroboros são extremamente poderosos e um importantíssimo recurso para ser usados durante as lutas mais difíceis do jogo, podendo ser customizados através de uma árvore de talentos exclusiva para eles.

DLCs

O jogo irá contar com alguns pacotes de DLC já anunciados, contendo novos Heroes para serem recrutados, novas batalhas desafiadoras e uma nova história. A programação de datas, no momento, é a seguinte:

Por enquanto é isso pessoal.

Assim que o jogo sair nós estaremos de volta pra trazer os guias completos para todas as áreas do game!

Um abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) TÁ TUDO AQUI! (detonados, história, summons, mapas, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

           Responsável: Neiva  - Posts:  Neiva , André  - Colaboração:  Emanuel Traduções: Bruno , Jackson ,  Mário , Thiago , Bruno B. LEIA ISTO PRIMEIRO  SOBRE FFXII Itens perdíveis e dungeons não retornáveis História completa em português   O filme completo em inglês TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS BR O mundo de Ivalice Raças MONTANDO A EQUIPE Personagens Como combinar classes Simulador de combos de classes SISTEMA DE COMBATE Equipe Killer Neiva   Sobre o sistema de combate e Gambits Equipe Killer André Todos os Gambits Todas as magias e técnicas MEU JOGO (NEIVA) Buffs e Debuffs Primeiras impressões Atributos Introdução Zodiac System e seu sistema de classes A Cidade Real de Rabanastre Drops raros com chains e monographs O Portão Leste Downtown EQUIPÁVEIS O Palácio R

(FF XII) Hunts (caçadas)

Por André Anastácio  A sidequest mais conhecida de Final fantasy XII com certeza é a caça aos 45 marks do jogo. Marks são monstros poderosos, que precisam ser eliminados para, de alguma forma, alguma pessoa ser beneficiada com isso.  Agora é hora demostrar como detonar essas missões paralelas. Verificando o quadro que fica nos bares das cidades (Rabanastre, Bhujerba, Baifonheim), você pode aceitar pedidos para caçar Marks. Eles vão aparecendo conforme seu Rank de caçador subir, e ele sobe conforme você mata mais Marks e inimigos. Aceitando um pedido, você deve ir falar com o cliente antes de sair para matar o monstro. Quando falar com a pessoa em questão, a mensagem "The Hunt Begins" aparece na tela, e aí é só ir caçar o bicho. E lembre-se de retornar ao cliente quando acabar a missão para pegar sua recompensa. P.S.: É altamente recomendável sempre dar steal (para roubar itens) nos monstros de caçadas pois alguns deles oferecem itens EXCELENTES e que você p

(FF XII) Espers (summons) e suas localizações

Por André Anastácio É importante lembrar como funcionam os Espers de Final Fantasy XII. Para obter um Esper, primeiro é preciso vencê-lo em combate (alguns serão encontrados ao longo da história e outros são opcionais) e após isso, associá-lo a algum personagem através do quadro de licenças. Quando for derrotado, o Esper irá aparecer disponível no quadro de licença de todos os personagens, mas apenas um poderá tê-lo. Sendo assim, é importante decidir qual Esper irá para cada personagem especialmente pelo motivo de os Espers poderem estar bloqueando espaços específicos do quadro de licença em alguns Jobs. Diferentemente da versão original, na Zodiac System os Espers utilizam a barra de Quickening (que ficam abaixo no nome dos personagens) ao invés de MP para serem invocados. Outra adição é o fato deles poderem ser diretamente controlados. Por poderem ser controlados, é possível utilizar seus ataques especiais sem precisar cumprir as (complexas) condições necessárias anteriormente.

(FF XII) Detonado basicão, direto ao ponto, com mapas e sem spoilers!

Introdução (História) BOSS: Remora Airship Continue subindo, use o mapa se necessário, há vários inimigos, mas você não precisa matar todos, no caminho há dois itens em baús, aproxime-se deles e pressione (circulo) para pegá-los. Na próxima área existe um Save Crystal, salve seu jogo e continue subindo. Depois de matar os soldados, prossiga e entre pela porta, vão acontecer algumas cenas, o jogo propriamente dito começará. The Royal City of Rabanastre with Vaan ( Mapa do castelo ) ( Mapa da Cidade )  (História) Como Vaan, mate os 3 ratos. Encontre Penelo ao norte e depois vá até a loja de itens para falar com Migelo e em seguida as lojas serão liberadas.Vá para o restaurante Sand Sea e fale com Tomaji, para receber o acessório Oluakea Bangle e sua primeira Mob Hunt, além disso, Clan Report e License são liberados no menu. Clan Report tem as mob hunts, com os nomes dos monstros, mapa do cliente (aperte quadrado) e algumas vezes o nome do lugar onde o monstro está, também te

(FF XII) Lista de todas as armas, status e localização

Por André Anastácio Lista completa das armas com seus status e localização Charge Time se refere a velocidade da arma. Armas que são obtidas através do Bazaar estão apenas com o nome com que elas aparecerão lá. Um guia detalhando os passos para montá-las será feito em breve. Obs 1 - Dados tirados da Wikia do jogo, alguns estão sujeitos a alteração pois podem não estar corretos. Obs 2 - A maior parte das armas que estão em baús não possuem 100% de chance de aparecer. One-Handed Swords Oferecem um bom balanço entre velocidade, consistência e poder. Assim como todas as armas de uma mão (One-Handed), permitem o uso de escudo. Dano é calculado baseado na Strength (força) do personagem, ataque da arma e defesa do alvo. Todas elas, exceto a Stoneblade, adicionam +5 de evasão. Jobs que podem utilizá-las - Knights (todas elas), Time Battlemage (apenas algumas, precisa de Esper) e Bushi (apenas a Bloodsword, precisa de Esper). Fórmula de dano Mithril Sword Attack - 14