Final Fantasy XVI – Tudo o que sabemos até aqui – Gameplay, Combate e Exploração

by A Itinerante

Final Fantasy XVI sem sombra de dúvidas parece fantástico, mas a adesão de um estilo 100% action para o jogo tem dividido a base de fãs do jogo.

A série tem uma tradição de inovar em seus sistemas de gameplay, e ao longo dos seus inúmeros jogos e spin-offs, vemos uma grande variedade de estilos, que incluem desde o sistema clássico de turnos até jogos de estratégia, musicais, híbridos de ação com turno e até mesmo jogos de tiro. Sempre pensei que seria uma questão de tempo até vermos um jogo da série que adotasse um estilo mais focado na ação, e agora, com o lançamento de Final Fantasy XVI, isso finalmente se concretizou. Vamos explorar um pouco do que sabemos sobre o jogo até o momento.

Combate

Em Final Fantasy XVI, Ryota Suzuki (Devil May Cry / Dragons Dogma) está liderando o desenvolvimento do sistema de combate do jogo, que está sendo descrito como uma evolução da jogabilidade vista em títulos anteriores da série Final Fantasy. Ele já declarou em entrevistas que pretende fazer com que a jogabilidade seja intensa e estratégica, semelhante aos jogos anteriores de ação da Square Enix, mas também com elementos únicos de Final Fantasy.

No jogo, teremos o controle do protagonista Clive, e o sistema de combate funciona através de uma combinação de ataques normais e habilidades, permitindo a criação de combos em tempo real.

As habilidades disponíveis variam de acordo com os Eikons equipados por Clive, sendo que apenas três deles podem ser equipados simultaneamente.

Quanto aos controles de combate e interface, eles são exibidos no lado inferior direito da tela, fornecendo informações e comandos básicos de combate.

Pelo que conseguimos entender, temos a seguinte configuração:

Quadrado – Executa os ataques básicos.

Triângulo – Executa uma magia básica associada ao Eikon equipado no momento (Fire para Phoenix, Blizzard para Shiva, Aero para Garuda e etc.).

Círculo – Executa o ataque especial equipado.

X – Pula.

L2 – Alterna entre os 3 Eikons equipados.

Além disso, ao segurar R2 os botões Quadrado e Triângulo serão substituídos pelas 2 habilidades Eikon que você decidir levar para o combate. Essas 2 habilidades podem ser alteradas no menu de customização.

Neste exemplo Clive está equipado com as habilidades Ice Age e Mesmerize da Shiva e seu ataque especial se chama Cold Snap.

Eikons

Os Eikons, também conhecidos como Summons em jogos anteriores da série, são um dos elementos mais importantes do universo e do combate em Final Fantasy XVI.

Os Eikons se manifestam e influenciam em alguns importantes aspectos dos jogos:

Dominantes – Como visto em nosso post sobre a história do jogo, Dominantes são aqueles que nascem com a habilidade de invocar e controlar um Eikon específico.

Invocações completas – Uma outra forma de manifestação dos Eikons ocorre quando eles são completamente invocados no campo de batalha em sua forma original. De acordo com o que foi mostrado até agora, essa parece ser a manifestação máxima do poder dos Eikons, e é quando eles liberam sua força de forma mais devastadora.

Equipados em combate – Após Clive ter acesso ao poder de cada Eikon, é possível equipá-lo e utilizar suas habilidades durante as lutas. Pelo que percebemos até aqui, é possível equipar 2 das diversas habilidades dos Eikons por vez.

Status

O jogo possui alguns atributos principais:

HP, Attack, Defense, Stagger, STR, VIT e WIL. A definição exata do que cada um desses status faz ainda não foi revelada, então falaremos sobre eles quando o jogo sair oficialmente.

Na imagem acima conseguimos ver também que, no momento, Clive está equipado com Fenix (com as habilidades Rising Flames e Scarlet Cyclone), Garuda (com Gouge e Wicked Wheel) e Ramuh (e as habilidades Pile Drive e Thunderstorm).

Equipamentos

Clive poderá equipar 1 arma, um cinto e um bracelete e essas três peças irão compor a parte principal da customização de equipamentos do personagem.

Além disso, teremos também 3 slots para os chamados “Timely Accessories”, os quais falaremos um pouco agora.

Ao invés de um sistema convencional de dificuldades (como Fácil, Normal e Difícil), Final Fantasy XVI irá implementar um sistema onde 3 de 5 acessórios especiais podem ser equipados para facilitar alguns aspectos do jogo.

Isso significa que mesmo jogadores que não possuem habilidades avançadas em jogos de ação ainda podem aproveitar todo o potencial do sistema de combate, uma vez que alguns elementos podem ser ajustados de forma a torná-lo mais acessível.

Os Timely Acessories disponíveis são:

Ring of Timely Focus – Quando equipado, um efeito de câmera lenta irá se ativar antes que um ataque inimigo evitável atinja Clive. Dessa forma, será mais fácil desviar de ataques.

Ring of Timely Evasion – Quando equipado, Clive automaticamente evita ataques, desde que o ataque possa ser evitado.

Ring of Timely Strikes – Quando equipado, combinações complexas de habilidades podem ser executadas simplesmente pressionando o botão quadrado.

Ring of Timely Assistance – Faz com que Torgal use seus comandos automaticamente.

Ring of Timely Healing – Faz com que poções sejam utilizadas automaticamente. Potions serão utilizadas antes de Hi-Potions.

Essa é uma forma interessante de ajustar a dificuldade do jogo.

Com os três slots disponíveis para equipar os acessórios, a intenção dos desenvolvedores é permitir que cada jogador possa personalizar o sistema de combate de acordo com suas necessidades e habilidades específicas. Dessa forma, é possível ajustar elementos que possam estar gerando dificuldades durante o jogo, como fazer combos complexos ou desviar de ataques rapidamente.

Árvore de talentos

Para customizar suas habilidades de combate, Clive contará com uma árvore de talentos onde novas habilidades podem ser compradas para cada Eikon adquirido e as habilidades existentes podem ser melhoradas.

Exploração

Uma excelente notícia é que o jogo não será de mundo aberto, e trato isso como uma boa notícia considerando que este, definitivamente, não é um dos pontos fortes da Square (como vimos nos mundos de Final Fantasy XV e do mais recente Forspoken). No entanto, isso não significa que o jogo não terá elementos significativos de exploração. Ele será composto por áreas de tamanho e tipo variados, que serão interligadas entre si, como visto em jogos anteriores da série, como Final Fantasy XII e X.

Para auxiliar na exploração, o jogo terá um world map com fast travel disponível e, claro, CHOCOBOS 😀

Hideaway (Esconderijo)

Clive e seus companheiros terão uma base de operações, onde teremos acesso a um ferreiro, vendedores, side quests e mais algumas atividades extras.

Caçadas

Gente, olhem pra isso 😀

SIM, HUNTS!!

E, aparentemente, no melhor estilo de Final Fantasy XII!!

Não preciso dizer mais nada por aqui rsrs

Companheiros de jornada e Torgal

Diferente dos jogos anteriores da série, dessa vez não teremos uma party da forma convencional (ainda não superei isso!) e, ao invés disso, teremos companheiros de jornada que agirão por conta própria.

Torgal – O cão e fiel escudeiro de Clive é o único membro de jornada fixo que teremos. Será possível usá-lo em combos e dar alguns comandos específicos (como curar) durante os combates usando as setas direcionais do controle (como visto no lado inferior esquerdo da tela).

Companheiros de jornada – Já os outros companheiros de jornada irão variar de acordo com o momento da história, e serão controlados completamente pela IA. Ainda não ficou claro se eles irão de fato desempenhar algum tipo de papel importante durante as lutas, mas espero fortemente que sim.

Modo Arcade

O jogo terá um modo onde será possível repetir os capítulos da história competindo por pontos, e esses pontos estarão ligados a um sistema de ranking, onde os players poderão competir entre si para ocupar suas posições.

New Game + e Modo Final Fantasy

Após finalizar o modo história, será desbloqueado um New Game + chamado “Modo Final Fantasy”. Ainda não sabemos detalhes, mas a proposta é que este seja um modo consideravelmente mais difícil e voltado para os players que buscam desafios adicionais.

Bom, de forma resumida isso é tudo o que sabemos até aqui.

Com as últimas revelações, já temos informações suficientes para entender consideravelmente bem o funcionamento básico de Final Fantasy XVI.

O que mais tem me agradado é que, independentemente da direção que o jogo está seguindo, ele não parece estar passando pelo inferno de desenvolvimento que nosso sofrido FF XV passou. Todos os seus elementos, desde o combate até a história e o sistema de dificuldades, parecem ter sido cuidadosamente pensados, e o diretor Yoshi P tem sido muito aberto ao explicar as decisões por trás do funcionamento do jogo. Além disso, até o momento, não há planos para DLCs, o que sugere que podemos esperar uma experiência completa e coesa tanto em termos de história quanto de jogabilidade.

Já temos uma data para o último evento pré-lançamento do jogo, que será no dia 11/06 as 19h (BRT). Yoshi P também prometeu uma demo e informações sobre o conteúdo End Game do jogo, que provavelmente serão revelados nesta mesma data.

Agora sim: Todos a bordo do trem do hype? 😀

Posts relacionados

2 comments

Final Fantasy XVI – Confira nossa análise da Demo - A Itinerante 14/06/2023 - 22:53

[…] Ah e vale lembrar que, para aqueles que ainda se sentem desconfortáveis com o sistema de ação, o jogo possui acessórios que ajudam a lidar com os elementos envolvidos, como avisos quando estamos prestes a receber ataques, desvio automático, etc. Você pode ler mais sobre eles clicando neste post. […]

Reply
Final Fantasy XVI – Tá tudo Aqui! (Guias, Tutoriais, Farms, História, Equipamentos, Eikons e mais) - A Itinerante 21/06/2023 - 12:10

[…] o que sabemos até aqui – História e DesenvolvimentoTudo o que sabemos até aqui – Gameplay, Combate e ExploraçãoTodos os Eikons confirmados até o momentoNovas Artworks dos Eikons e trechos de GameplayMais uma […]

Reply

Deixe um comentário