Pular para o conteúdo principal

(FFXII) Introdução: farmando gil, armas e itens poderosos, xp e lp logo no início do jogo, como se o mundo fosse acabar amanhã.


O começo do jogo é bem fácil e simples. Passada a introdução, estamos em Rabanastre na pele de Vaan e logo recebemos um pequeno trabalho a fazer no deserto de Estersand: caçar um Tomato que está atrapalhando uma entrega de nosso empregador. Ele é bem fácil, etc...

Eu estava meio tonta neste começo, dividida entre o jogo, blog, whatsapp, facebook, sem saber direito para onde olhar primeiro. Nem estava realmente preocupada em fazer as coisas direito. Fiquei mais zanzando ao leú, explorando, vendo as coisas. Fui indo, abrindo mapas, pegando tesourinhos, etc... De vez em quando topava com a história e continuava, depois parava.

Sinceramente fiquei meio aturdida com a quantidade de coisas fazíveis que o povo começou a postar: armas incríveis, dinheiro e itens infinitos, xp e lp à rodo. Mas como? Nunca vi esta fartura logo no início de um jogo!

Algumas dicas são antigas, outra um antigo melhorado e até mesmo novidades absolutas introduzidas com o modo Trial.

Eu até reiniciei o jogo para fazer tudo, mas depois percebi que o level 8 em que estava antes era bom para tudo e retornei ao meu save. Mas antes, testei ir no modo Trial para farmar gil coletando o Diamond Armlet com lvl 2 (Vaan e Penelo) e ok! É possível! Você pode farmar este item que vale 6.000 gil o quanto quiser. Em poucas horas farmei 25, o equivalente à 150.000 gil!

Bem, vamos na sequência:

Antes mesmo de pegar a Penelo, se quiser pode:


. Farmar até 99 Phoenix-Downs e 99 Potions em baús de respawn na primeira área para onde vai ao sair de Rabanastre. Veja o vídeo aqui. Neste vídeo ele não coleta as Potions, mas estão em um segundo baú, logo abaixo do baú do Phoenix Down. O Phoenix Down você pode ver a 100 cada um ou usar para a dica do Dustia.

. Farmar muitos itens e xp cultivando chains com os lobos do deserto (mesma área mencionada acima). Leia a dica aqui.

. Ganhar rapidamente vários leveis com o monstro raro Dustia e de quebra ainda conseguir o ótimo Flame Staff, com ataque 34 e um item que depois pode usar para conseguir as Hermes Sandals (Auto-Haste). Veja aqui.

Com a Penelo (ou mesmo sem ela, dependendo de seu level):

. Conseguir a dagger Gladius, ataque 56, com o monstro raro Lindbur Wolf. Veja aqui.

. Coletar Diamonds Armlet que são vendidos a 6.000 cada na primeira fase do modo Trial. De bônus ainda consegue 12 LPs a cada vez. Em poucas horas é possível conseguir 200.000 gil ou mais. Veja aqui.

- Se estiver um pouco mais fortinho, pode conseguir mais LPs e ainda pegar a espada Karkata ataque 92 e o Bronze Shield com 12 de evasão na terceira fase do modo Trial. Veja aqui.

- Com o dinheiro conseguido com os Diamonds Armlet pode-se comprar todos os Monographs do jogo (7 no total. Custo de 147 mil gil) que irão ajudar a conseguir alguns dos drops mais raros. Leia aqui sobre os Monographs ou veja aqui como fazer.

Cansou? Só mais um último equipamento e este irresistível pois é simplesmente a melhor arma do jogo. Sim! A melhor. Não haverá nenhuma melhor: o bow Seitengraf, com ataque 224 (!!!) e evasão de 75 (!!!). Só seguir aqui.

Depois disto você pode começar a história se quiser, caso contrário pode continuar na coleta de armas e equips. raros, pois estas dicas são apenas as iniciais. Tem muito mais!

Bem, eu não sei direito o que pensar disto. Conseguir a melhor arma do jogo logo no início? E várias armas poderosas, dinheiro infinito, leveis à vontade, LP até não querer mais?

Nos primeiros dias fiz o farm de Phoenix Down e Potions, mais o de xp com os lobos. Até aí, não tão normal, mas passável. Hoje fiz o farm de Diamond Armlets. 25 em poucas horas. Que renderão 150 mil de gil, que é o custo dos Monographs, basicamente. Amanhã poderia fazer mais outro tanto só para gastar à vontade.

Eu poderia fazer todas as outras dicas. Poderia. Mas, sabem?, não estou me divertindo. Isto é tão chato!!!

Vejo o modo Trial como um recurso da Square-Enix para captar novos fãs, dentre a nova leva de players que não são muito afins de dificuldade. É uma boa solução. Como foi o nivelamento em XV através de ganhos extras de xp com magia, hotéis e comida. Eu gostei daquilo! Farm de xp é um porre.

Mas todos nós reclamamos da dificuldade baixa em XV. E que dificuldade haveria em XII com as melhores armas e equipamentos sendo disponibilizados logo de cara? Não são apenas no modo Trial, não são todos novidade. Algumas destas dicas são antigas, mas na época do lançamento não existia a internet que existe hoje. Na época era tudo via Gamefaqs, impresso em "papel"! E tudo detonado e guias imensos. Confira aqui.

Não existiam estas dicas "Como pegar XXX muito cedo e fácil" que literalmente pipocam na internet como milho no microondas. A Square-Enix sabe disto e não fez nada para impedir. Ao contrário, além de criar o modo Trial, também melhorou vários mecanismos, tornando a coisa mais fácil. Este arco, por exemplo, era muito mais difícil antes, disseram. Ela também melhorou a taxa de drops raros e super raros.


E melhorou as armas, tornando-as mais fortes. Veja aqui. A Square-Enix facilitou o jogo.

Andei meio confusa com estas coisas, parei o jogo alguns dias. Voltei hoje. Tentei reiniciar, pensando em fazer todas estas dicas, desisti, fiz apenas o do Diamond Armlet, mas meu nível de entusiasmo é bem próximo a zero.

Definitivamente não quero jogar este tipo de jogo.

Eu também ando meio desanimada com o tipo de jogadores que tenho encontrado por aí. É parecido com uma disputa de speed run. Não há mais o jogo pelo jogo. Lazer é suposto ser algo para ser lentamente apreciado, algo para se deliciar. Uma praia, por exemplo. Você não vai na praia e volta no menor tempo possível. Não. Você vai e relaxa, aprecia, sem pressa. Caminha pela orla, nada, brinca na água ou na areia. Come ou bebe tranquilamente enquanto conversa com amigos. Ou um churrasco na casa de um amigo. Ninguém quer ser o mais rápido. Todos querem é se divertir. Comer, beber, dançar, cantar, conversar, brincar, relaxar.

E, porque jogar como se o mundo fosse acabar amanhã?

Não sei se continuarei. Claro, eu posso continuar jogando de meu jeito. Mas grande parte da graça deste jogo estava na troca, no intercâmbio com outros através deste blog e dos outros canais. Sinto que isto está se perdendo, diluindo. Tenho mais quantidade e não mais qualidade.

Preciso refletir alguns dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) TÁ TUDO AQUI! (detonados, história, summons, mapas, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

           Responsável: Neiva  - Posts:  Neiva , André  - Colaboração:  Emanuel Traduções: Bruno , Jackson ,  Mário , Thiago , Bruno B. LEIA ISTO PRIMEIRO  SOBRE FFXII Itens perdíveis e dungeons não retornáveis História completa em português   O filme completo em inglês TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS BR O mundo de Ivalice Raças MONTANDO A EQUIPE Personagens Como combinar classes Simulador de combos de classes SISTEMA DE COMBATE Equipe Killer Neiva   Sobre o sistema de combate e Gambits Equipe Killer André Todos os Gambits Todas as magias e técnicas MEU JOGO (NEIVA) Buffs e Debuffs Primeiras impressões Atributos Introdução Zodiac System e seu sistema de classes A Cidade Real de Rabanastre Drops raros com chains e monographs O Portão Leste Downtown EQUIPÁVEIS O Palácio R

(FF XII) Hunts (caçadas)

Por André Anastácio  A sidequest mais conhecida de Final fantasy XII com certeza é a caça aos 45 marks do jogo. Marks são monstros poderosos, que precisam ser eliminados para, de alguma forma, alguma pessoa ser beneficiada com isso.  Agora é hora demostrar como detonar essas missões paralelas. Verificando o quadro que fica nos bares das cidades (Rabanastre, Bhujerba, Baifonheim), você pode aceitar pedidos para caçar Marks. Eles vão aparecendo conforme seu Rank de caçador subir, e ele sobe conforme você mata mais Marks e inimigos. Aceitando um pedido, você deve ir falar com o cliente antes de sair para matar o monstro. Quando falar com a pessoa em questão, a mensagem "The Hunt Begins" aparece na tela, e aí é só ir caçar o bicho. E lembre-se de retornar ao cliente quando acabar a missão para pegar sua recompensa. P.S.: É altamente recomendável sempre dar steal (para roubar itens) nos monstros de caçadas pois alguns deles oferecem itens EXCELENTES e que você p

(FF XII) Todos os 80 Rares Monters, com localização, condição para aparecer e mapas

Lista compilada por   Sephirosuy Tradução de Thiago Felix Rare Monster Nº 01/80 Nome: Aspidochelon (293) HP: 63540 EXP: 1846 LP: 11 Fraqueza : Wind Dropa: Engage Solid/Adamantine Trophy Steal: Scarletite Original: Adamantitan Rare Rank: ***** Localização: Cerobi Steppe/ Feddik River Aparecimento: Na área que se divide em três. Há 40% de chance de substituir um dos Adamantitan. Rare Monster Nº 02/80 Nome: Thalassinon (295) HP: 60100 EX: 1775 LP: 10 Fraqueza: Wind Dropa: Engage Shell/Shelled Trophy Steal: Adamantite Original: Emeralditan Rare Rank: **** Localização: Phon Coast/ The Vaddu Strand Aparecimento: Está mais a sudoeste, espere um pouco na colina, ele aparecerá no fundo. Rare Monster Nº 03/80 Nome: Greeden (297) HP: 7281 EXP: 410 LP: 3 Fraqueza: Earth Dropa: Braid Wool, Blood Wool Steal: Wind Magicite, Wind Crystal Poach: Blood Wool Original: Wooly Gator Rare Rank: *** Localização: Dalmasca Estersand/ Bank of the Nebra Aparecimen

(FF XII) Lista de todas as armas, status e localização

Por André Anastácio Lista completa das armas com seus status e localização Charge Time se refere a velocidade da arma. Armas que são obtidas através do Bazaar estão apenas com o nome com que elas aparecerão lá. Um guia detalhando os passos para montá-las será feito em breve. Obs 1 - Dados tirados da Wikia do jogo, alguns estão sujeitos a alteração pois podem não estar corretos. Obs 2 - A maior parte das armas que estão em baús não possuem 100% de chance de aparecer. One-Handed Swords Oferecem um bom balanço entre velocidade, consistência e poder. Assim como todas as armas de uma mão (One-Handed), permitem o uso de escudo. Dano é calculado baseado na Strength (força) do personagem, ataque da arma e defesa do alvo. Todas elas, exceto a Stoneblade, adicionam +5 de evasão. Jobs que podem utilizá-las - Knights (todas elas), Time Battlemage (apenas algumas, precisa de Esper) e Bushi (apenas a Bloodsword, precisa de Esper). Fórmula de dano Mithril Sword Attack - 14

(FF XII) Espers (summons) e suas localizações

Por André Anastácio É importante lembrar como funcionam os Espers de Final Fantasy XII. Para obter um Esper, primeiro é preciso vencê-lo em combate (alguns serão encontrados ao longo da história e outros são opcionais) e após isso, associá-lo a algum personagem através do quadro de licenças. Quando for derrotado, o Esper irá aparecer disponível no quadro de licença de todos os personagens, mas apenas um poderá tê-lo. Sendo assim, é importante decidir qual Esper irá para cada personagem especialmente pelo motivo de os Espers poderem estar bloqueando espaços específicos do quadro de licença em alguns Jobs. Diferentemente da versão original, na Zodiac System os Espers utilizam a barra de Quickening (que ficam abaixo no nome dos personagens) ao invés de MP para serem invocados. Outra adição é o fato deles poderem ser diretamente controlados. Por poderem ser controlados, é possível utilizar seus ataques especiais sem precisar cumprir as (complexas) condições necessárias anteriormente.